imagem de três pessoas carregando lâmpadas que representam as ideias para fazer um evento corporativo diferente
Programação de eventos | 4 minutos de leitura

5 ideias para eventos corporativos diferentes

Visita surpresa a locais incríveis, workshop de degustação de vinhos e outras dicas para fazer um evento corporativo diferente e de sucesso


Nada contra o tradicional formato de evento corporativo: coquetel + palestras + rodada de perguntas + networking no saguão.

Como dizem alguns:

“Em time que está ganhando não se mexe”

Mas, em dado momento, chega a hora de tentar um evento corporativo diferente, para surpreender positivamente seus clientes.

A repercussão espontânea gerada é uma excelente maneira de atrair clientes.

Atualmente, diversas produtoras de eventos têm procurado diversificar essas atividades corporativas, com o objetivo de sair do lugar comum e causar um maior impacto nos convidados.

Mas o que seria um evento corporativo diferente?

Para ajudar você a ter boas ideias de eventos corporativos diferenciados, selecionamos algumas sugestões que podem fazer a diferença e transformar seus eventos em verdadeiras ações para fidelizar clientes.
Imagem de LM - eventos internos e corporativos-100

Evento corporativo diferente: quais as vantagens?

Surpreender o cliente, ir além de suas expectativas, é a melhor maneira de fazê-lo intensificar o relacionamento com sua empresa.

E já pensou que incrível você chegar para um evento aparentemente “certinho” com um nome do tipo “Técnicas de Fidelização de Clientes: Supere suas Expectativas” e, ao chegar lá, ser recebido por uma trupe de malabaristas e um show de mágica?

Essa é a grande vantagem dos eventos corporativos diferenciados: eles inspiram uma forte emoção. E fortes emoções tendem a gerar duas consequências extremamente positivas para seu negócio:

  • Se transformam em memórias marcantes, que não saem da cabeça dos clientes.
  • Geram um marketing boca a boca bastante efetivo.

Com isso, é bem capaz que, em seu próximo evento, as inscrições no site bombem!

Confira nossas sugestões de evento corporativo diferente.

5 ideias de eventos corporativos diferenciados

A criatividade é ilimitada, mas alguma conexão com seu público-alvo é necessária. Veja como fazer isso!

1. Visita a locais incríveis

Imagine que você vai fazer um evento sobre inovação e leve seus convidados – sem que eles saibam antes, talvez – para o Museu do Amanhã?

É claro que para um evento desses ser viável, ele teria que ocorrer na cidade onde se localiza o local a ser visitado.

A verdade é que na correria do dia a dia, muitos moradores do Rio – por exemplo – nunca visitaram nem o Cristo Redentor, que dizer do Museu do Amanhã.

E assim ocorre em diversa outras cidades. Que tal proporcionar essa oportunidade para os participantes?

O segredo desse tipo de evento corporativo diferenciado é criar uma relação entre o local a ser visitado e o tema do evento. Além disso, ele deve conter uma parte de “fixação de conteúdo”. Uma palestra relacionada ao tema, antes ou depois da visita, por exemplo.

Em São Paulo, uma visita ao Planetário pode ser o pano de fundo para um evento sobre “Conquista de Novos Mercados”. Use sua imaginação!

Algumas dicas, dentre centenas que poderíamos dar, são o Instituto Inhotim, em Minas Gerais; o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba; o Museu Imperial, em Petrópolis; o Museu do Futebol, em São Paulo e tantos outros.

Tem uma dica legal de onde fazer um evento corporativo diferente em sua cidade ou estado? Compartilhe com a gente nos comentários!

2. Jogos de negócios

Atualmente existem jogos de negócios bastante complexos em que se usam softwares especializados em simulações. Além disso, é possível customizar toda a experiência para as características de sua empresa.

A dica para que este evento seja um sucesso é criar um ambiente bastante realista. Uma cenografia de primeira, com personagens quase teatrais e fantasias para os participantes, vai dar um destaque especial a cada ação.

Em muitos casos, torna-se uma válvula de escape do ambiente corporativo. Os aprendizados serão lúdicos e divertidos.

Unir a tecnologia com o teatro é uma possibilidade para criar um evento de jogo de negócio realmente diferenciado e inesquecível.

3. Workshops “fora da caixa”

Fazer um evento sobre inovação e incluir na programação um workshop para “criar um novo produto”, usando massinha de modelar e peças de lego, é muito bacana.

Mas porque não ir além?

Que tal um workshop de degustação de vinhos, de escultura em argila ou mesmo para pintar seu auto-retrato à óleo?

Por a mão na massa em uma área não muito relacionada com a especialidade dos participantes pode ser aquele toque que faltava para um evento corporativo diferente ser um sucesso.

Pense nisso!

4. Incluir um show no evento

Um show de verdade! Já pensou comparecer a um evento onde imaginava ficar horas sentado ouvindo palestrantes e descobri que o “gran finale” será um show de algum artista famoso?

Mais uma vez, é fundamental que haja uma relação entre o tema do evento e o show apresentado.

Esse tipo de programação pode até ajudar a conseguir patrocinadores, como os próprios produtores do show, querendo divulgá-lo entre um determinado público segmentado.

5. Evento esportivo

Por que não?

Da mesma forma que incluir um show em seu evento pode ser o diferencial que vai transformá-lo em um sucesso, assistir a uma apresentação de ginástica olímpica para ilustrar “força e determinação” ou de saltos ornamentais para sugerir a temática de “excelência e qualidade em serviços” é bastante efetivo e engajador.

Que achou dessas sugestões de eventos corporativos diferenciados? Já fez algum nesse sentido em sua empresa? Compartilhe mais essas dicas com a gente nos comentários!


Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CMO do Agendor, a plataforma de aprimoramento em vendas para vendedores profissionais.

 

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