O planejamento é uma das fases mais importantes, em que é possível escolher as estratégias que serão usadas para que o evento aconteça de forma positiva.
O planejamento funciona como um guia, assegurando que todas as etapas tenham sucesso, mesmo com imprevistos e é possível garantir a execução de detalhes essenciais.
Separamos algumas etapas importantes a serem percorridas.
Continue a leitura e confira!
Subetapas importantes do planejamento
- Escolha dos objetivos;
- Definição de data e local;
- Entendimento do público-alvo;
- Criação de estratégias de marketing;
- Disponibilização do orçamento;
- Definição de patrocínios e parcerias;
- Criação de contratos.
Como organizar um calendário para eventos?
A elaboração de um calendário para eventos é de suma importância no planejamento.
Separamos algumas dicas de como você pode organizar o seu. Confira!
1. Definição dos temas
O primeiro passo é escolher o tema a ser tratado.
Em calendário para eventos, é preciso determinar a lógica da realização, feita com base na temática.
2. Escolha de formato: público ou gratuito
É necessário entender quais eventos serão públicos e gratuitos e quais serão no formato pago.
Fazer essa escolha ajuda na delimitação do orçamento e no tamanho do evento.
Eventos gratuitos podem reunir públicos maiores, exigindo mais espaço, atrações e outras demandas importantes, como comida.
Já em eventos pagos, o público-alvo pode esperar algum tipo de refinamento.
3. Escolha data, horário e local
As datas devem ser pensadas com base em uma lógica.
Definindo o público-alvo, é possível uma melhor organização, para ocorrer em dias de feriados locais ou em datas comemorativas muito segmentadas, por exemplo.
Com a escolha das datas, é possível contratar bons hotéis, com estrutura adequada, e o local de realização do evento.
4. Contratação das atrações
O calendário para eventos deve contar com a contratação das atrações, bem antes do evento, a fim de assegurar que as escolhidas estejam disponíveis na data.
A escolha dessas atrações deve ser pensada considerando o perfil do público-alvo. Dessa forma, será agregado um valor ao evento. Busque por profissionais referência na área.
5. Divulgação do evento
Após pensar em todo o calendário para eventos, é necessário refletir sobre a sua estratégia de divulgação.
Isso garante que as pessoas estejam cientes do acontecimento do evento.
A escolha dos canais de divulgação deve ser aberta, para eventos abertos, e direcionados, para eventos pagos.
Parceiros são aliados nesse momento.
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