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3 desafios de eventos que você precisa conhecer para superar ainda na fase de planejamento

A organização de um evento engloba diversas etapas. O primeiro brainstorming, a meta de venda de ingressos e a avaliação das métricas no pós-evento são alguns detalhes importantes que já devem estar orientados no projeto. Mas os desafios de eventos vão muito além disso.

Muitos organizadores já sabem dessa informação de cor e salteado: o planejamento é a base do evento. O trabalho começa vários meses antes do grande dia e sempre traz aquele friozinho na barriga.

Seja corporativo, congresso ou um encontro, a organização do evento conta com prazos, metas e objetivos claros para que ele seja um sucesso.

Veja também: Timeline da organização de eventos: chega de enlouquecer com prazos!

É por isso que durante o planejamento, devemos elencar os desafios e entender qual a grande motivação do evento que estamos organizando. Você sabe qual é o seu maior desafio?

Nesse artigo, vamos conversar sobre os 3 desafios de eventos que todo organizador enfrenta durante o planejamento.

3 desafios de eventos enfrentados pelos organizadores

1. Aumentar a receita

A grande expectativa para algumas empresas é que, ao realizar um evento, ele traga lucros – durante e pós-evento. Por isso o alinhamento com a equipe financeira é de suma importância nesse momento.

Para tentar superar esse desafio, muitos organizadores contam com:

Além disso, eles ainda utilizam de várias outras estratégias para trazer um repasse financeiro melhor que nas edições passadas.

Cabe a você entender qual modelo pode ser melhor trabalhado para superar esse desafio e cumprir com o objetivo de aumentar a receita de forma efetiva.

2. Diminuir as despesas

Ninguém gosta de passar pela situação de preparar um evento para 200 pessoas e aparecer somente a metade desse público, não é verdade? Afinal, sua despesa programada foi para o público maior.

Também não podemos esquecer do material gráfico quase sempre é deixado de lado pelos participantes do evento ou jogado fora por conta dos atrasos e mudanças na programação. Ou seja, essa é mais uma despesa.

Para entender o que pode fazer para reduzir esse volume de despesas, você sabe qual a taxa de no show no seu evento? Como você tem calculado os coffee breaks e happy hours para o grande dia? O local do seu evento é apropriado para o tamanho do seu público?

Esses são pontos que requerem cuidado e atenção durante o planejamento da próxima edição, relacionando às métricas e resultados da última edição. Responder essas perguntas antes de começar de fato a colocar em prática as ações para o evento é essencial para investir da maneira certa.

3. Melhorar a experiência dos participantes

Essa é uma grande, se não a principal, preocupação daqueles que estão a frente de algum evento. Conteúdo, networking, espaços, programação… tudo está relacionado à experiência dos participantes.

A memória de todos nós guarda aquilo que valeu a pena participar, e é isso que queremos oferecer, essa lembrança inesquecível para o participante! Utilizar a tecnologia para proporcionar a melhor experiência é uma grande tendência e necessidade do mercado.

Tudo que o participante possa ver, tocar e experimentar contribui para uma melhor experiência. Então vale a pena conhecer melhor o comportamento do seu público para que no fim do evento tenha a certeza de que sim, conseguiu superar mais esse desafio.

Depois de passar por todos esses pontos, o que fica de aprendizado é: não se esqueça de analisar e avaliar cada um dos principais desafios de eventos e se o que você está planejando condiz com a proposta de valor para superá-los.

Se você estiver planejando o primeiro evento e não sabe quais são os melhores prazos e o que precisa para organizar um evento do zero, checklists são uma boa ferramenta para te ajudar a não perder nada de vista para que o seu evento seja um sucesso. Confira aqui o levantamento completo de tudo que você precisa!