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Gamificação nas empresas: 5 dicas para começar agora!

Você conhece o conceito de Gamificação? Também conhecida como gamification, essa é uma estratégia de interação através de games que vem crescendo muito no Brasil. A ferramenta de gamificação nas empresas já virou febre no mercado corporativo, sendo muito utilizada pelas empresas em treinamentos e eventos em geral.

Já parou para pensar em como somos facilmente envolvidos por jogos? Basta observar ao seu redor por alguns instantes. Os games têm o poder de capturar a atenção humana em um estado de imersão total em seu conteúdo. Por isso, a gamificação nas empresas têm funcionado tão bem.

Importância de implantar a gamificação nas empresas

Ao apostar em uma dinâmica de jogos como seu principal fundamento, a ação de gamificação estimula o engajamento do público com a marca, além de levar conhecimento e informação para os seus participantes de uma maneira lúdica e criativa.

Além disso, a estratégia também é muito eficaz para estreitar relacionamentos e desenvolver habilidades individuais da sua equipe.

A tecnologia tem se mostrado como principal aliada desse processo, sendo fundamental para a implementação dessas práticas em eventos. Isso porque, aliada a aplicativos ou plataformas de realidade virtual, a ação gera resultados ainda melhores.

Que tal inovar em suas próximas ações e investir em práticas de gamificação? Listamos 5 alternativas criativas que você pode implementar agora mesmo. Confira abaixo!

1. Gincanas

Forme equipes, motive os seus participantes e proponha desafios inspiradores. Esses são os ingredientes necessários para fazer da sua gincana uma receita de sucesso quando o assunto é gamificação nas empresas.

Tradicional e muito divertida, a gincana envolve jogos variados, caça ao tesouro, concursos e demais competições em grupo. Ao final de todas as atividades, ganha o time que tiver o melhor desempenho na somatória de todas as modalidades.

Ao contrário do que se acredita, uma gincana pode acontecer em qualquer lugar, sendo uma potente ferramenta de atração para o seu evento. Basta disposição e muita criatividade. Através dessa dinâmica é possível promover a interação entre os participantes, estabelecer laços e difundir conhecimento de forma lúdica e criativa.

2. Board Games

Versão avançada dos jogos de tabuleiro, o Board Game já está consolidado no mercado de games no Brasil e vem ganhado cada vez mais espaço na indústria. Afinal, quem nunca passou horas em uma batalha espacial ou até mesmo tentando dominar uma cidade fictícia?

Misturando o estilo dos videogames com o formato dos já consagrados jogos de tabuleiro, essa é uma excelente opção para atrair a atenção dos participantes do seu evento. Apesar de ser enquadrado como uma subcultura nerd, o jogo tem vários admiradores e oferece uma oportunidade única de interação entre os seus jogadores.

3. Role Play

O Role Play é um jogo onde os seus participantes encenam diferentes papéis em uma espécie de dramatização da realidade. Para jogar são necessárias duas ou mais pessoas que precisam usar de toda a sua criatividade para solucionar um problema ou situação proposta.

É necessário que uma pessoa atue como facilitador para distribuir os papéis de cada participante, estabelecer as regras e delimitar o espaço e tempo do jogo.  A espontaneidade e o improviso são fundamentais para que o jogo funcione corretamente.

As técnicas do Role Play são muito usadas dentro das grandes corporações, sejam em dinâmicas, treinamentos de equipe ou no desenvolvimento de líderes. O jogo estimula a aprendizagem, o desenvolvimento de novas habilidades e uma reflexão sobre as atitudes de cada participante.

4. Jogos de imersão

Como o nome já sugere, nos jogos de imersão o participante é transportado para dentro do jogo, seja ele real ou virtual. As produções, com qualidade cinematográfica, trazem uma experiência única para os jogadores, que mergulham em um novo mundo.

A indústria dos games está em constante atualização, utilizando todas as tecnologias disponíveis para melhorarem os seus produtos. Através da realidade virtual, hoje é possível transformar esse tipo de game em uma experiência de imersão ainda mais completa.

Os jogos desse tipo são uma verdadeira febre no mercado e oferecem uma excelente oportunidade de atrair participantes para a sua gamificação. Além disso, em caso de eventos corporativos, através dos jogos é possível reforçar a imagem da marca deixando dicas e pistas sobre as suas metas e valores.

5. Escape Games

O Escape Games é uma modalidade de game interativo que vem movimentando a indústria no Brasil e no mundo. Inspirado em gêneros do videogame, a ideia é criar uma experiência onde o jogador está dentro do jogo e tem que fazer de tudo para escapar.

O jogo é organizado em salas, que têm temáticas que variam da aventura ao terror. O principal objetivo dos participantes é desvendar o enigma proposto com a sua equipe e conseguir sair do ambiente em um tempo específico.

É preciso usar o raciocínio lógico para seguir todas as pistas e conseguir se salvar de determinada situação. A modalidade foi desenvolvida para um público adulto e tem sido muito usada em processos seletivos e treinamentos variados.

O jogo estimula as habilidades individuais de cada jogador, além de incentivar o trabalho em grupo, sendo uma excelente opção de gamificação nas empresas.

Resultados ao trabalhar a gamificação nas empresas

A aplicação da gamificação pode variar de acordo com o tipo de evento, público envolvido e objetivo da empresa, podendo ser utilizado para treinamento, recrutamento, integração e até mesmo fidelização de participantes.

Entre os principais resultados alcançados pela ação, podemos destacar o envolvimento dos participantes, motivação do público, criação de um ambiente colaborativo e aumento da interatividade. Além disso, essa é uma excelente oportunidade de transformar o seu evento corporativo em uma experiência única para os seus colaboradores.

Como você pode perceber, a gamificação é um elemento fundamental para o sucesso das suas ações, garantindo ainda mais engajamento dos participantes de um evento com a sua marca.

Legal, não é? Agora que você já conhece as principais tendências de gamificação nas empresas, que tal adicionar essas práticas a rotina de eventos corporativos do seu negócio? Lembre-se de sempre contar com uma equipe especializada no assunto para garantir resultados ainda melhores!

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