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Patrocínio em Eventos: aproveitando melhor as oportunidades

Se tem algo que assusta todo organizador é o patrocínio em eventos. Mas diferente do que muitas pessoas pensam, antes de iniciar a busca por patrocinadores e sofrer por antecipação, é importante fazer a lição de casa.

Uma das piores atitudes que um organizador pode tomar durante o processo de prospecção é enviar propostas irrelevantes e não segmentadas a potenciais patrocinadores. Fazendo isso, você provavelmente não chegará a lugar nenhum e, ao mesmo tempo, desperdiçará o seu tempo e o dos seus prospectados.

Por isso, nesse texto você vai encontrar tópicos abordando temas como:

Ah! Para facilitar a sua vida, preparamos uma planilha para cadastrar possíveis patrocinadores, além de uma matriz de compatibilidade para descobrir quais deles estão mais propícios a aceitar a sua proposta e a quais os tipos de ações de ativação eles estão mais alinhados.

Espero que goste da leitura! Confira os 5 passos básicos para que você prospectar patrocinadores de maneira mais eficiente e enviar propostas ainda mais assertivas!

5 passos para conquistar mais patrocínio em eventos

1. Crie uma lista de patrocinadores que desejaria atingir

O primeiro passo é reunir em uma lista as empresas e instituições que você gostaria que patrocinassem o seu evento. Enquanto você compõe essa lista, considere o seguinte:

Nesse momento, é interessante que você se atente ao que já tem sido realizado e aos programas de patrocínio em eventos e ações de ativação de eventos similares.

Além disso, revise as principais fontes de informação relacionadas ao tema do seu evento: sites, fóruns, mídias sociais, jornais, revistas, e afins. Continue compondo a sua lista até que você tenha um número robusto de empresas prospectáveis.

Dependendo do tamanho do seu evento, algo entre 25 e 50 empresas pode ser um número interessante para se começar e você sempre pode adicionar novos nomes à lista a medida que novas ideias surjam.

2. Conheça bem cada um dos seus possíveis patrocinadores

Depois de reunir um número considerável de nomes, está na hora de buscar conhecê-los melhor!

Aqui a ideia é adquirir um bom entendimento sobre o que faz das empresas na lista realmente passíveis de se tornarem patrocinadores reais para o seu evento. E como você pode fazer isso? Aqui estão algumas sugestões:

3. Registre todas as informações úteis em único local

Agora que você reuniu as informações necessárias, é também importante que as mantenha organizadas e facilmente acessíveis para quando iniciar o contato com as empresas prospectadas. Por isso, preparamos uma planilha para que você reúna todos os dados de maneira bastante objetiva. A planilha inclui os seguintes campos para preenchimento:

Você pode fazer o download da planilha clicando aqui ou a partir do link para download no final deste artigo.

4. Descubra quem está mais propício a aceitar a sua proposta

Na hora de entrar em contato com as empresas prospectadas, é importante foco e agilidade e pode ser interessante ordenar a sua lista de acordo com as empresas que tenham mais haver com o seu negócio, ou seja, que estejam mais propícias a aceitar a sua proposta.

Pode parecer difícil, mas com o auxílio da matriz de alinhamento que preparamos, você poderá ordenar o interesse de cada empresa e, além disso, detectar quais os tipos de ações de ativação são mais adequadas para cada uma delas.

A matriz de compatibilidade pode ser encontrada no mesmo arquivo da planilha de registro. Seu funcionamento é bastante simplificado. Basta que você preencha o nome dos patrocinadores na primeira coluna e, em seguida, atribua uma nota de 1 a 10 para cada um dos critérios dispostos nas demais colunas. Os critérios são os seguintes:

Após o preenchimento dessa tabela, você obterá o índice de compatibilidade de cada empresa em relação ao seu evento. Empresas que receberem marcação em vermelho apresentam chances mais reduzidas de serem convertidas em patrocinadores. Empresas que receberem marcação em amarelo possuem melhores chances, enquanto empresas que receberem marcação em verde tem grandes chances de serem convertidas em patrocinadores.

A partir dos resultados, você pode melhor direcionar os esforços do seu time de prospecção, privilegiando as empresas que apresentem índice de compatibilidade superior. Além disso, para um contato ainda mais efetivo e alinhado, você pode identificar quais os tipos de ações de ativação são mais apropriados a cada empresa. Para tanto, preencha os demais critérios dispostos ao lado do índice de compatibilidade. Novamente, você deve atribuir uma nota de 1 a 10 para cada critério, de acordo com a empresa avaliada.

Como resultado, você pode verificar quanto cada empresa se alinha à ações de ativação analógicas, ou seja, a partir de papelaria em geral, painéis de divulgação nos eventos e afins; ou a partir de ações de ativação digitais, fazendo uso do website, mídias sociais, aplicativo e similares.

5. Entrando em contato

Agora que você já criou uma lista de possíveis patrocinadores, reuniu suas informações, organizou-as, definiu prioridades e descobriu os tipos de ações de ativação mais apropriados para cada empresa, está na hora de entrar em contato com cada uma delas!

Esse, no entanto, pode ser um tópico completamente à parte, por isso, recomendamos que você baixe o ebook “Patrocínio em eventos: aproveitando melhor as oportunidades“, contendo uma série de dicas quanto à técnicas de abordagens apropriadas nessa fase.

E, claro! Não esqueça de baixar agora a nossa planilha de organização e matriz de compatibilidade para te ajudar a encontrar o patrocinador perfeito para o seu evento!

Para maiores dicas sobre como utilizar a planilha, não deixe de assistir o vídeo de instrução que preparamos!

Quer potencializar as oportunidades de patrocínio em eventos? A mobLee pode te ajudar nas seguintes dúvidas:

Clique para baixar obter as respostas!

Se quiser saber mais dicas, temos outro artigo com 12 dicas de como conseguir patrocinadores para o seu evento. Dá uma passada por lá! Falando nisso, se quiser um exemplo prático, conheça o evento RD on the Road: como trazer ainda mais valor aos patrocinadores e expositores.

E se você quer colocar em prática todas as principais de patrocínio em eventos ações que viu aqui, não perca tempo e agende agora mesmo uma conversa com um de nossos consultores para conhecer melhor as soluções da mobLee para te ajudar a fazer um evento de sucesso.