Organização de eventos | 3 minutos de leitura

Como fidelizar clientes utilizando eventos?

Brindes? Experiência e organização incríveis? Plataformas digitais? Descubra as principais formas de fidelizar clientes utilizando eventos!


Promover interações, conectar pessoas, estreitar laços, divulgar produtos, alavancar as vendas ou serviços e ainda conseguir fidelizar clientes: tudo isso é possível através de eventos!

Mas, por que eventos são tão importantes? E como se planejar para oferecer o melhor ao público e fidelizar consumidores? Continue lendo este artigo para saber mais!

Você sabe qual é a importância de realizar eventos?

A realização de eventos está ligada ao marketing e à estratégia de impactar clientes. Por meio do planejamento correto, vários objetivos podem ser alcançados:

  • alavancar as vendas de produtos ou serviços;
  • divulgar aquilo que a empresa oferece e aumentar os lucros;
  • estimular a relação com os consumidores, como parte do processo de fidelização;
  • encantar e atrair novos contatos.

Encantar o público-alvo e aprimorar a relação por meio de benefícios (além das compras em si) são diferenciais estratégicos para fidelizar os clientes. E o que é melhor para fazer isso do que eventos?

Entretanto, muitas empresas negligenciam o bom atendimento e a atenção redobrada aos consumidores, deixando de impactá-los e de ganhar reputação e prestígio — fatores imprescindíveis para gerar autoridade no mercado.

E então, como fidelizar clientes utilizando eventos?

Antes de mais nada, vale ressaltar que o formato do evento deve estar alinhado aos seus objetivos e ao seu público-alvo. Portanto, desde o início, é importante definir qual será o formato ideal:

  • encontros informais;
  • simpósios;
  • palestras;
  • feiras;
  • workshops;
  • cursos presenciais.

Agora, veja como fidelizar clientes utilizando eventos!

1. Planeje com antecedência

O planejamento dará o tom de tudo o que acontecerá no dia. Ou seja, quanto melhor o planejamento, maiores são as chances de sucesso. Portanto, considere as seguintes questões:

  • O que o seu público-alvo espera? Quais atrações são mais voltadas a eles?
  • Qual é a identidade e o local do evento?
  • Como o orçamento será definido? Existe a necessidade de patrocínio?
  • Quantos convidados são esperados?
  • Qual é a quantidade suficiente de comida e bebida para todos eles?
  • Como os produtos ou serviços serão divulgados?
  • Em quais locais estratégicos os membros da equipe estarão posicionados?
  • Quais clientes devem ser abordados?
  • Quais brindes serão distribuídos ou quais sorteios serão realizados?
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2. Invista na construção da identidade visual do evento

Para fidelizar clientes, é importante que eles se identifiquem tanto com o formato quanto com a identidade do evento, certo? Conforme já dissemos, o formato ideal está alinhado aos objetivos da empresa. E a identidade?

Para complementar o formato, a identidade visual reforça o branding e impacta os clientes, gerando ainda mais resultados. Alinhando formato e identidade visual com uma divulgação eficiente, o resultado é a promoção e reconhecimento da marca.

3. Treine a equipe para oferecer o melhor atendimento 

O bom atendimento também está ligado à promoção de produtos ou serviços, já que uma equipe bem treinada serve para captar novos consumidores e engajar os clientes atuais.

Além disso, o melhor atendimento gera confiança e fortalece os relacionamentos em curso. Então, treine a equipe semanas antes do evento!

4. Utilize plataformas digitais para organizar seus eventos

Automatizar e otimizar processos é muito importante para a organização de eventos. Por isso, não deixe de utilizar uma plataforma digital que ofereça diferentes recursos para:

5. Ofereça brindes ou realize sorteios

A atenção ao cliente deve estar em foco durante todas as etapas do planejamento, desde a recepção dos convidados até a distribuição de brindes ao final do evento. Além de ocasionar sentimentos positivos, os brindes também funcionam de maneira estratégica, já que os consumidores lembrarão de sua empresa sempre que utilizá-los.

Por isso, se estiver em dúvida, escolha um objeto que possa ser útil no dia a dia, como canetas personalizadas. Agora, caso queira tornar as coisas um pouco mais emocionantes, você também poderá realizar sorteios.

E atenção para nossa dica final: além de utilizar um sistema ERP para otimizar a gestão do seu negócio, utilize-o também para cadastrar clientes e armazenar as principais informações de todos os seus contatos!

Viu como fidelizar clientes utilizando eventos demanda um planejamento bem estruturado? No entanto, essa estratégia gera muitos retornos para a empresa e vale a pena ser implementada periodicamente.

Quer saber como fazer um planejamento estratégico eficiente e garantir um evento de sucesso? Então, confira agora o passo a passo que elaboramos para você!

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