Eventos de Resultados – Blog da mobLee

Como saber se o evento foi um sucesso indo além das métricas no pós-evento?

Todo organizador deseja que seu evento seja um sucesso. Não apenas deseja, mas foca todos os esforços para que os participantes tenham uma excelente experiência e retornem para a próxima edição. Normalmente, o que caracteriza um evento de sucesso são as métricas pós-evento, como:

Essas informações de fato contribuem para caracterizar um evento de sucesso. Mas como saber se o evento foi um sucesso indo além das métricas?

É possível mensurar o sucesso do evento além das métricas?

Existem várias formas de identificar sucesso no evento, principalmente em relação ao engajamento e experiência dos participantes. Com o aplicativo do evento, conseguimos identificar essas formas, principalmente através da reação do público com:

O sucesso para cada evento é diferente, já que está muito relacionado com as diretrizes e as estratégias de cada edição. Para alguns eventos, o foco e a prioridade é networking entre os participantes, outros é o engajamento e alguns ainda é ter um bom feedback em relação ao conteúdo apresentado na programação.

De certa forma, todos estão atrelados à experiência do participante pré, durante e pós-evento. O importante é conseguir ampliar o conceito de sucesso do evento indo além das métricas.

Isso é fundamental porque normalmente as métricas utilizadas são números isolados que não permitem um grande entendimento de como os participantes estão aproveitando sua experiência no evento e se, de fato, a entrega de valor está sendo satisfatória.

Quando relacionamos o sucesso do evento com a interação e o engajamento do público, as formas citadas acima ajudam a identificar se os participantes estão alcançando uma alta conexão durante essa experiência.

4 formas diferentes de medir o sucesso do evento além das métricas

Vamos entender agora algumas formas práticas de avaliar se um evento conseguiu ter sucesso!

1. Avaliações das palestras e dos palestrantes

As avaliações são ações importantes para conseguir identificar se o conteúdo e os palestrantes escolhidos estão de acordo com a expectativa e o interesse dos participantes.

Além disso, ter a avaliação das atividades é uma forma simples de conseguir pensar nas mudanças para a próxima edição. Quando os participantes avaliam e comentam sobre as palestras e os palestrantes é possível perceber, de forma quantitativa e qualitativa, o que estão achando do evento.

2. Perguntas e respostas nas palestras

As perguntas são uma ótima estratégia para aproximar os participantes dos palestrantes, e mais uma forma de medir o sucesso das ações indo além das métricas tradicionais.

É uma forma de intensificar essa relação e garantir uma experiência diferente aos participantes que, muitas vezes, participam dos eventos com foco no conteúdo que será apresentado e no contato com pessoas influentes e que dominam determinados assuntos.

3. Publicações e interações na timeline

A timeline do aplicativo é um espaço para que os participantes consigam compartilhar fotos ou mensagens sobre a experiência que estão vivenciando durante o evento. Outros participantes, curtindo ou comentando nessas publicações promovem engajamento e interatividade sobre os assuntos do evento.

Além disso, a timeline funciona como um canal de comunicação e permite que os participantes compartilhem feedbacks informais sobre a experiência no evento.

4. Troca de mensagens entre os participantes

O networking entre os participantes e a possibilidade de serem gerados novos relacionamentos e negócios em eventos é sempre algo importante. Permitir que, além dos coffee breaks, os participantes consigam se comunicar e interagir com as outras pessoas que estão evento também.

A ideia é gerar novas conexões, permitir a troca de experiências e ampliar a rede de contatos de quem está buscando essa experiência. Eventos que tem como objetivo principal o networking, essa troca de mensagens é um excelente parâmetro para, além das métricas, caracterizar o sucesso do evento.

Em resumo, conseguimos sim saber se um evento foi um sucesso indo além das métricas. A partir do engajamento, interação e conexão dos participantes com o evento, é possível entender se a proposta de valor foi entregue e se ficaram satisfeitos com a experiência que vivenciaram.