imagem da palavra SEO se transformando em outras coisas que estão ligadas a ela, como número de visitantes, visibilidade e posicionamento no Google
Engajamento em eventos, Tendências em eventos | 7 minutos de leitura

Táticas de conteúdo e SEO para potencializar a eficácia de sites de eventos

Melhore a posição de seu evento no Google para aumentar a venda de ingressos


Se você participou de alguma conferência, meeting, congresso ou colóquio nos últimos meses, deve ter percebido que a maioria deles – principalmente aqueles que realmente te marcaram – possuíam um website próprio. Essas páginas, também chamados de “site de eventos” têm se mostrado muito efetivas dentro de estratégias de venda de ingressos e divulgação de eventos.

Por que esses sites de eventos funcionam? Porque trazem ao possível participante a informação que ele precisa em um formato compatível com a realidade do consumidor atual: facilmente acessível e agradável de consumir.

Além disso, sites de eventos são uma ótima ferramenta de marketing. Associada a algumas táticas de otimização de conteúdo e design, uma página bem construída pode aumentar muito o número de visitantes e de conversões em sua plataforma de venda de ingressos. Quer saber como?

Se você planeja organizar um evento nos próximos meses ou já teve dificuldades de atrair participantes para algum evento via canais digitais, recomendo que leia este conteúdo até o final!

Vamos abordar, principalmente, táticas de SEO e conteúdo que fazem a diferença na hora de criar um site para divulgação de evento. Mas antes de tudo, vamos eliminar de vez o fator gerador de dúvidas.

Devo criar um site para o meu evento?

Criar um site para o seu evento é, hoje, uma das maneiras mais eficazes de divulgá-lo e, consequentemente, converter tráfego online em venda de ingressos.

Por meio de sites de eventos, o usuário não apenas pode realizar sua inscrição online,  como também obter informações sobre conferencistas, programação, grade horária, tempo de duração, dentre outras informações essenciais para garantir uma experiência positiva no evento.

Enquanto CMO de uma produtora de conteúdo, acredito que um canal de comunicação pensado exclusivamente para uma estratégia tende a ser mais preciso, e portanto, mais eficaz do ponto de vista do objetivo final, que, neste caso, seria a venda de ingressos.

Portanto, a menos que seu evento seja uma conferência interna ou algo realmente intimista é importante, sim, que ele tenha um site próprio.

Existem inúmeros argumentos para justificar essa afirmação, dentre eles:

Criar um evento significa criar uma nova marca

Mesmo que uma ou mais marcas estejam envolvidas em sua promoção,  é possível que o público-alvo desse evento simplesmente não tenha interesse em adquirir o produto comercializado pelos organizadores. Por isso, dissociar sua marca do evento pode ser uma opção considerável.

Mas atenção!

Quando falamos em criar uma marca, não basta criar uma nova identidade visual para o seu evento.

É preciso posicioná-lo junto a um novo público-alvo para então, criar uma identidade própria que guiará toda a comunicação do evento – da pré à pós-produção.

Esse argumento já bastaria para justificar a criação de uma nova página, mas se você ainda não foi convencido, vamos em frente.

Clientes sentem-se mais seguros comprando ingressos em sites de evento.

Ao invés de jogá-los diretamente na plataforma de venda de ingressos, pense em proporcionar a seus clientes uma experiência de compra melhor elaborada.

Um website bem construído pode cumprir a função de impressionar positivamente seu público e diminuir o tempo de tomada de decisão para compra do ingresso.

Como fazer isso? Passe credibilidade do início ao fim. O site é mais um mecanismo para mostrar-se sério, confiável e “grande” no seu eixo de atuação.

Finalmente, mas não menos importante,

Um site de evento permite maior liberdade de marketing e comunicação

Se sua marca está organizando um evento, é possível que ela já tenha uma página e redes sociais que funcionam bem dentro dos objetivos estabelecidos.

Se sua página tem uma boa performance evite prejudicá-la incluindo informação alheia ao que o público-alvo já está acostumado.

Esse é outro grande motivo pelo qual grandes empresas criam sites para os seus eventos.

Sites de eventos promovem uma comunicação muito mais direcionada, não fogem do tema central e evitam a “perda de tempo” em esforços com canais inadequados.

Dito isso, vamos entender o que um site de evento precisa para cumprir com a sua função prioritária: potencializar o aumento do número de participantes!

Diferenciais para criação de sites de eventos

Apesar de parecer simples, a criação de sites de eventos exige uma série de hacks e conhecimentos específicos de marketing digital, design e conteúdo.

É importante dizer que conteúdo sozinho não vende ingresso.

E é também muito provável que você precise investir em mídias pagas, e-mail marketing e em outras táticas para complementar sua estratégia e divulgação de evento. Mas, se você pretende incluir um website na estratégia de divulgação de seu evento, esses são alguns aspectos que você deveria considerar:

Conteúdo personalizado

O que é um evento, senão conteúdo vivo?

No universo digital, toda a experiência do usuário é permeada por conteúdo, e por isso, ele merece um cuidado especial em todas as etapas do seu evento.

Não se trata apenas de trabalhar conteúdo em uma página de apresentação, mas de garantir que ela dialogue com suas campanhas em redes sociais, com os disparos de e-mail marketing, com a descrição de evento nos canais de venda e com a sinalização e a comunicação no dia do evento.

No caso do site de evento, a organização do conteúdo e a navegação podem não apenas serem altamente customizadas, como estrategicamente modificadas seguindo o timing das ações, como períodos de inscrição e convite para palestrantes em potencial.

Aqui o conteúdo tem dupla atuação: suprir a necessidade de informação e funcionar como ferramenta de marketing, posicionando o evento nos mecanismos de busca. Esse é o assunto do nosso próximo tópico.

SEO

Acha SEO um saco?

Se eu fosse você, pensaria duas vezes antes de ignorá-lo completamente na sua estratégia de divulgação de eventos.

De fato, SEO pode parecer bem menos “sexy” do que social media quanto se trata de atingir a atenção do seu público-alvo.

Mas há uma razão clara para você não desconsiderá-lo: nem todo mundo que te procura sabe que você existe e, nesse sentido, sua missão é tornar-se facilmente encontrável, mesmo que seu público nunca tenha ouvido falar no nome a sua marca ou evento.

Para que seu evento seja encontrado por aqueles que buscam por ele, algumas práticas de SEO devem ser respeitadas.

Palavras-chave

Selecione palavras-chave que tenham relação com o evento, curso ou conferência oferecido.

Feito isso, pense em criar uma subpágina dentro do site do seu evento para cada palavra-chave.

Por exemplo, se o seu tema está relacionado a “auditoria médica”, é recomendado que você tenha alguma página indexando essa palavra-chave dentro do site do seu evento, sempre relacionando-a à “certificação”, “congresso” ou qualquer outra palavra que possa vir a ser fonte de busca de seus participantes em potencial.

Caso não queira produzir conteúdo, recomendo que otimize o que já tem, incluindo a home da página, que deve deixar muito claro, tanto para visitantes quanto para o Google, do que se trata o seu evento.

Certifique-se de que sua palavras-chave foco se encontra,  ao menos:

  • No título da página
  • Na meta-description
  • Na frase de topo e em, pelo menos, um dos subtítulos (H1 e H2)
  • Nas alt-tags das imagens
  • Na URL da da página do evento

Além disso, considere incluir palavras-chave cauda longa.

Elas permitem uma segmentação ainda maior da audiência pretendida, mesmo que tenham um volume de buscas menor em relação à palavras-chave curtas.

Além disso, palavras-chaves com alto volume de busca nem sempre são a melhor opção: dependendo da densidade da concorrência, elas podem representar uma ameaça e o posicionamento orgânico ficar aquém do esperado.

Para trabalhar palavras-chaves cauda-longa a dica é imaginar exatamente o que sua persona/alvo buscaria na internet.

Por exemplo, se você está organizando um um evento de marketing digital em Florianópolis, ao invés de apostar todas as fichas em “evento de marketing”, poderá considerar trabalhar palavras-chaves como “evento de marketing de conteúdo 2017” ou “evento de marketing digital Florianópolis”.

Entendeu a diferença?

Acessibilidade

Desde 2016, o algoritmo do Google prioriza páginas otimizadas para dispositivos mobile. Portanto, site de eventos que são responsivos têm mais chances de aparecem nas primeiras posições do buscador.

Além disso, 50% da busca orgânica é feita a partir de smartphones em 2017. É, portanto, imperativo para o seu site de eventos ser responsivo.

O que isso significa?

  • Que sua página deve ter design adaptável a dispositivos mobile.
  • Sua página deve carregar rapidamente
  • Sua página não deve utilizar plugins de flash ou conter pop-ups automáticas.
  • Seu site não pode bloqueia imagens, java ou CSS.

Experiência integrada

Finalmente, é sempre bom lembrar que um site de eventos funciona como um cartão de visitas. Pense no evento e no conteúdo e em toda comunicação associada de forma holística

De nada adianta construir uma experiência fantástica se a primeira impressão do visitante sobre o evento for negativa: site lento, não responsivo, sem informações relevantes ou, simplesmente, sem a profundidade necessária para incitar o visitante a avançar no funil de vendas.

Chegamos ao fim. Gostou desses hacks para site de eventos? Compartilhe suas experiências com a mobLee nos comentários.

Caso ainda tenha dúvidas sobre qual a melhor forma de divulgar eventos, recomendo, fortemente, que pense em incluir um website na sua estratégia.

Se quiser saber como conteúdo digital pode te ajudar nessa missão convido-o a conhecer soluções da Gummy. Saiba como podemos potencializar o alcance de seus resultados com eventos.


*Este artigo foi escrito por Beatriz Almeida, CMO da Gummy Conteúdo Digital.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!