imagem de um dinossauro construindo um site para eventos
Tecnologia em eventos | 7 minutos de leitura

Elementos indispensáveis que seu site de eventos precisa ter

Quer saber quais os oito elementos indispensáveis que seu site de eventos precisa ter? Confira abaixo!


Um website pode melhorar suas chances de vender tickets do seu evento, atrair participantes e captar novos leads. Mas se você não parou para analisar, antes de tudo, o por quê criar um site do seu evento, isso pode ser um desperdício de tempo e de dinheiro.

Sites são mais efetivos quando têm um objetivo primário que, quando mensurados, determinam os resultados positivos e negativos, sucessos e falhas. Sem este objetivo inicial definido, seu site é só um projeto sem significado, cheio de palavras e imagens, independente de quão lindo ele seja.

Pergunte a si mesmo: qual a ação mais importante que alguém vai ter quando acessar o website do seu evento? O que justifica a existência dele? Respondendo a essas perguntas, é hora de construir um site eficiente que supere as necessidades do seu público.

Confira oito dicas importantes na hora de criar um site online e divulgar um site de eventos matador!

1. Conteúdo de Qualidade

Se você disser que o propósito é vender e receber inscrições das pessoas para o seu evento, você está certo. Mas seu evento não é o único que está acontecendo neste momento, então você precisa apresentar elementos que ajudem uma pessoa a tomar uma decisão e escolher o seu evento e não do seu concorrente. E o seu site faz isso?

Fazer com que alguém descubra o evento do seu site já diz que essa pessoa se identifica de alguma forma pelo o que você oferece. Seja por curiosidade ou por interesse. No primeiro acesso ao seu site, garanta que essa pessoa encontre o básico e muito mais.

Por básico, nos referimos às informações como data, horários, local, valores e informações relevantes que tenham a ver com o seu evento e sejam essenciais para o público.

E o que seria muito mais? Informe como condições de clima, acesso e transporte, hospedagem, feedbacks dos eventos anteriores (se houver) e quaisquer informações que possam contribuir com a experiência do seu futuro cliente no evento que você está promovendo.

2. SEO

Não importa o segmento do seu negócio, o SEO é uma excelente ferramenta que vai te ajudar na visibilidade e nas vendas. Conteúdo de qualidade somado ao SEO bem aplicado fará com que você alcance resultados surpreendentes para sua empresa.

Para quem está começando agora no mundo digital, SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que traduzido significa otimização para mecanismos de busca. Se resume em estratégias elaboradas para rankear o seu site e consequentemente seu conteúdo nos sites de busca

Melhorar o SEO da sua empresa não requer investimentos altos. É preciso análise e identificação das palavras-chave do seu negócio, entendimento e técnica para usá-las de forma moderada no seu conteúdo, pois o excesso pode se transformar em punições. A ideia é atrair para o seu negócio, além de organicamente, pessoas que realmente estão interessadas com o seu segmento.

3. CRO

Quando você passa a entender a importância do marketing digital para o futuro de sucesso da sua empresa, é preciso acompanhar os recursos e métricas disponibilizados para atingir esses resultados. Isso inclui CRO. O Conversion Rate Optimization, que traduzido para o português quer dizer otimização da taxa de conversão, é uma taxa que indica a média de quantas pessoas visitaram o seu site e quantas foram de fato convertidas.

No marketing digital, conversão acontece toda vez que um objetivo é alcançado após uma ação com propósito. Digamos que o seu site de eventos tem objetivo de atrair novos inscritos e, assim, gerar leads para futuras vendas. Você cria conteúdos de qualidade e relevância com técnicas de SEO para isso e, assim, atrai de forma orgânica o seu público-alvo que se registra no seu evento. É assim que seus leitores ou visitantes se convertem em leads. E depois, com nutrição em um fluxo de conteúdos específicos e segmentados, podem se tornar futuros clientes.

Para se aprofundar no assunto e otimizar a sua taxa de conversão você deve criar ações baseadas em análises da experiência do usuário no seu site. Isso inclui analisar landing pages, otimizar publicações, qualificar leads entre outras técnicas que devem aumentar suas conversões.

4. Tamanho das Imagens e Vídeos

A imaginação vende, mas o visual vende muito mais. Além de informar e descrever qual a programação do seu evento ou contar como foi a edição anterior, mostre isso para o visitante do seu site. Apresente imagens de relevância e que tenham mensagem embutida para impactar seu lead.

Fotos e vídeos de qualidade e que não frustrem a experiência do seu leitor no site são ótimos gatilhos de persuasão. Mas atente-se para a capacidade do seu site. Isso você saberá com a sua empresa de hospedagem de sites, que oferece planos de hospedagem conforme a necessidade do usuário.

Não permita que o seu futuro lead acesse o seu site e fique impaciente pela demora para carregar vídeos e imagens. Ele pode não voltar mais ali. E você pode acabar perdendo clientes em potencial.

5. Hospedagem de Qualidade

Muita gente não entende a importância de uma hospedagem de site para o seu site. Alguns nem sabem que existe. Em poucas palavras, para lançar um site online você precisa de um domínio e de uma hospedagem. Sem qualquer um desses itens, o seu site não será encontrado na rede. Algumas empresas de hospedagem oferecem planos com registro de domínio grátis.

Hoje é possível encontrar hospedagem de site barata no mercado, com suporte em português e 24/7, além de recursos eficientes para o seu projeto online. Nada que falamos até aqui vai funcionar (SEO, CRO e conteúdo de qualidade) se sua hospedagem não for qualificada para isso.

Na hora de escolher o seu plano, atente-se para a capacidade de armazenamento, quantidade de emails, uptime, segurança, suporte e pesquise qual o histórico da empresa no mercado.

6. Integração com Redes Sociais

Com quais sites você interage apenas por se identificar ou se entreter com a linguagem das redes sociais? É importante que o seu site direcione os seus visitantes para o Facebook e Instagram, por exemplo, para estreitar o relacionamento com sua marca/evento.

Para quem está iniciando o projeto e ainda vai criar um site, é possível encontrar criador de sites que já possibilitam incluir botões das redes sociais com poucos cliques, além de serem responsivos para mobile, considerando que o comportamento das pessoas é consultar redes sociais pelo celular.

7. Canais de Suporte

Depois de descobrir o seu site e chegar até ele, o visitante não tem obrigação de descobrir tudo sobre o seu evento sozinho. Crie um layout amigável no qual um olhar faça ele identificar o que procura ali.
Além disso, ofereça claramente um suporte para tirar dúvidas sobre o seu evento. Muitas vezes somos surpreendidos com contextos e situações que poderíamos ter sido preparados antes, se o visitante tivesse um canal para falar com a sua produção e preparar você para o dia do evento.

8. Testes A/B

Testes A/B permitem você comparar duas versões de um site, uma contra a outra, possibilitando, assim, visualizar na prática qual delas está interagindo mais e gerando mais audiência. Estes testes podem mostrar quais imagens ou palavras convertem mais e tornam o seu visitante em lead ou mesmo o seu lead em cliente.

Já sabe como lançar o seu site de eventos?

Quanto mais fácil você fizer para o usuário do seu site, melhor para você e para os lucros da sua empresa. Não pense que apenas ter um site será suficiente. Utilizando essas técnicas e os insights que teve até aqui podem te levar a descobrir um caminho de sucesso para o seu evento.

Pronto para criar o seu site? A Hostinger é uma empresa de hospedagem de sites com prestígio internacional, com 29 milhões de usuários em mais de 178 países e tem um criador de sites amigável e intuitivo além de oferecer serviços de hospedagem barata. Comece agora mesmo o seu projeto e depois conte pra gente como ficou!


*Este artigo foi realizado em parceria com a filial brasileira da Hostinger, empresa da Lituânia especializada em hospedagem de sites e registro de domínios. No Brasil, a WebLink está associada à marca europeia e oferece praticamente os mesmos serviços.


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