Eventos são fenômenos, acontecimentos, interações e ações; é a hora de brilhar e criar momentos únicos e memoráveis para seus clientes. Mas como saber se você está realmente encantando, de forma duradoura?
Simples: utilizando a internet a seu favor! Hoje em dia não há maneira mais fácil para descobrir o impacto que você está causando em sua persona do que acompanhar suas redes sociais. Com certeza na hora de planejar o seu evento você não se esqueceu delas, não é mesmo?
Mas atenção, as redes sociais são muito mais que a divulgação do seu evento. Se o seu objetivo é encantar seus participantes, escolha suas armas, arrume seu backstage, monte seu palco e se prepare pois o show vai começar!
Sala de Armas: você não pode escolher todas!
Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, Snapchat, WhatsApp, entre outras… Para saber qual delas escolher e focar na hora de divulgar e acompanhar sua participação em eventos, você deve olhar para seu planejamento e seus objetivos. Cada rede social tem suas particularidades, se conseguir explorá-las de maneira correta o resultado será garantido.
Entretanto, algumas redes sociais como o Snapchat e o Instagram trazem características parecidas e para saber qual das duas usar, você deve verificar onde está seu público e focar seus esforços para atuar nas redes onde sua persona está. Tenha sempre isso em mente e não tenha medo de não utilizar determinada rede social só porque seu concorrente está usando.
O que deve guiar suas escolhas é o seu real objetivo com o evento e onde sua persona atua. Isso garante que você tenha tempo para realizar e planejar suas publicações com foco em resultados.
Em termos práticos: o que pode fazer para ter uma escolha mais assertiva é criar uma ficha técnica, separando as particularidades de cada rede, conferindo como elas atendem aos seus objetivos ou permitem criar ações diferenciadas que façam sua participação no evento crescer aos olhos do seu cliente.
[Inclusive, criamos um e-book em parceria com a mobLee que vai te ajudar nessa tarefa. Confira: Como identificar a linguagem da sua marca nas redes sociais e em eventos. Vale a pena dar uma lida ;) ]
Montando seu palco: It’s Gonna Be Legen…Wait for it… Dary!
Armas escolhidas, está na hora de preparar o cliente para o que está por vir. Para encantar e conseguir atrair o maior número de pessoas para seu estande é preciso pensar em ações que mostrem o valor do evento e quais são os diferenciais que eles estarão perdendo se ficarem de fora.
Segundo a Resultados Digitais estes são alguns motivos para fazer a cobertura online de seu evento:
- Envolver os participantes;
- Conquistar a audiência ausente;
- Melhorar a experiência dos participantes;
- Criar uma comunidade virtual;
- Documentar seu evento.
Com essas vantagens, fica evidente a importância de desempenhar um bom papel em suas redes sociais.
Para conseguir envolver seus participantes, vou deixar algumas dicas de ações que vão te ajudar a causar o que chamo de efeito “Legendary”, aumentando a expectativa de seus clientes sobre o evento e sobre sua empresa, de forma que ele fique ansioso pelo o que está por vir.
Seguindo esse objetivo, seu próximo passo será não descuidar de seu planejamento para que nada saia errado na hora de executar suas ações (e evitando o desapontamento de seus clientes).
Antes de realmente colocar a mão na massa, escolha uma ou duas pessoas de sua equipe que ficaram responsáveis por fazer o gerenciamento de suas redes sociais, agendando conteúdo com antecedência, criando e incentivando o uso de Hashtags, interagindo com seus clientes, respondendo a dúvidas e compartilhando suas opiniões antes, durante e pós evento.
Dessa forma você estará preparado para adaptar sua estratégia conforme a reação de seus participantes otimizando suas campanhas e publicações.
Se for sua primeira vez participando de um evento, use e abuse das informações sobre os palestrantes, ressaltando os ganhos que seu lead terá ao comparecer. Caso não seja um marinheiro de primeira viagem, resgate o material audiovisual que possui de suas outras participações para aproximar seu cliente da experiência e entrar em contato com você.
A dica de ouro é: Saia da caixinha!
Pense em trazer alguma ação ou tecnologia para seu estande que faça você se destacar dos outros concorrentes, mostrando para seu público que você está disponibilizando uma experiência única que o fará aproveitar melhor o evento.
Pense em algo que possa dar vantagens para seus clientes antes mesmo do evento acontecer, com por exemplo um desconto em determinado produto ou serviço para quem fizer um pré-cadastro para participar de sua ação.
Fazendo isso você consegue começar sua captação de leads antes mesmo do evento começar, além de aumentar a presença de pessoas realmente interessadas em seu estande (para que você tenha um exemplo prático de uma ação desse tipo, confira a nossa experiência nos eventos RD On The Road, que nos ajudou a gerar R$1 Milhão de reais em novos contratos 😉 )
Backstage: O Show não pode parar!
Tudo planejado, é hora do show! Seu cliente virá até você com as expectativas que criou ao longo do pré-evento, então esteja preparado. Seu planejamento não pode parar e sua equipe de gerenciamento das redes sociais deve ficar atenta!
Confira o que seus participantes estão fazendo no evento, comente suas publicações e convide-os a comparecer no seu estande, incentive-os a compartilhar fotos do seu estande e de suas ações, faça lives e mostre ao vivo os melhores momentos da sua equipe e clientes durante o evento. Desta forma, você continua a alimentar a sensação de que algo épico está acontecendo em seu estande que seus clientes não podem perder.
Mas atenção! Todo o cuidado é pouco para não acabar floodando suas timelines com conteúdo que não sejam relevantes para seu cliente, ou que acabe tirando a importância de seus melhores momentos.
Uma dica para evitar esse risco é desapegar das postagens permanentes e abusar dos Stories, seja ele do Instagram, Facebook, Whatsapp ou Snapchat. Faça publicações permanentes em suas timelines somente de momentos relevantes e que fazem total sentido para sua estratégia de acordo com o que foi mapeado durante a estruturação do planejamento para o evento.
Não se esqueça de deixar sua equipe preparada para receber os participantes de forma que a captação dos leads seja possível sem que nenhum participante, ou pelos menos uma parcela mínima deles, fique sem o atendimento ou atenção. Essa preparação é extremamente importante, de outra forma, cada ação e esforço gasto até esse momento pode perder valor e impactar negativamente seus resultados.
O show deve continuar!
O evento acabou, você conseguiu uma ótima base de leads e agora? O que fazer pós-evento? Não deixe sua base de leads esfriar, mantenha contato usando o conteúdo que produziu no evento para encaminhar seus leads a outros formatos que o ajudem a se qualificar e descer em seu funil de vendas. Lembre-se manter um cliente é mais barato do que criar um novo.
Use as redes sociais para publicar um resumo dos melhores momentos do evento e utilize os assuntos mais comentados para criar publicações que revivam os temas e discussões com seus clientes.
Lembre-se de responder as dúvidas que ficaram pendentes e não tiveram respostas durante o evento para não deixar nenhum dos seus clientes falando sozinho. Se for uma questão que foi muito recorrente, vale a pena criar uma publicação só para esclarecer essa dúvida, pois além de alcançar um número maior de pessoas acabara gerando mais engajamento entre você e seus clientes.
Se você ainda está em dúvida do que pode fazer, confira 5 novas ferramentas tecnológicas para divulgar seu evento e o Promote.
* Escrito por Ingrid Schwinden, Community Manager da Agência WCK, parceira estratégica de Marketing Digital para pequenas, médias e grandes empresas.