imagem de uma pessoa segurando o aplicativo do evento CONCARH
Cases de Sucesso de eventos, Engajamento em eventos | 5 minutos de leitura

case de sucesso – CONCARH

Facilite a logística do seu evento e engaje participantes, expositores e palestrantes


O Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas é o maior evento de interação entre profissionais de recursos humanos e de líderes organizacionais que se reúnem para debater situações relevantes para o setor. O evento, promovido em 2017 pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Santa Catarina (ABRH-SC), desafiou os participantes a refletirem sobre os motivos que levam as pessoas a se movimentarem e transformarem a si mesmos, as organizações e o mundo.

A feira contou um espaço onde estavam expostas diversas opções de serviços e produtos focados na área de gestão de pessoas e para facilitar a comunicação, foi utilizada a solução da mobLee, aumentando ainda mais o engajamento entre participantes, expositores e palestrantes, obtendo resultados surpreendentes. Quer saber mais? Dá uma olhada nos dados que temos a seguir!

793

Número de downloads

395

Total de posts

5002

Total de likes

Paulo Sérgio de Souza Correa

presidente seccional da ABRH-SC

Divulgação

Um dos principais objetivos da CONCARH com o aplicativo da mobLee era melhorar a interação e a experiência dos congressistas antes, durante e pós-evento. Por isso, o aplicativo foi customizado com dois meses de antecedência e logo após sua publicação, os organizadores já divulgaram aos participantes em newsletter, emails, whatsapp e redes sociais. Assim, antes mesmo do evento começar, muitos participantes já haviam sido informados sobre o aplicativo e seus benefícios.

Esperávamos receber mais contribuições como críticas e sugestões para podermos melhorar nossos próximos eventos.

Paulo Sérgio de Souza Correa

presidente seccional da ABRH-SC

Ações

Pré-evento

As altas taxas de adoção (downloads do app) são reflexo das ações de marketing do app pré-evento. Além de uma divulgação consistente e uma estratégia bem definida, a organização sorteou através do aplicativo três passaportes para participar do evento, incentivando ainda mais os downloads e a interação dentro do app.

Durante o evento

No início do evento e antes de qualquer atividade, a organização avisava sobre o app e incentivava os participantes a baixarem para interagir e usufruir dos seus benefícios.

A timeline do aplicativo foi utilizada para compartilhar notícias, informações (horários, início de palestras, mapa do evento, etc), dicas de como aproveitar melhor os dias do congresso, fotos, sorteios de expositores e mensagens, incentivando ainda mais o networking< e a integração.

Além disso, no início de cada palestra, o apresentador avisava que era possível fazer perguntas através do aplicativo e que, no final de cada atividade, elas apareceriam em um telão. A plataforma facilitou a gestão das perguntas enviadas aos palestrantes.
Mesmo quando não era possível responder todas as perguntas, o app possibilitou que o palestrante as respondesse depois, na própria sessão de perguntas do app.

Pós-evento

Com o aplicativo, foi muito mais fácil coletar o feedback dos congressistas após o término das atividades. Afinal, os participantes eram informados do questionário no aplicaitivo logo após o encerramento.

Em relação à pesquisa geral do ano anterior (2016), o número de participantes que responderam a pesquisa foi muito maior. Aos que responderam o questionário de feedback, foi sorteado um passaporte para participar da CONCARH 2018.

Engajamento

Um dos principais objetivos da organização do evento era a necessidade de criar novos canais facilitadores de networking, permitindo que seus participantes se encontrassem e se conectassem de maneira cada vez mais rápida, prática e efetiva. Afinal, o networking já é um dos principais motivos, senão o principal motivo, pelo qual a maioria das pessoas vai a eventos.

Por isso, o aplicativo foi utilizado visando aumentar as oportunidades de interação entre os participantes. Além de notificações estimulando seu uso, o participante que mais interagiu no aplicativo do evento ganhou um passaporte para o CONCARH 2018.

Foi a forma mais prática de acessar as informações do CONCARH. E além disso, aproveitei para descobrir amigos que estavam lá, facilitou reencontros também.

Natercia Dutra Prezoto

congressista que mais interagiu no aplicativo


O design da ferramenta é ótimo, o que facilitou a interação com o público do CONCARH 2017 antes, durante e pós evento, resultando numa experiência incrível entre ABRH-SC e congressistas. Os participantes tinham acesso a todas as informações do evento em tempo real, na palma da mão, além de estarem livres para compartilhar suas opiniões, momentos e poder ampliar sua rede de contatos.

Bruna Ranguetti

assistente de comunicação e marketing da ABRH-SC

Publicidade

No app da CONCARH foi possível apresentar um banner rotativo da cota máxima de patrocínio e banners de rodapé destacando a marca do patrocinador.

Outras soluções de publicidade móvel integram-se aos próprios recursos do aplicativo, tornando-as funcionais. É o caso das listas de expositores. Nela, cada expositor tinha própria página no aplicativo, podendo conter imagem, descrição, eventos associados e links externos.

Resultados

Mais de 2.200 pessoas participaram do evento, entre participantes, palestrantes, expositores e organizadores. Com o aplicativo como principal fonte de comunicação, foi possível superar as expectativas do evento.

Uma das principais funcionalidades utilizadas pelos participantes foi timeline do evento que possibilitou o acompanhamento de notícias como um todo, desde a programação até possíveis ações de expositores, além de banners no app dando uma maior visibilidade aos patrocinadores do evento.

Além do aplicativo, a mobLee também disponibiliza uma plataforma online personalizável que possibilita a organização a acessá-la em tempo real. Essa ambiente virtual permitiu aos organizadores enviar notificações in push que alertavam aos congressistas sobre possíveis alterações na agenda e ações durante o evento.

Por isso, a constante divulgação resultou em um evento com um nível de engajamento altíssimo, tornando a comunicação mais fácil e eficaz.

Benefícios

  • Lista de palestrantes, expositores e participantes
  • Maior visibilidade aos patrocinadores
  • Centralização de dados e informações
  • Timeline própria do evento
  • Gestão do app em tempo real
  • Fortalecimento da cultura e valores do evento
  • Mais networking
  • Notificações
  • Dados mais ágeis e eficazes

Quer baixar o nosso case de sucesso completo? Clique no botão abaixo!

Baixar o conteúdo completo

Interessado em conhecer mais sobre as soluções da mobLee e saber como podemos ajudar seus eventos?

Quero melhorar meus eventos


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!