imagem de uma árvore sendo segurada por uma pessoa em suas mãos
Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Alternativas para driblar gastos supérfluos e custos com resíduos, tornando seu evento mais sustentável

Descubra como diminuir os gastos e tornar o seu evento sustentável


Não existem estimativas oficiais sobre a % ou valor financeiro do desperdício em eventos, mas sabemos que os orçamentos estão cada vez mais enxutos, portando evitar gastos desnecessários e supérfluos deve fazer parte do planejamento de eventos de qualquer porte.

O desperdício está em tudo aquilo que é produzido e não é utilizado, e naquilo que é esbanjado, ou seja, recursos usados que excedem o que é realmente necessário. Além de todo o dinheiro investido na produção desses materiais, pode colocar na conta o tempo das pessoas para produzir o que não foi utilizado.

Outros desperdícios podem não ser notados visualmente, mas não passam despercebidos pelo bolso. São os gastos desnecessários com água, energia e combustível.

Mas ainda há outro problema gerado pelo desperdício, o “lixo”.  Esse sim, é um dos impactos mais visíveis durante a montagem, a realização e após os eventos. Contratar caçambas de lixo e destinar todo o material para o aterro sanitário, não é a solução mais econômica e nem atende mais a atual legislação.

Desde 2010,  a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)  exige que os grandes geradores de resíduos, como grandes feiras, convenções, shows, enviem somente o que é considerado “rejeito” para os aterros sanitários.

Existem alternativas para reduzir o desperdício e para fazer um gerenciamento de resíduos eficaz, que vão ajudar a tornar seu evento mais sustentável e atrativo. A adoção dessas ações aproxima patrocinadores que estão com itens de sustentabilidade cada vez mais incorporadas nas contrapartidas exigidas. Além de mostrar o comprometimento da organização e das marcas associadas com a conservação ambiental e o desenvolvimento econômico e social.

A seguir, listamos algumas alternativas para ajudar você nessa jornada contra o desperdício e para um gerenciamento eficaz dos resíduos:

Identifique as principais fontes de desperdício:

Esse trabalho é para um time multidisciplinar. Convoque a equipe da organização, limpeza, produção, clientes, parceiros, o pessoal da alimentação, e até consulte seu público e peça para as pessoas levantarem o que viram de desperdício. Aprenda com os eventos realizados, compare as contas de energia e água. Levante as fontes de desperdício e priorize quais você pode atacar.

Checando as alternativas

Descartáveis ou reutilizáveis?

Prefira sempre os utensílios reutilizáveis, ou seja o copo de vidro, a caneca plástica, ou ainda copos de plástico resistentes que podem ser reutilizados. A opção vai depender do tipo e dimensão do evento. Em um stand em uma feira, é mais fácil utilizar copos de vidro. Em uma convenção, uma caneca plástica ou uma pequena garrafa individual de vidro com o logo da empresa patrocinadora do evento pode ser tornar um brinde simpático e bastante ecológico.

Quando o uso do descartável for realmente necessário, disponibilize uma caneta marcadora para cada um registrar seu nome no copo, estimule as pessoas a usarem somente o necessário e disponibilize coletores somente para os materiais descartáveis.

Garrafinhas de água e sucos em caixinha?

Opte por oferecer bebidas em embalagens a granel. Como disponibilizar bebedouros, água filtrada ou água mineral em galões e sucos em embalagens grandes ou jarras que possam ser servidos em copos.

Energia

Sempre que possível, privilegie locais com uma boa iluminação natural e com sistemas de refrigeração de ar eficientes do ponto de vista energético. Utilize também lâmpadas eficientes na iluminação dos locais e stands, as lâmpadas LED são 80% mais econômicas do que uma lâmpada incandescente e 30% mais econômicas do que a fluorescente. São mais caras, mas no longo prazo  os custos são compensados pela economia de energia. Lembre-se de procurar lâmpadas LED com garantia.

Brindes

Todos gostam de brindes, mas de brindes úteis. Caso contrário serão mais uma fonte de desperdício e resíduo. Eles podem, ainda,  ser um incentivo para atitudes sustentáveis, como sementes, mudas, sacolas retornáveis. Preste atenção na quantidade de embalagem que envolve o brinde, se elas não são reutilizáveis, serão transformadas rapidamente em mais resíduo.

Cenografia

Priorize materiais e equipamentos que possam ser reutilizados. Materiais com comunicação que precisam ser descartados após o evento, devem ser feitos em materiais recicláveis, como lonas e tecidos, por exemplo.

O que fazer com o lixo gerado?

Existem alternativas mais econômicas e sustentáveis do que colocar tudo o que restou em um evento na caçamba de lixo.

Primeiro, porque nem tudo é realmente lixo. Praticamente todos os resíduos gerados num evento são potencialmente recicláveis ou compostáveis, porém infelizmente a grande maioria dos eventos ainda destinam seus resíduos ao aterro sanitário.

Segundo, porque fazer a coleta seletiva e a triagem do material no próprio local, separando o que pode ser reciclável, diminui os gastos com as caçambas de rejeito e taxas de aterro sanitário.

SE-PA-RE

Tenha coletores espalhados pelo evento. Disponibilize 2 coletores, um para “Recicláveis” e outro para “Não-Recicláveis”, e na área de preparo de alimentos, além destes, disponibilize um somente para “Orgânicos”. É importante que os coletores estejam identificados e que a equipe da organização saiba orientar o que deve ser colocado em cada coletor.

O ideal é usar sacos pretos nos coletores de Não Recicláveis e sacos transparentes nos coletores de Recicláveis. Isso vai tornar a triagem dos materiais mais eficiente.

Triagem e Reciclagem

Uma área do evento pode ser destinada para a triagem dos materiais. Quando esse processo é feito  já no local do evento, o %de material destinado para a reciclagem é maior. Aqui serão separados o alumínio, o plástico, o papelão, o vidro, para que cada material possa ser reinserido na cadeia produtiva. E somente o que é realmente Rejeito será destinado para o aterro sanitário.

Compostagem

Os resíduos orgânicos podem ser compostados e transformados em adubo. Há várias técnicas de compostagem como minhocários, leiras e até equipamento. Dependendo da duração do evento, o processo de compostagem pode não ser concluído, mesmo assim, incentivamos a montagem do processo in loco como ação educativa, para que os participantes do evento conheçam as técnicas e sejam incentivados a praticar em suas casas.

Adotar todas essas ações já no próximo evento seria excelente, mas ir testando e adotando aos poucos também é válido. Conheça o movimento Sou Resíduo Zero, um programa de não geração e gerenciamento de resíduos que pode ser implementado no seu evento com o suporte da Eccaplan.


*Artigo escrito por Aline Rocha, da Eccaplan.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!