bom site
Tecnologia em eventos | 9 minutos de leitura

Por que o seu evento precisa de um bom site?

Ter um bom site de eventos é parte importante no processo de marketing e vendas de ingressos. Entenda os motivos pelos quais você deve fazer isso!


Antes de tudo, vamos dar um passo para trás. Que tal se perguntar: o meu evento realmente precisa de um bom site? Se você está atrás de uma resposta curta, ela é… “SIM“, mas caso você continue cético, continue essa leitura. Está pronto? Prepare seu cinto de segurança e vamos lá! :)

Por quê investir em um site para eventos?

Uma presença online pode ser a chave para aumentar a venda de ingressos do seu evento, expondo a sua marca e potencializando o seu alcance e divulgação através de uma plataforma digital, podendo alcançar tanto pessoas que já conhecem seu evento, quanto possíveis novos participantes.

Com um site próprio, o seu evento ganha credibilidade, sem um site para seu evento, potenciais participantes podem encontrar outros eventos ou alternativas, que tenham um site acessível e entreguem as informações que os usuários estão buscando.

Se você já tem um site mas ele é “caseiro”, feito por alguém sem experiência, ou em alguma plataforma com templates gratuitos e hospedagem de graça, ter um bom site profissional vai colocar o seu evento um passo à frente e inspirar ainda mais confiança na sua qualidade.

Se eu fosse resumir, as principais razões para se fazer um bom site para seu evento é que, um site é essencial na divulgação, pode ser a central de informações para os seus participantes e com a análise de dados e execução de melhorias, você pode aumentar em muito a venda de ingressos do seu evento e assim, sua receita.

Um bom site é essencial na divulgação do seu evento

Segundo o governo do Brasil, hoje mais de 100.000.000 (cem milhões) de brasileiros têm acesso a internet, e esse número só tende a aumentar ano após ano. Assumindo que seus custos em construir e manter um site pequeno a médio vão estar entre R$0 e R$2.000,00 por mês, dependendo de diversos fatores, que outro meio permite um alcance de público tão alto por um custo tão baixo?

Também é importante lembrar que, mais do que nunca, a internet é algo que carregamos em nossos bolsos, não algo que podemos acessar apenas as vezes em mesas em casa ou no trabalho. A principal prova disso é que já em 2015 o uso de celular se consolidou como principal meio de acesso a internet no Brasil.

Não acredita? Segundo a pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, 92,1% dos domicílios brasileiros com acesso à internet, acessaram a internet por meio do telefone celular, enquanto 70,1% dos domicílios o fizeram por meio do computador pessoal. Resumindo, enquanto dos que têm acesso à internet, 3/10 dos brasileiros não tem computador, apenas 1/10 não tem celular.

Sendo assim, um site e/ou um aplicativo móvel para o seu evento são as formas mais baratas e eficientes de estar conectado a qualquer momento com seus participantes e aumentar o engajamento do seu evento em todas suas fases.

O site é uma central de informações para os participantes

Uma página criada especificamente para seu evento, com todas as informações necessárias, pode ser o que seus participantes precisam. Tanto antes, durante quanto também depois do evento essa página vai ajudar você no engajamento e também na comunicação com seus participantes. O importante é que você otimize essa página com informações de inscrições, logística, programação, palestrantes…

Garantir que o usuário tenha acesso às informações e consiga comprar ingressos de forma fácil já é mais da metade do caminho para um bom site, mas lembre-se de incluir o endereço do seu evento e a data em que ele vai acontecer na primeira dobra do site, ou seja, essas devem ser as primeiras informações que aparecerão na tela. Seu visitante deve ser capaz de acessar esses dados sem precisar descer a página.

E lembre: informações relevantes/interessantes ajudam a vender mais ingressos!

Garanta que a página principal do seu site tenha uma mensagem curta e fácil de lembrar, para que as pessoas consigam lembrar do seu evento, da sua mensagem e do que se trata.

Existem algumas atrações interessantes próximas ao seu evento? Algum lugar que o participante consiga chegar de táxi a partir do hotel ou do local do evento? Algum monumento, parque natural, lugar em que o participante possa tirar uma selfie e colocar nas suas redes sociais?

Se o seu evento conta com participantes de outras cidades, estados, países, eles podem se interessar bastante em conhecer esses lugares. Caso exista um lugar assim próximo ao seu evento, ou até mesmo um bom restaurante, bar ou festa por perto, aproveite e use esses lugares para ajudar a promover seu evento como um todo.

Com a análise dos dados do site você pode otimizá-lo e conseguir vender ainda mais ingressos

A análise de dados é importante para seu evento no mesmo nível que tomar boas decisões. Fazer análises dos dados e tirar fatos relevantes e conclusões disso é o que você precisa de base para tomar as melhores decisões.

O problema é que, com tantas coisas acontecendo sobre o evento ao mesmo tempo, até os melhores organizadores muitas vezes acabam não conseguindo se debruçar o suficiente sobre os dados que têm à disposição para utilizá-los da melhor forma possível a seu favor.

Porém, analisar e mensurar os dados que você gera com um bom site do seu evento é algo extremamente importante. Você pode perceber que, querendo ou não, o digital está dominando o mundo e o sucesso do seu evento está ficando cada vez mais dependente da sua presença online, suas estratégias de marketing na rede e como você consegue monetizar essas ações, seja com venda de ingressos ou outras formas.

Apesar de tudo isso, muitas vezes a análise dos dados do site do evento acaba sendo ignorada ou deixada de lado, mas a verdade é que, com as ferramentas certas e conhecendo as métricas mais importantes para seu negócio, essa atividade não é um bicho de sete cabeças.

Lembre-se: o site do seu evento é a parte mais importante da sua presença digital. Ele é a principal fonte de informações sobre seu evento e, ainda mais importante, é a partir dele que as pessoas têm acesso às inscrições. Sendo assim, é nele que você deve focar a maior parte de sua atenção na hora de monitorar suas métricas.

E quais seriam as principais métricas que você deve prestar atenção?

  • Número de sessões – O número total de acessos individuais no seu site.
  • Visitantes únicos – O mesmo visitante pode acessar o site várias vezes, isso vai contar como diversas sessões mas apenas um visitante único.
  • Duração da sessão – O tempo que o visitante ficou nas páginas do seu site.
  • Referência (Referral) – Os sites que tem link apontando para suas páginas por onde chegaram alguns visitantes
  • Taxa de rejeição – A porcentagem de usuários que chegaram no seu site e não interagiram (clicaram) em nada.

Ao comparar seus resultados com similares e concorrentes, você com certeza conseguirá tirar insights importantes que ajudarão você a otimizar sua presença digital cada vez mais, e além disso, diversas ferramentas podem te ajudar nesse processo e falaremos delas no fim deste post!

E o que faz um site ser bom?

Um site montado de forma eficiente sempre parte da ideia de entender o que o seu público quer e o que você pretende entregar para esse público. Você vai precisar de objetivos claros no seu site e é importante sempre checar se você realmente está construindo suas páginas com esses objetivos em primeiro lugar.

Como falado nesse post, com dicas de como otimizar um site para seu evento, você deve ter dois objetivos:

Além disso, o site do seu evento deve ser construído garantindo que ele carregue o mais rápido possível. Uma página que demora muito para carregar perde boa parte da sua audiência nessa espera, em especial de acessos a partir de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Para conseguir um bom site rápido e estável para todos seus usuários, você deve garantir que seu site tenha um código bem escrito e de qualidade, que as imagens e vídeos estejam otimizados para a internet e que ele esteja hospedado em um servidor de qualidade.

Por fim, se um potencial participante está procurando por um bom evento para ir, é importante que o seu site apareça na busca deste usuário, de preferência na primeira página. Para isso acontecer você deve que trabalhar para que ele utilize as melhores técnicas de SEO (Search Engine Optimization), “otimização para buscadores” em tradução livre, aqui nós nos aprofundamos um pouco mais no assunto.

E quais ferramentas posso usar para garantir que vou ter o melhor site para o meu evento?

Ótimo, ter um site é essencial e garantir que esse site seja bom é muito importante, mas como?

O primeiro passo é garantir que o site seja bem construído e esteja hospedado em um bom host.

Caso você tenha bons desenvolvedores e designers na sua empresa que podem te ajudar, você mesmo pode fazer o site, mas lembre-se que também é importante contar com pessoas com conhecimento em SEO, em CRO e Análise de dados. Se sua empresa vem a calhar desse time, você está em boas mãos! Esse post da Resultados Digitais explica como desenvolver dentro da própria empresa o site.

Desenvolvendo o site na mão ainda fará você ter o trabalho de ir atrás de uma boa hospedagem. Existem diversos ótimos serviços a disposição por bons preços no Brasil, recomendo dar uma olhada em alguma das seguintes: Uol hostHostgatorUmbler.

Assumindo que você está fazendo tudo na mão com sua equipe,nesse caso, você também terá que ir atrás de ferramentas para te ajudar na parte de análise de dados. O Google Analytics é o mais completo, apesar de um pouco complicado para leigos. Outra opção é o Hotjar, uma recomendação um pouco menos completa, porém muito mais amigável.

Caso você não tenha uma equipe de desenvolvimento web e growth hacking em mãos, não se desespere, você pode terceirizar esse serviço e ainda ter um site sensacional em mãos! O recomendado no caso é utilizar uma plataforma especializada em desenvolvimento de sites que já tenha junto ferramentas de SEO e análise de dados simples e pró-ativa. Uma ferramenta que supre essas necessidades é o promote.

Por fim, apenas tome cuidado com o barato que sai caro, existem hospedagens de site gratuitas, porém normalmente elas pecam em performance, atendimento e tempo no ar. Você pode contratar alguém por menos de R$1000,00 para fazer o site para você, mas qual vai ser a garantia de qualidade desse serviço?

Um site é complexo e garantir que ele terá qualidade não é uma tarefa fácil, o primeiro passo para se ter um BOM site para o seu evento é pensar nele como um investimento, não um gasto, e tratar ele dessa forma.

Espero que tenha gostado das nossas dicas! Para continuar recebendo nossas novidades, assine nossa newsletter e fique por dentro! :)


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