imagem de duas pessoas usando lupas em um site para eventos tentando entender o que é seo e seus beneficios
Gestão de eventos | 4 minutos de leitura

O que é SEO e quais os 4 principais benefícios para eventos

Descubra os principais benefícios de utilizar estratégias SEO no site do seu evento


É inacreditável a evolução e globalização do acesso à internet. Por conta disso, muito se fala em estratégias de SEO em todo e qualquer setor. Mas afinal, você sabe o que é SEO e os principais benefícios que ele pode trazer para você e seu negócio?

Você já parou para pensar na importância das estratégias de SEO para o mercado e particularmente, o mercado de eventos?

Pense: se uma pessoa busca no Google por “congressos” e, logo no primeiro resultado, encontra o seu evento, será muito provável a chance de ela entrar em contato, em especial se ao clicar se deparar com um bom site.

É sobre isso que vamos falar hoje! Continue a leitura e melhore ainda mais o seu posicionamento nos mecanismos de pesquisa:

O que é SEO?

SEO – Search Engine Optimization — significa “otimização para os resultados de busca”. Na prática, é um conjunto de estratégias cujo objetivo é tornar o seu site, de forma orgânica, um dos primeiros resultados nas pesquisas do Google.

Mas, se você não tem domínio sobre esse assunto e ficou interessado, leia o nosso post completo! Vamos instruir você sobre a importância dessas estratégias e quais os principais benefícios que elas trazem para o seu evento. Confira!

4 benefícios do SEO para o mercado de eventos

1. Melhora no posicionamento do site nos mecanismos de busca

Agora que você já descobriu o que é SEO, que tal entender um pouco mais sobre os benefícios que eles podem te fornecer?

Para que as pessoas conheçam a sua empresa ou seus eventos, o seu site precisa estar bem posicionado no Google ou em outro mecanismo de busca, como o Bing, por exemplo.

Por isso, é necessário que o criador de conteúdo do seu site se posicione no lugar da pessoa em que está procurando o serviço na internet e, identifique quais são os critérios utilizados no momento da busca. Ele fará isso entendendo o perfil do público-alvo do seu evento e através de uma pesquisa elaborada de palavras-chave.

Dependendo da área do seu evento, essa pesquisa de palavras-chave pode variar de acordo com o que a sua empresa é especialista. Vou citar alguns exemplos abaixo:

Isso significa que você precisa criar conteúdo estratégico em seu site, blog e mídias sociais, para que utilizem as palavras-chave de forma mais direcionada e conquiste ainda mais participantes.

Assim, quando o potencial participante procurar por essas palavras no Google, o seu site estará bem posicionado e consequentemente, conquistará mais tráfego.

E o que você consegue com mais tráfego em seu site? Isso mesmo! Vende muito mais ingressos online!

2. Ajuda a transformar potenciais participantes em inscritos com as estratégias de SEO

O lead é um termo muito utilizado na área do marketing digital para definir uma pessoa que possui algum interesse no seu produto. No caso de eventos, chamamos de potenciais participantes.

Isso significa que esse participante em potencial vai:

  • Procurar o seu evento (consequentemente, o seu site) nos mecanismos de busca;
  • Navegar por ele;
  • Buscar pela programação e informações importantes.

E se você tiver um site dinâmico, responsivo, baseado na experiência do usuário, com boa visibilidade e usabilidade, além de um conteúdo estratégico e de excelência, as chances de transformar esse lead (potencial participante) em cliente são muito altas.

E o que é SEO, senão um ajudante em todas essas experiências?

Assim, você pode, por meio de conteúdo estratégico, mostrar para esse lead interessado no evento que você está organizando que ele é é exatamente o que ele precisa.

3. Melhora a experiência do usuário dentro do site

O site do seu evento precisa ser atraente para que os usuários tenham interesse em continuar nele e saber mais sobre as informações do seu evento.

Dessa forma, é necessário que ele seja projetado pensado na experiência do usuário, visando:

  • Ser um site responsivo;
  • Ter títulos atraentes;
  • Ter chamadas bem posicionadas;
  • Possuir um layout estratégico;
  • Utilizar imagens de alta qualidade;
  • Carregar rapidamente;
  • E principalmente, ter as informações que o participante está buscando.

Assim, você possuirá maior tráfego e o usuário se sentirá mais convidado para entrar em contato com a empresa.

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4. Potencializa os resultados do investimento em links patrocinados

Principalmente nos períodos de sazonalidade de seus eventos, outro mecanismo que pode ajudar nas estratégias de SEO para o mercado de eventos é o investimento em links patrocinados.

Você já deve ter ouvido falar em mídia paga, não é mesmo? As vantagens dela são inúmeras, mas vou resumi-las abaixo:

Leia também: Qual métrica escolher para meu evento: ROO ou ROI? Veja aqui!

Dessa maneira, se você investir em um bom conteúdo para o site do seu evento, otimização SEO e em links patrocinados, potencializará ainda mais os seus resultados e sem dúvidas, esgotará os lotes de ingressos do seu evento.

Espero que tenha gostado do texto de hoje e entendido o que é SEO e quais os benefícios que ele dá ao mercado de eventos. Aproveite para se inscrever na nossa Newsletter e acompanhar nossos conteúdos!


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