certificado-em-eventos
Divulgação de eventos | 3 minutos de leitura

Certificado de eventos: o que não pode faltar e como fazer o seu

Um conteúdo completo com tudo que precisa saber sobre certificados para eventos


O certificado de evento é um documento que comprova a participação de cada pessoa em um evento específico como workshops, simpósios e palestras.

Nele não podem faltar informações básicas como o título da certificação, a data da participação, a carga horária e outros pontos que vamos explicar ao longo do texto.

Esse é um assunto muito relevante para todo organizador de evento. Afinal, é preciso entregar aos participantes um símbolo de que realmente houve a presença e que os temas abordados agora fazem parte do seu campo de conhecimento.

Para ajudar você que atua na posição de organizador de eventos, preparamos um conteúdo completo com tudo que precisa saber sobre o certificado de evento. Confira!

Tipos de eventos que precisam entregar certificados

Não são todos os eventos que precisam emitir certificados. É o caso de encontros mais informais, como uma mesa redonda ou um lançamento de um livro.

Mas para outros eventos, a emissão de certificados é um pré-requisito importante que deve ser seguido.

Nesse sentido, são os eventos de nível técnico e científico que devem produzir certificados para entregar aos participantes, assim como os eventos corporativos.

Confira uma lista dos principais que precisam disponibilizar os certificados:

A importância do certificado para os participantes

Um dos principais objetivos de quem participa dessas atividades é receber o certificado de evento.

Isso acontece já há algum tempo, pois o certificado é uma forma importante de declarar que foram realizadas atividades de nível extracurricular, relacionadas com a área de conhecimento de interesse do participante.

Além disso, o certificado de evento pode ser uma das solicitações feitas pelas universidades para que um aluno de graduação possa concluir seu curso.

Os principais dados de um certificado de evento

Agora vamos falar dos itens que compõe um certificado de evento e que não podem faltar em nenhum deles:

Título/Assunto

É preciso colocar no certificado qual o nome do evento que está fazendo a entrega do documento.

Também é necessário especificar o assunto ou temática principal daquele evento, para que cada participante possa comprovar a área de conhecimento com a qual teve contato.

Carga Horária

Pelo menos para os estudantes, essa talvez seja a informação mais valiosa que deve estar presente no certificado de evento.

Afinal de contas, é essa carga horária que vai contabilizar no currículo de cada um, além dos fatores que já abordamos ao falar da sua importância.

Data do evento e assinatura

A data do evento também é fundamental no certificado, seja ele um certificado corporativo ou não, para comprovar em que período aconteceu a participação.

Assim como a data, a assinatura de um responsável também precisa aparecer, como garantia da veracidade daquele certificado de evento.

Como fazer um certificado online

Se você não conta com um design gráfico na sua equipe, você pode usar ferramentas online para te ajudar a fazer seu certificado de evento.

O Canvas é um site bastante conhecido que disponibiliza alguns templates de certificados que ajudam a economizar tempo e trabalho na hora de escolher o modelo ideal.

Para usar, basta fazer o login no site escolher o template da sua preferência, inserir as informações relativas ao seu evento e ajustar o que achar necessário. O site disponibiliza ainda:

  • banco de imagens com mais de 1 milhão de fotos, imagens e ilustrações;
  • mais de 130 fontes diferentes;
  • opção de ajuste do background;
  • personalização com logotipo;
  • alteração de cores.

Modelos de certificados de eventos

É importante pensar na identidade visual do seu evento para escolher o modelo de certificado e personalizá-lo com os elementos apropriados.

Dentro do Canva, você pode escolher entre vários modelos disponíveis de certificados profissionais. Existem modelos de certificados institucionais, de formação de curso, participação, entre outros.

modelos-certificado-de-eventos-online

Fonte: Reprodução | Canvas.

Uma ferramenta online simples de usar, principalmente se você não é tão familiarizado com design.

Gostou de aprender sobre certificado de evento? Essa é realmente uma das partes mais importantes na fase de organização.

E assim como os certificados, aprenda como fazer crachás para eventos, que também são importantes para o tão esperado dia. Até a próxima!

Divulgue, gere inscrições e engaje pessoas no seu evento com a plataforma digital da mobLee. Trouxemos resultados para mais de 1.000 eventos e +1.000.000 usuários utilizaram e aprovaram nossa plataforma.

Fale agora com um especialista do nosso time e comece a organizar o seu evento!
banner convidando para bate papo

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!