novas-tecnologias-para-eventos
Tecnologia em eventos | 5 minutos de leitura

Novas tecnologias para eventos: o que esperar para os próximos anos?

Descubra a tendência da tecnologia nos eventos


Inteligência artificial, internet das coisas, moedas digitais, avanço da robótica e realidade aumentada. Estas são algumas das novas tecnologias que prometem mudar o mundo até 2020.

Parecia impossível, mas as previsões feitas pelos filmes de ficção estavam certas! A tecnologia tem feito parte da evolução da indústria e também mudado nossas vidas.

No mundo dos eventos, a situação não é diferente. As novas tecnologias para eventos tem se provado fundamentais para que os organizadores consigam atrair e engajar participantes. E ultimamente, tornaram-se também poderosas ferramentas para qualificar os resultados dos eventos.

Muitos organizadores ainda possuem uma certa insegurança na adoção de tecnologias em produção de eventos. Mas, é importante ressaltar que esses medos podem ser facilmente superados!

Novas tecnologias para eventos

Inteligência artificial

Chatbots, deep learning e big data são termos que podem não fazer parte do seu vocabulário atual, mas prepare-se para entender mais sobre eles.

A IA, ou Inteligência Artificial, está prestes a revolucionar o mercado de eventos e desempenhar um papel fundamental no crescimento da inovação tecnológica no setor, sendo aplicada desde o planejamento de um evento até o suporte ao cliente.

Abraçar essas novas tecnologias para eventos pode garantir o sucesso do seu negócio em tempos futuros. Para que você entenda melhor como a inteligência artificial funciona, vou explicar alguns dos termos utilizados anteriormente e mostrar como é possível trabalhar com essa inovação tecnológica nos eventos.

Os Chatbots são um programa de computador que conduz uma conversa via voz ou texto e simula como um ser humano responde a consultas específicas. São facilmente implantáveis em diversas plataformas.

Hoje em dia é possível:

  • automatizar atendimentos;
  • gerar diálogos;
  • responder informações;
  • atender a solicitações de usuários de forma automática.

Você pode ter um bot personalizado com a identidade do seu evento, atendendo demandas e solicitações dos participantes ao responder às perguntas mais comuns, orientando quanto à localização de stands, avisando sobre palestras e etc. Entenda mais sobre os chatbots na comunicação de eventos!

Machine learning e Deep learning são habilidades de aprendizado automática de máquinas, envolvendo a inteligência artificial e a busca de reconhecimento de padrões como forma de definir algum tipo de aprendizado.

Essas novas tecnologias para eventos são bastante utilizadas para personalizar a experiência e o conteúdo, em programas de matchmaking entre participantes, no entretenimento interativo orientado à inteligência artificial e na realidade virtual. Ações que muitas vezes trazem um grande diferencial aos eventos.

Clique aqui para conhecer o nosso matchmaking

Comandos de voz

Comandos de voz são ações orientadas de forma falada e não escrita. Os comandos de voz permitem que participantes tenham uma interação mais fácil com os eventos, principalmente em momentos que estejam impossibilitados de digitar em seu smartphones.

Os comandos de voz entendem o que foi ditado e respondem perguntas e solicitações (como por exemplo a Siri do iPhone). Com ele essas novas tecnologias para eventos é possível:

  • fazer pesquisas;
  • solucionar dúvidas;
  • fazer traduções de linguagem;
  • pedir recomendações de lugares e serviços;
  • notificar os organizadores de eventos de ações a serem atendidas.

Moedas digitais

Moedas digitais ou criptomoedas são uma espécie de dinheiro digital inventadas por programadores. Elas são emitidas cada vez que determinado computador soluciona um problema matemático específico. É um sistema descentralizado.

Essas novas tecnologias para eventos podem gerar a possibilidade de que no futuro as inscrições sejam pagas através de moedas digitais. O que já ocorre em alguns setores, como, por exemplo, o imobiliário.

Clonagem virtual

A clonagem virtual é uma inovação tecnológica que permite criar uma representação virtual do mundo real. Como por exemplo, criar um cenário virtual com todas suas propriedades e características.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é uma aplicação de computador capaz de identificar e verificar expressões em pessoas através de imagens ou vídeos.

Com o reconhecimento facial é possível:

  • autorizar pagamentos de forma automática;
  • fazer check-in;
  • disponibilizar acesso virtual a determinadas áreas do evento;
  • fazer a segurança de eventos;
  • reconhecer pessoas convidadas ou não.

Como as novas tecnologias para eventos permitem analisar as expressões faciais dos seus participantes

O reconhecimento facial é uma das novas tecnologias para eventos a ser testada ultimamente nos eventos.

Uma start-up de Boston chamada Affectiva, analisou mais de 3,5 milhões de rostos em todo o mundo e criou algoritmos que são capazes de identificar emoções como alegria, raiva ou desprezo.

O desenvolvimento do software conta com a integração da tecnologia de sensoriamento e análise de emoções com outros produtos, onde os planejadores de eventos podem utilizar de forma simples para medir as reações dos participantes.

A inovação tecnológica também pode ser integrada com aplicativos de eventos para avaliar a usabilidade do aplicativo ou utilizado para avaliar webinários.

As pessoas que previamente autorizarem que seus rostos sejam gravados, irão ajudar os organizadores a entenderem suas reações e envolvimento com o conteúdo transmitido no decorrer das apresentações para otimizar suas ações.

Já pensou em descobrir que seus participantes estão entediados com a sua apresentação e poder mudar isso imediatamente abordando um tema mais descontraído?

Em um futuro próximo, a Affectiva poderá medir vários rostos ao mesmo tempo e medir o humor de grandes públicos.

Conclusão

As novas tecnologias para eventos são responsáveis pelo desenvolvimento de muitos setores e não passam despercebidas quando falamos sobre o desenvolvimento do setor.

Algumas das principais novidades de 2017 já se tornaram tendências, assim como você pode conferir neste outro post aqui do blog:

6 novidades tecnológicas na organização de um evento

Para atrair e engajar participantes, os organizadores precisam ter a preocupação de investir em tecnologia, podendo assim, trazer um diferencial aos seus eventos.

É fato que o mercado está em constante mudança, assim como o cenário digital e tecnológico. Por isso, pense bem ao planejar,  para não perder a chance de usar algumas dessas novas tecnologias para eventos!

Você se considera um expert em novas tecnologias para eventos e quer testar seus conhecimentos? Faça o nosso teste e descubra se você é realmente um mestre da tecnologia.

Quero descobrir!


Compartilhe esse conteúdo!

Quer continuar o assunto?

Deixe um comentário para o autor desse artigo

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!