Promover interações, conectar pessoas, estreitar laços, divulgar produtos, alavancar as vendas ou serviços e ainda conseguir fidelizar clientes: tudo isso é possível através de eventos!
Mas, por que eventos são tão importantes? E como se planejar para oferecer o melhor ao público e fidelizar consumidores? Continue lendo este artigo para saber mais!
Você sabe qual é a importância de realizar eventos?
A realização de eventos está ligada ao marketing e à estratégia de impactar clientes. Por meio do planejamento correto, vários objetivos podem ser alcançados:
- alavancar as vendas de produtos ou serviços;
- divulgar aquilo que a empresa oferece e aumentar os lucros;
- estimular a relação com os consumidores, como parte do processo de fidelização;
- encantar e atrair novos contatos.
Encantar o público-alvo e aprimorar a relação por meio de benefícios (além das compras em si) são diferenciais estratégicos para fidelizar os clientes. E o que é melhor para fazer isso do que eventos?
Entretanto, muitas empresas negligenciam o bom atendimento e a atenção redobrada aos consumidores, deixando de impactá-los e de ganhar reputação e prestígio — fatores imprescindíveis para gerar autoridade no mercado.
E então, como fidelizar clientes utilizando eventos?
Antes de mais nada, vale ressaltar que o formato do evento deve estar alinhado aos seus objetivos e ao seu público-alvo. Portanto, desde o início, é importante definir qual será o formato ideal:
- encontros informais;
- simpósios;
- palestras;
- feiras;
- workshops;
- cursos presenciais.
Agora, veja como fidelizar clientes utilizando eventos!
1. Planeje com antecedência
O planejamento dará o tom de tudo o que acontecerá no dia. Ou seja, quanto melhor o planejamento, maiores são as chances de sucesso. Portanto, considere as seguintes questões:
- O que o seu público-alvo espera? Quais atrações são mais voltadas a eles?
- Qual é a identidade e o local do evento?
- Como o orçamento será definido? Existe a necessidade de patrocínio?
- Quantos convidados são esperados?
- Qual é a quantidade suficiente de comida e bebida para todos eles?
- Como os produtos ou serviços serão divulgados?
- Em quais locais estratégicos os membros da equipe estarão posicionados?
- Quais clientes devem ser abordados?
- Quais brindes serão distribuídos ou quais sorteios serão realizados?
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2. Invista na construção da identidade visual do evento
Para fidelizar clientes, é importante que eles se identifiquem tanto com o formato quanto com a identidade do evento, certo? Conforme já dissemos, o formato ideal está alinhado aos objetivos da empresa. E a identidade?
Para complementar o formato, a identidade visual reforça o branding e impacta os clientes, gerando ainda mais resultados. Alinhando formato e identidade visual com uma divulgação eficiente, o resultado é a promoção e reconhecimento da marca.
3. Treine a equipe para oferecer o melhor atendimento
O bom atendimento também está ligado à promoção de produtos ou serviços, já que uma equipe bem treinada serve para captar novos consumidores e engajar os clientes atuais.
Além disso, o melhor atendimento gera confiança e fortalece os relacionamentos em curso. Então, treine a equipe semanas antes do evento!
4. Utilize plataformas digitais para organizar seus eventos
Automatizar e otimizar processos é muito importante para a organização de eventos. Por isso, não deixe de utilizar uma plataforma digital que ofereça diferentes recursos para:
- divulgar eventos na internet;
- facilitar inscrições e vendas de ingressos;
- capturar contatos;
- promover mais engajamento.
5. Ofereça brindes ou realize sorteios
A atenção ao cliente deve estar em foco durante todas as etapas do planejamento, desde a recepção dos convidados até a distribuição de brindes ao final do evento. Além de ocasionar sentimentos positivos, os brindes também funcionam de maneira estratégica, já que os consumidores lembrarão de sua empresa sempre que utilizá-los.
Por isso, se estiver em dúvida, escolha um objeto que possa ser útil no dia a dia, como canetas personalizadas. Agora, caso queira tornar as coisas um pouco mais emocionantes, você também poderá realizar sorteios.
E atenção para nossa dica final: além de utilizar um sistema ERP para otimizar a gestão do seu negócio, utilize-o também para cadastrar clientes e armazenar as principais informações de todos os seus contatos!
Viu como fidelizar clientes utilizando eventos demanda um planejamento bem estruturado? No entanto, essa estratégia gera muitos retornos para a empresa e vale a pena ser implementada periodicamente.
Quer saber como fazer um planejamento estratégico eficiente e garantir um evento de sucesso? Então, confira agora o passo a passo que elaboramos para você!
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Isabella Soares, formada em Publicidade pela PUC Minas, Analista de Marketing no GestãoClick, um software de gestão empresarial que ajuda milhares de empresas a se organizarem e aumentarem suas vendas diariamente.