Eventos de Resultados – Blog da mobLee

Tudo sobre captura e análise de leads em eventos usando o Collect

Os eventos são uma ótima oportunidade para as empresas encontrarem o seu público e iniciar um relacionamento que vai ajudar a fechar novas negociações. Só que para isso, é importante contar com tecnologias que ajudem na captura e também na análise de leads coletados nos eventos.

É por isso que a mobLee desenvolveu o Collect, solução de destaque no mercado de eventos que facilita a captura de leads. Ele funciona através do app oficial do evento e evita que sua equipe fique anotando todos os contatos. É só ler o crachá do participantes que as informações de contato já são salvas.

Mas além de ser um facilitador para os expositores, o Collect também ajuda a gerenciar os contatos, seja durante o evento ou no pós-evento. Com os relatórios disponibilizados na plataforma, os responsáveis conseguem visualizar em tempo real qual o resultado alcançado durante o evento.

E que tal conferir na prática tudo que você precisa saber para realizar a captura e análise de leads durante os eventos utilizando o app oficial com Collect? É só continuar a leitura e ver os detalhes!

Como capturar e acessar os dados dos leads capturados no evento?

Para conseguir ter acesso ao Collect com a funcionalidade de captura de leads, você precisa antes de tudo receber o acesso ao recurso através de e-mail ou diretamente pelo app.

A partir do momento que você recebe o acesso, já passará a contar com uma área exclusiva de Leads no aplicativo, onde encontrará um leitor de códigos de barras e QR code para capturar novos leads a partir da leitura das credenciais dos visitantes.

É muito simples:

Caso não tenha acesso à internet não se preocupe que a sua captura será atualizada assim que a conexão for restabelecida. Mas se o código não for identificado, não se preocupe: você ainda tem a opção de cadastrar um novo lead manualmente.

O leitor usa a câmera do celular e o redireciona para a tela de edição do lead capturado

Você ainda pode classificar o lead de acordo com sua qualidade e a etapa em que ele se encontra no processo de compra, assim como adicionar notas ao seu perfil. Esses comentários vão ser importantes para lembrar depois sobre o que vocês conversaram no dia do evento e quais suas impressões sobre este potencial cliente.

Destaque para a qualificação do lead no detalhe

Lembre-se que você pode acessar o leitor de código de barras também a partir de um atalho na tela inicial, localizado no canto inferior direito, como pode ver na imagem a seguir.

Atalho do leitor na tela inicial

Novos leads podem ser salvos mesmo que você esteja offline, então não precisa se preocupar com o sinal de internet durante o evento. Quando você estiver em uma conexão estável, seus leads serão enviados para o sistema e sincronizados com o restante do time, que também terá acesso a eles através da plataforma online de gerenciamento.

Lista dos leads na plataforma online de gerenciamento

Depois, você pode exportar esses dados para utilizá-los em outras plataformas ou compartilhá-los com outros stakeholders.

Análise de leads: quais relatórios os expositores e a organização do evento consegue acessar?

Além dos expositores, os organizadores do evento também precisam ter contato direto com a análise de leads do evento. Afinal, os patrocinadores que mais usaram o app para captar leads podem ser os primeiros a serem abordados já para fechar uma nova cota para o ano seguinte. Mas como fazer isso sem ter essa informação em tempo real, não é verdade?

Por isso, no menu lateral da nossa plataforma online para uso do Collect, você encontrará a área de Relatórios, onde será possível acompanhar o desempenho da sua equipe em tempo real através de gráficos e tabelas se for um expositor, assim como também pode acompanhar o desempenho geral na feira de negócios se for o organizador.

1. Benchmark

A primeira informação que fornecemos diz respeito ao total de leads que sua equipe já capturou no estande.

Você pode ter noção de como está o desempenho da sua equipe em relação a outras empresas presentes no evento, comparando seu número com a média das outras equipes. Dê aquele gás se o seu número estiver muito abaixo e comemore se estiver maior que o dos demais.

2. Leads gerados durante o evento

Nesta seção do relatório, é apresentado o número de leads que sua equipe capturou em cada dia do evento, separados também por qualidade. Assim, você pode avaliar com sua equipe quais dias foram mais proveitosos e revisar o que funcionou para atrair os visitantes ao seu estande.

3. Qualidade

Você pode avaliar cada contato salvo pelo time de acordo com sua importância no processo de compra, por exemplo. Assim, sua equipe pode ver qual a média da qualidade dos seus contatos e saber quem obteve os com maior qualidade para que possa ser discutido pontos como:

4. Resultado geral

E para fechar a parte de relatórios, os organizadores também conseguem fazer a análise de leads ao verificarem os dados do resultado geral do evento.

Dentro da área de relatórios, é possível verificar os números de leads gerados em toda a feira de negócio. Esse acaba se tornando um resultado importante para fazer um comparativo de resultados ano a ano.

Se é um expositor, tenha em mente qual a sua meta para o evento e compare com o desempenho do seu time. Se está na posição de organizador do evento, acompanhe sempre que possível esses números e avalie se será preciso mudar sua estratégia de alguma forma para aumentar o número de cotas de patrocínio.

Mas agora que já sabe tudo que o Collect pode oferecer para a parte de captura e análise de leads, não perca mais tempo e peça já uma demonstração completa da solução!