computador dando exemplo de como funciona a automação de marketing
Organização de eventos, Tendências em eventos | 4 minutos de leitura

4 tendências da automação de marketing para eventos

Alcance em mídia social, fluxos de nutrição por e-mail, Lead Scoring e recomendações de conteúdo: use a automação de marketing para ter tudo isso nos seus eventos!


De acordo com algumas estimativas, o investimento em softwares de automação de marketing atingirá os 25,1 bilhões de dólares em 2023. Espera-se que esse número aumente nos próximos anos à medida que mais empresas adotem a automação de marketing como kit de ferramentas.

Pergunte a qualquer profissional de marketing bem-sucedido, como promover um produto ou serviço com eficiência e eles dirão que o sucesso começa com a compreensão do público-alvo.

Depois de identificar esse público, a estratégia é fornecer experiências personalizadas aos seus membros.

Mas, há um problema.

Quando seu evento – ou empresa – atende a milhares de participantes – ou clientes – existentes ou potenciais, criar ações exclusivas se torna uma tarefa no mínimo complexa, para não dizer impossível! É aí que entra a automação de marketing.

As plataformas de automação de marketing fornecem aos profissionais a capacidade de criar experiências personalizadas e adaptáveis ​​para clientes existentes e em potencial. Isso acontece em uma escala e nível de eficácia que, de outra forma, seriam impossíveis de alcançar.

A automação de marketing também pode ser usada por produtores de eventos que desejam realizar campanhas de divulgação que envolvam vários canais, por exemplo.

Neste artigo, vamos aprender a aumentar a produtividade e obter melhores resultados em seus eventos, com a ajuda da automação de marketing.

Para isso apresentamos as 4 tendências do marketing automatizado, para você iniciar sua estratégia.

Automação de marketing: 4 tendências que irão impulsionar seus eventos

1. Alcance automatizado em mídia social

Um recente estudo da MarketingSherpa descobriu que 58% dos usuários de mídia social seguem marcas nessas plataformas.

Considerando que mais de 2 bilhões de pessoas usam diversas redes sociais em todo o mundo, isso significa que os profissionais de marketing podem usar as mídias sociais para interagir com um número enorme de clientes em potencial.

As ferramentas que possibilitam a automação da divulgação em redes sociais, permitem que os profissionais de marketing automatizem várias interações que, de outra forma, seriam tediosas para serem concluídas manualmente.

Leia também: Redes sociais para eventos: as 4 mais utilizadas pelos organizadores

Essas interações podem levar os usuários de mídia social a realizar ações como seguir sua marca, visitar o site da sua organização ou assistir um vídeo sobre o evento.

Use o software de automação de marketing para:

  • agendar publicações nos dias e horários que desejar, em todas as redes sociais que usa;
  • monitorar o que estão falando sobre seu evento;
  • acompanhar em tempo real as postagens publicadas em todas as mídias sociais.

2. Fluxos de nutrição personalizado por e-mail marketing

Um fluxo de nutrição de email se comunica com contatos que já estão em um banco de dados.

Com base em regras pré-definidas, os e-mails são acionados com o objetivo de estimular os contatos existentes a avançarem nas etapas do funil de vendas.

Fluxos de trabalho de e-mail já existem há algum tempo, mas fluxos de trabalho integrados que usam outros canais (como anúncios sociais) além de e-mail são um fenômeno mais recente.

3. Lead Scoring e a qualificação do contato

Quais atributos estão associados aos participantes do evento?

Espero que você tenha algum entendimento prático do perfil ideal de cliente, ou seja de sua persona. Para seu evento, isso quer dizer, conhecer seu público.

As ferramentas de automação de marketing são capazes de pontuar os leads de acordo com a proximidade que possuem, com o perfil ideal preestabelecido por sua marca.

O Lead Scoring também considera o comportamento lead em relação aos canais e materiais produzidos pela empresa ou evento. Dessa forma, leads engajados também recebem mais pontos.

Usando cálculos probabilísticos, os softwares de automação podem determinar com segurança quais leads estão mais propensos a converter imediatamente.

O trabalho da equipe de vendas é otimizado, uma vez ela não perde mais tempo entrando em contato com leads que ainda não estão no momento de comprar.

4. Recomendações personalizadas de conteúdo

Empresas digitais como a Amazon e a Netflix demonstraram o quão poderoso o conteúdo personalizado pode ser quando se trata de envolver o público.

A tecnologia de automação de marketing já permite que os profissionais ofereçam conteúdo personalizado aos visitantes do site e tornem o compartilhamento desse material mais fácil e eficaz.

Aposte na criação de experiências

Hoje, os profissionais de marketing têm tecnologias poderosas na ponta dos dedos. Elas possibilitam a criação de experiências “fantásticas” para engajar seus prospects e clientes.

Usando um software de automação de marketing, a equipe de divulgação é capaz de compartilhar mensagens apropriadas com o público-alvo em um grau que seria impossível se não fosse por plataformas integradas e fluxos de trabalho automatizados.

Afinal, os melhores eventos proporcionam aos participantes uma experiência única e personalizada. Entretanto, o que costuma acontecer, é a aparência cada vez menos pessoal à medida que se conquista mais inscritos.

Com a adoção das estratégias que envolvem a automação de marketing, você não perde a capacidade de ser exclusivo, independente do número de participantes do evento.

Você ainda tem dúvidas sobre como aproveitar melhor a tecnologia para atingir as metas de seus eventos? Entre em contato com a LAHAR, um software de automação de marketing robusto com essas e muitas outras funcionalidades. Entre em contato com a nossa equipe e descubra o que podemos fazer por você!


Conteúdo produzido pela equipe de marketing da LAHAR.


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