imagem de várias pessoas segurando livros sobre eventos
Gestão de eventos, Organização de eventos | 6 minutos de leitura

16 livros que todo organizador de eventos não pode deixar de ler

Separamos os melhores nomes para você, que está organizando um evento, alcançar o sucesso esperado!


Planejamento e organização de eventos são atividades que vêm apresentando crescimento constante em todo o mundo, conquistando espaço no meio corporativo e se tornando essencial à vida econômica das empresas. O organizador portanto, deve estar atento às novidades e tendências, garantindo a melhor experiência dos seus participantes. Por isso, surge a necessidade de profissionalização e de estudos especializados na área. Mas entre tantas responsabilidades que o planejamento de um evento pode ter, toda ajuda é sempre bem-vinda para o organizador.

Por isso, separamos alguns livros com dicas valiosas que vão expandir seus conhecimentos sobre planejamento e organização. Afinal, um grande organizador de eventos deve estar preparado para enriquecer as relações com seus participantes. São 16 livros que podem te ajudar no planejamento e nas estratégias de um evento, confira!

Organização de Eventos – Teoria e Prática

Maria Cecília Giacaglia

imagem do livro Organização de Eventos – Teoria e Prática

Esse livro oferece uma visão teórica geral sobre eventos, analisando as vantagens e desvantagens da contratação de empresas especializadas na organização. Além disso, ele apresenta diferentes tipos de eventos, seus objetivos e, principalmente, mostra o passo a passo de como planejar e organizar eventos.

Organização de eventos: procedimentos e técnicas

Marlene Matias

imagem do livro Organização de eventos- procedimentos e técnicas

O livro apresenta a evolução dos eventos e sua contextualização no turismo atual, mostrando também o surgimento o turismo em eventos, assim como vários conceitos e estratégias para o desenvolvimento da atividade, envolvendo aspectos teóricos e práticos para seu planejamento e organização.

Organização de Eventos – Manual para Planejamento e Execução

Cleuza G. Gimenes Cesca

imagem do livro Organização de Eventos – Manual para Planejamento e Execução

A organização de eventos contribui para a divulgação e consolidação da imagem institucional e comercial de uma empresa. Desse modo, é essencial que ela seja exercida por profissionais vinculados à área de relações públicas, e não por meros curiosos. O livro te mostra como escolher o evento adequado para o seu público, a elaboração detalhada do projeto e minúcias operacionais.

Planejamento Estratégico de Eventos. Como Organizar Um Plano Estratégico Para Eventos

Helio Afonso Braga de Paiva, Marcos Fava Neves

imagem do livro Planejamento Estratégico de Eventos. Como Organizar Um Plano Estratégico Para Eventos

A obra apresenta um roteiro para estudo ou aplicação do processo de planejamento estratégico em eventos, oferecendo exemplos de ações fundamentadas em teorias apresentadas e contextualizadas em um processo de planejamento estratégico de eventos para o Brasil. Além disso, traz teorias em uma estrutura que pode ser utilizada como livro-texto ou manual para realização de processo de planejamento estratégico em empresas de evento.

Manual de Organização de Eventos. Planejamento e Operacionalização

Luiz Carlos Zanella

imagem do livro Manual de Organização de Eventos. Planejamento e Operacionalização

Este livro contribui na organização de um evento e superar a expectativa dos participantes, apresentando procedimentos, alternativas e soluções práticas. Ele também inclui modelos / simulações / ilustrações de eventos sociais, esportivos, culturais, gastronômicos, comerciais e outros cerimoniais e atos comemorativos.

Gestão Estratégica de Eventos. Teoria, Prática, Casos e Atividades

Maria Cecília Giacaglia

imagem do livro Gestão Estratégica de Eventos. Teoria, Prática, Casos e Atividades

O livro propõe ferramentas para a gestão da área de eventos, considerando-os de forma integrada à estratégia das empresas. Contribui, portanto, para a valorização do setor de eventos e seus gestores, mostrando que essa atividade é cada vez mais necessária e importante para as empresas.

Eventos – Como Criar, Estruturar e Captar Recursos

Maria Cecília Giacaglia

imagem do livro Eventos – Como Criar, Estruturar e Captar Recursos

Essa obra oferece subsídios na geração, estruturação e venda de projetos de eventos, apresentando, além da teoria pertinente, casos ilustrativos e informações de ordem prática. Ao final de cada capítulo há atividades para que o leitor verifique o que ocorre na prática diária e se mantenha atualizado.

Marketing de Eventos. Como Promover com Sucesso Eventos, Festivais, Convenções e Exposições

Leonard H. Hoyle Júnior

imagem do livro Marketing de Eventos. Como Promover com Sucesso Eventos, Festivais, Convenções e Exposições

Ao utilizar as mais recentes informações sobre marketing cyber-eventos (e-commerce de eventos), o livro mostra ao leitor como usar fácil e eficazmente as últimas tecnologias para atingir o mercado-alvo de evento, ou seja, fornece as ferramentas que você necessitará para aumentar rapidamente seu sucesso. As funções componentes do marketing são exploradas, sendo elas: mídia impressa e eletrônica, dinâmica de grupo, relações públicas, promoção, propaganda, vendas e merchandising, patrocínio, celebrações especiais.

Patrocínio a Eventos – A Sinergia da Comunicação Integrada de Marketing

Rosana Zan

imagem do livro Patrocínio a Eventos – A Sinergia da Comunicação Integrada de Marketing

A abordagem proposta neste livro aponta caminhos seguros para que os investimentos se traduzam em fortalecimento de imagem para as organizações. Aliado aos conceitos e teorias apresentadas, pode-se ter contato direto com a prática, por meio de uma série de exemplos e seus resultados.

Planejamento e Organização de Eventos

Maria José Alves Mendonça, Juliana Gutierres Penna Almendros Perozin

imagem do livro Planejamento e Organização de Eventos

Esta obra dá um panorama do setor de eventos, abordando seu contexto histórico, sua evolução e sua amplitude, bem como definir os objetivos, as estratégias, os recursos, o orçamento e suas fases (pré-evento, durante o evento e pós-evento). Trata do espaço físico e das datas para a realização de eventos, com exemplos de fluxogramas e cronogramas, explicando os princípios de cerimonial, protocolo e etiqueta. Ao final de cada capítulo, há exercícios práticos e de pesquisa.

Organização de Eventos

Carmem Zitta

imagem do livro Organização de Eventos

O livro fornece técnicas utilizadas para organização dos mais diversos eventos, apresentando as regras, os meios e os procedimentos utilizados para a realização desses eventos. A autora fornece dicas, público-alvo, duração e cuidados necessários para o sucesso do evento.

Eventos: Planejamento, organização e mercados

Tony Rogers, Vanessa Martin

imagem do livro Eventos- Planejamento, organização e mercados

Este livro descreve o cenário e estrutura básica do turismo, dos eventos e do Convention & Visitors Bureau, citando as características dos principais parceiros e associações da área; os principais conceitos do marketing, do marketing de destinos e do planejamento de congressos e conferências (com visão gerencial e prática). Explica também sobre os aspectos da negociação e da inovação de produtos turísticos e de eventos focados para os clientes, bem como as tendências globais (sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, procurement, ROI etc.).

Administração de Eventos

Alexandre Shigunov Neto, Viktor Shigunov

imagem do livro Administração de Eventos

A tarefa de gerir um evento vai muito além do seu período de duração. Os Jogos Olímpicos, para o público, duram duas semanas. No entanto, para os organizadores e competidores, é um trabalho de 8 ou 12 anos, que se inicia quando uma cidade decide candidatar-se a sediar o evento e segue até que ele se concretize. Mesmo depois da cerimônia de encerramento, ainda há trabalho a fazer. Também um congresso científico, que ocorre em poucos dias, normalmente, requer cerca de dois anos de organização. Este livro trata sobre como empreendimentos como esses, dada a sua importância, tornaram-se atividades que devem ser desempenhadas dentro dos mais elevados padrões de profissionalismo.

Fundamentos em Técnicas de Eventos

Lurdes Oliveira Dorta

imagem do livro Fundamentos em Técnicas de Eventos

Este livro trata das principais ações que devem ser tomadas durante todas as fases do evento, de forma a evitar os efeitos negativos da falta de planejamento. São abordados os aspectos conceituais e estruturais, bem como os componentes clássicos na organização de eventos e os cuidados básicos com a gestão, controle e avaliação, os setores e processos que merecem atenção para que o participante do evento sinta-se feliz e satisfeito.

Eventos

Waldyr Gutierrez Fortes, Mariângela Benine Ramos da Silva

imagem do livro Eventos

Este livro apresenta um roteiro abordando a técnica de planejar e organizar eventos. Baseados em décadas de experiência e utilizando uma linguagem didática, os autores mostram como otimizar os eventos com clareza de objetivos, sem desperdício de recursos e energia e, principalmente, focando no detalhamento dos passos envolvidos e nas decisões a tomar.

O Poder do Marketing de Exposições

Barry Siskind

imagem do livro O Poder do Marketing de Exposições

‘O poder do marketing de exposições’ é um guia teórico-prático para execução de um evento que, além de não gerar surpresas desagradáveis, precisa atingir metas e cumprir com os objetivos traçados. O livro aborda cálculos orçamentários de projeto e produção, frete e transporte, organização espacial do estande, custos com mídia, funcionários e hospedagem. Estabelece formas de definir o público que se deseja impactar e a escolha do evento ideal. Instrui acerca da melhor tecnologia a ser instalada no estande, fundo musical e experiências sensoriais, confecção de convites e redação de matérias para divulgação. Por fim, explica as diferentes formas de treinamento do pessoal responsável e a melhor forma de abordar os clientes.

Materiais digitais

Nós aqui da mobLee fazemos muitos materiais para organizadores de eventos corporativos, feiras, congressos e viagens de incentivo. No botão abaixo, você pode acessar nossos materiais gratuitos e baixá-los, para ler quando quiser!
Quer acessar os materiais gratuitos
E aí? O que achou do post? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!