imagem com diferentes tipos de comida representando o buffet em eventos
Networking em eventos, Organização de eventos | 6 minutos de leitura

Buffet para eventos corporativos: lista de opções para escolher o mais adequado

Tudo o que você precisa saber para acertar na escolha do buffet para os seus próximos eventos


Local, data, decoração e atração. Quando se está organizando um evento, existem muitas decisões que influenciam diretamente no resultado final das ações. E isso não é diferente quando o assunto é a comida. A escolha do buffet para eventos corporativos deve ser feita com muita cautela, sempre levando em consideração o estilo e objetivo de cada ocasião.

Pensando nisso, listamos tudo o que você precisa saber para acertar na escolha do buffet para os seus próximos eventos. Confira!

Como escolher o melhor buffet para eventos corporativos?

O primeiro passo para escolher o estilo de buffet mais adequado para o seu evento é entender qual é o propósito da ação em questão. A partir disso, alguns fatores são essenciais para definir o estilo mais apropriado para corresponder às expectativas da empresa organizadora.

Informe-se sobre:

  • Data;
  • Local;
  • Duração;
  • Horário;
  • Perfil;
  • Restrições alimentares dos participantes do evento.

Além disso, também é importante levar em consideração o segmento de atuação da empresa que está promovendo o encontro, além do clima e nível de sofisticação a ser transmitido.

Embora, em um primeiro momento, tudo isso possa parecer mero detalhe, cada uma dessas informações é essencial para fazer uma escolha acertada e atingir os objetivos do evento com maestria, evitando imprevistos e qualquer tipo de incômodo entre os convidados.

Conheça os principais tipos de eventos corporativos

Quais são as principais opções disponíveis?

Agora que você já sabe o que precisa ser levado em consideração na hora da escolha de um buffet, que tal conhecer as principais opções e tipos de serviços do mercado? Confira abaixo e saiba como escolher o fornecedor ideal!

Coffee break

Muito conhecido e utilizado em eventos corporativos, o coffee break é um serviço de alimentação que consiste em uma pequena pausa entre as atividades. Durante o intervalo das palestras, cursos ou reuniões, é oferecido um pequeno lanche, que pode ser composto por cafés, chás, sanduíches, biscoitos e bolos.

O coffee break oferece uma excelente oportunidade de convívio entre os participantes, sendo muito indicado para eventos de networking.

Calculadora de coffee break e happy hours

Coquetel

O coquetel é um tipo de serviço mais indicado para eventos corporativos com um toque de formalidade ou requinte. Nesse formato de buffet, os garçons circulam entre os participantes oferecendo opções de canapés, salgadinhos, dentre outros petiscos e bebidas.

Por ser um serviço de alimentação oferecido em eventos em que os convidados geralmente estão em pé, o mais recomendado é que as opções do menu incluam pequenas porções e opções que possam ser consumidas com as mãos de forma rápida e prática.

Brunch

O brunch é um tipo de serviço de origem britânica que une o café da manhã com o almoço em uma única refeição. Entre as opções do menu, estão tanto alimentos típicos de lanches — leite, pães e bolo —, como opções mais encorpadas, como tortas, panquecas e bebidas alcoólicas.

Pela variedade de alimentos oferecidos, o brunch é mais indicado para eventos corporativos que ocorram na parte da manhã ou tarde.

Welcome coffee

Como o próprio nome já sugere, o welcome coffee é um serviço de alimentação rápida que tem como propósito dar as boas-vindas aos convidados e participantes que chegam a um determinado evento. Nele, são oferecidos café e biscoitos.

Buffet americano

Também conhecido como self-service, no buffet americano é disponibilizada uma grande variedade e quantidade de alimentos em mesas para que os participantes se sirvam de acordo com os seus gostos e preferência. Esse formato é muito indicado para eventos informais e com um caráter mais descontraído.

Entre os alimentos mais comuns, estão petiscos e canapés, além de outras opções de doces e salgados que possam ser consumidos de forma prática, sem a necessidade de talheres. Geralmente, os convidados permanecem posicionados ao longo das mesas, o que pode gerar filas.

Buffet à francesa

Se você quer realizar um evento requintado e muito formal, essa é a opção ideal! No buffet à francesa, os convidados permanecem sentados em suas mesas e recebem os pratos já montados oferecidos pela equipe de garçons.

O mais indicado é contar com mais de uma opção de prato principal, para atender às necessidades e preferências de todos os presentes. Além disso, o serviço ainda conta com uma entrada e ao menos dois tipos de sobremesa.

Finger food

Serviço cada vez mais popular nos eventos corporativos, o finger food oferece uma grande variedade de comidinhas e petiscos em pequenas porções. A ideia é que todas as opções oferecidas possam ser degustadas de forma prática, sem a necessidade de louças.

É possível contar com minissanduíches, espetinhos, canapés e miniquiches, entre outros. O finger food é um serviço muito recomendado para eventos descontraídos, em que os convidados estejam em constante movimento.

Quais são as melhores opções para cada momento?

Você sabia que, além do gosto do público e do estilo do evento, o clima e o horário são essenciais para definir o cardápio servido? Confira as nossas dicas e descubra qual é a melhor opção para você!

Como organizar um coffee break

Eventos matinais

Para os eventos que acontecem durante a manhã, invista sempre em refeições leves e que proporcionem energia para os participantes. Uma boa opção é o coffee break, que une opções para matar a fome matinal, além de bebidas energéticas, como o café.

Os itens dispostos no seu cardápio podem variar ainda de acordo com o clima ou região do país. Enquanto os sucos e saladas de frutas podem ser a melhor opção para dias quentes, os chás e doces combinam muito bem com um ambiente mais frio.

Se o seu evento tiver longa duração, invista em um welcome coffee e em um coffee break no intervalo das apresentações. Mas atenção: se as atividades se estendem para além das 12h ou 13h, a melhor opção é oferecer um brunch ou até mesmo um almoço para os seus convidados.

Eventos vespertinos

Para atividades que aconteçam após o horário do almoço e no período da tarde, uma boa dica é investir em alimentos mais elaborados, sempre acompanhados de café. Nesse período, as pessoas estão muito dispersas, e alimentos energéticos ajudarão a manter o seu público interessado.

Sendo assim, mais uma vez, o coffee break se apresenta como a opção mais viável, além da mais indicada. Para os intervalos, providencie lanches rápidos compostos por bolos, pães e sucos diversos.

Eventos noturnos

Geralmente, os eventos noturnos têm uma característica mais sofisticada e elaborada. Para esses casos, o mais recomendado é contar com jantar, que pode ser servido à francesa ou em formato de buffet, ou coquetel.

Lembre-se de que a sua escolha deve sempre levar em consideração o clima predominante na data do evento e o estilo e mensagem que a empresa pretende transmitir. O cardápio pode variar de pratos leves até opções mais calóricas.

Legal, não é? Como você pôde perceber, existem diversos fatores que influenciam na escolha do buffet e do cardápio oferecido em seus eventos corporativos. Mas fique tranquilo! Com essas dicas simples, essa decisão fica mais fácil do que se imagina.

Agora que você já sabe tudo sobre buffet para eventos corporativos, descubra como realizar um coffee break perfeito para as suas próximas ações!


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!