imagem do organizador de eventos utilizando o marketing de conteúdo
Divulgação de eventos, Gestão de eventos | 7 minutos de leitura

Como utilizar o Marketing de Conteúdo para os seus eventos

Saiba como o Marketing de Conteúdo pode fazer a diferença em seus eventos e gerar ainda mais resultados!


Você provavelmente está acostumado a pensar no marketing de conteúdo como uma estratégia para conduzir o cliente do momento em que ele tem o primeiro contato com uma empresa, até a hora da compra (e, depois, na fidelização).

De fato, você não está errado! Mas não se esqueça, também, de tudo que ele pode fazer por sua empresa no meio desse caminho. Inclusive divulgar eventos.

Nesse post, vamos explicar como funciona o Marketing de Conteúdo para eventos e seus vários benefícios. Quer saber mais? Então, boa leitura!

Por que investir em Marketing de Conteúdo para eventos?

Seria muito fácil dizer que é preciso investir em marketing de conteúdo para eventos simplesmente porque é uma alternativa muito mais acessível. Realmente, nem podemos comparar os custos com as estratégias de publicidade tradicionais de divulgação, que incluem anúncios impressos, panfletagem, propagandas de televisão e assim por diante.

Mas nós sabemos que custo não é tudo, e o que realmente importa é a eficácia da estratégia. E, claro, o marketing de conteúdo também “arrasa” nesse quesito.

Incentiva a participação do público

Você sabia que existe uma relação positiva entre marketing de conteúdo para eventos (desde que bem executado) e a quantidade de pessoas que efetivamente comparece ao local?

A maioria dos consumidores não quer comprar sem, antes, conhecer bem o produto. E essa mesma tendência ocorre em várias outras situações. Assim, muitas pessoas também não querem sair de casa sem ter a certeza de que o evento vai valer a pena.

Levando em consideração essa tendência, o marketing de conteúdo é a solução perfeita, pois oferece uma forma simples e direta de informar ao público o que eles podem esperar do seu evento. Faça da maneira certa e você vai gerar interesse o suficiente para convencer as pessoas a participar.

Atrai a cobertura da mídia

Mas o marketing de conteúdo não atrai apenas participantes. Ele também pode ser usado para despertar a atenção de veículos de mídia. Esses veículos, por sua vez, vão mencionar seu evento e divulgá-lo para todo um novo círculo de pessoas.

Torna-se um histórico positivo do evento

Quando pensamos em eventos que ocorrem periodicamente, o marketing de conteúdo acaba se tornando um registro das edições anteriores. Assim, ele forma um histórico do evento, destacando suas melhores qualidades e sua evolução ao longo do tempo.

Como fazer Marketing de Conteúdo para eventos?

Um erro comum é executar uma estratégia de marketing digital de maneira genérica. Em outras palavras, a estratégia usada para divulgar o evento não tem nenhuma diferença em relação à estratégia de venda de um produto. Infelizmente, se você executar o marketing de conteúdo de forma “mais ou menos”, só vai conseguir resultados “mais ou menos”.

Para ter resultados excelentes, você precisa, antes de mais nada, traçar uma estratégia focada na divulgação do evento. Vamos apresentar algumas dicas para avançar nesse caminho.

1. Defina com quem está falando

Quem é o público-alvo da ação de marketing? Ou, nesse caso, qual é o perfil do participante do evento? Da mesma maneira que você definiria uma buyer persona, no caso do marketing de conteúdo com foco em vendas, também é preciso definir uma persona no marketing de conteúdo para eventos.

2. Trace a história

Se você quer atrair atenção para um evento, precisa de uma história que seja capaz de engajar as pessoas. Existem várias formas de fazer isso:

  • Mostrando um pouco dos bastidores, da organização do evento
  • Criando um clima de antecipação pelos convidados e atividades que haverá no local
  • Destacando a exclusividade do evento, no sentido de que nem todos poderão ter acesso a essa experiência
  • Contando casos reais e curiosos que aconteceram em edições anteriores do evento

É claro que essa história deve estar alinhada com o perfil do evento. Uma feira industrial e uma feira de entretenimento, por exemplo, vão contar histórias diferentes para engajar seu público.

3. Traga a prova social

Se o evento é realizado com regularidade, as edições anteriores podem servir como prova social. Então, você pode criar conteúdo focando no que já aconteceu nesse evento. Dessa maneira, você elimina algumas possíveis objeções à participação.

Para isso, basta produzir conteúdo a partir de declarações reais de pessoas que participaram das edições anteriores. Lembre-se de que a opinião de um participante é vista como neutra, imparcial — e, portanto, confiável. Ela tende a ter mais peso do que a opinião dos próprios organizadores que, é claro, sempre vão defender o evento.

4. Apresente uma proposta de valor

A melhor maneira de convencer as pessoas a participar de um evento é demonstrando que essa ação vai trazer benefícios a elas, agregar valor à sua vida.

Então, na hora de produzir conteúdo, tente responder a duas perguntas essenciais. O que os participantes vão encontrar nesse evento que não poderiam obter em outro lugar? E, principalmente, como esse evento vai oferecer a eles uma experiência que resolve seus problemas ou atende seus desejos?

5. Utilize diferentes formas de conteúdo

Quando falamos em marketing de conteúdo para eventos, as pessoas logo pensam em blogs e artigos. Mas, na realidade, essa é uma situação em que formas alternativas de conteúdo — acima de tudo, as mais visuais — trazem melhor resultado.

Então, invista em vídeos e fotos do evento. Aproveite a força desses dois formatos para explorar diferentes canais de contato com a sua audiência, como o YouTube e o Instagram.

Outra boa opção é promover podcasts, especialmente se você puder entrevistar alguns dos “convidados especiais” do evento. Por exemplo, se vai haver um palestrante, esse pode dar uma breve entrevista, apresentando mais superficialmente os temas que vai abordar em sua apresentação.

6. Monitore o engajamento

Isso é muito importante. Métricas de engajamento com o conteúdo são uma pista confiável para a adesão ao evento. Isto é, se o engajamento estiver abaixo do esperado, provavelmente haverá um reflexo direto na participação no dia do evento.

As principais métricas adotadas para monitorar engajamento são a quantidade de compartilhamentos e de respostas a cada um dos conteúdos publicados. Tenha em mente que, a partir da análise dos resultados individuais obtidos por cada conteúdo produzido, você pode reajustar o seu plano de marketing.

7. Não abandone a estratégia após o evento

O dia do evento chegou e foi tudo um sucesso. Logo em seguida, você abandona toda a estratégia de marketing de conteúdo que vinha conduzindo até então. Infelizmente, isso não poderia estar mais errado.

De fato, este é o momento em que você tem uma oportunidade única de usar o conteúdo para reforçar o sucesso e gerar interesse nos próximos eventos. Portanto, mesmo após o final do evento, é importante continuar produzindo conteúdo.

O que muda, nesse momento, é apenas o enfoque. Você pode, por exemplo, destacar os momentos mais importantes do evento que acabou, ou apresentar algumas das pessoas que participaram e sua opinião sobre a experiência.

8. Invista em listas específicas de e-mail marketing

Quando um possível interessado se inscreve em uma lista específica de e-mail marketing para o evento, ele está simplesmente dando a você permissão para informá-lo sobre todas as novidades. Portanto, o seu website precisa convidar os visitantes a entrar em uma lista com essa finalidade.

Mas conseguir as inscrições é apenas o primeiro passo; é necessário, também, conduzir o envio de conteúdo adequadamente. Afinal de contas, os membros dessa lista são as pessoas mais predispostas a efetivamente comparecer ao evento, além de tornarem-se divulgadoras ativas.

Nossa dica é que você tome cuidado com a frequência, dias e horários de envio das mensagens. Assim, você garante o máximo de visualização aos e-mails disparados na lista.

9. Faça parcerias

Marketing de conteúdo para eventos se beneficia muito de parcerias. Se você puder publicar conteúdo em outros sites, blogs, perfis de redes sociais e canais do YouTube, vai atingir uma audiência nova. O segredo para que essa estratégia tenha sucesso é escolher parceiros cuja audiência tenha o perfil adequado. Isto é, que apresente motivos para ter interesse no evento que você está divulgando.

10. Seja consistente

No meio da organização de um evento, não é difícil imaginar que o marketing de conteúdo fique em segundo plano e, até mesmo, esquecido em alguns momentos. O problema é que a falta de consistência impede que ele atinja seu pleno potencial. Por exemplo, se você não mantém a regularidade na publicação dos conteúdos, sua audiência para de visitar o blog (ou outros canais) para ver novidades. Não é de espantar que, com isso, eles também se esqueçam do evento.

Para impedir que isso aconteça, determine um calendário editorial e comprometa-se com ele. E se a sua equipe interna estiver muito ocupada com os aspectos mais práticos da organização do evento — como escolher fornecedores, por exemplo — e não tiver tempo para conduzir as ações de marketing de conteúdo pessoalmente? Bem, nesse caso, você sempre pode trabalhar com uma agência.

Essas foram nossas 10 dicas para utilizar o Marketing de Conteúdo para eventos da sua empresa. Porém, é claro que o assunto não acabou aqui! Se você quiser aprender ainda mais sobre o assunto, a confira este post completo dedicado a trazer um Guia para Iniciantes no Marketing de Conteúdo para eventos. Você não pode perder!


*Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.


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