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Como conhecer o público do evento pelo formulário de inscrição?

Gostaria de começar esse conteúdo com uma provocação para você que já realizou algum evento: antes do grande dia, você já sabia qual o perfil completo dos participantes? Bem difícil ter uma resposta precisa, não é mesmo? Isso acontece pela dificuldade dos organizadores em conhecer o público do evento.

Por mais que o seu planejamento seja focado em atrair determinado tipo de público, será que suas ações vão dar o resultado que tanto espera?

Leia também: Como melhorar a experiência do usuário e aumentar a conversão em sites de eventos?

A melhor forma de fazer isso na prática é utilizando o seu formulário de inscrição do evento. Com ele, você consegue captar as respostas certas e conhecer o público do evento com precisão.

Mas você sabe como conhecer o público do evento usando essa ferramenta? Não se preocupe! Neste post vamos te mostrar agora o que precisa fazer para conseguir colocar essa estratégia em prática.

Qual a importância de conhecer o público do evento?

Antes de entender como fazer o trabalho de conhecimento do público na prática, precisamos entender os motivos que tornam essa ação um ponto fundamental na organização de eventos.

Na verdade, o perfil de participantes de um evento devem ditar as ações que serão feitas no grande dia. Mas para ter certeza das informações que precisa solicitar, é preciso definir antes os seus objetivos com o evento.

É através dessa informação que você consegue fazer um evento perfeito, com as ações mais assertivas possíveis, desde a comunicação que deve ser feita até o próprio perfil dos palestrantes que precisa colocar no palco.

Mas não é só isso! Conhecer o público do evento vai ajudar em vários outros pontos estratégicos como:

Peça as informações que precisa usando o formulário de inscrição

Ao realizar uma inscrição para eventos, nós já preenchemos uma série de informações básicas para conseguir fechar a compra dos ingressos.

Então a saída para conhecer o público do evento é realmente usar esse formulário para fazer as questões certas. É importante planejar o que de fato vai ser relevante para a organização do evento e como as respostas podem influenciar suas ações futuras.

Nesse caso, o armazenamento e análise dos dados gerados através dos formulários vai fazer toda a diferença para adotar novas estratégias antes do dia do evento chegar.

Exagerar nas perguntas é um erro?

Depois de entender que são através das perguntas que usamos no formulário de inscrição que vamos conhecer o público do evento, sempre vai surgir a dúvida: será que colocar muitas perguntas vai interferir na conversão dos interessados em participantes?

A dúvida é comum porque nós mesmos, como usuários, sabemos que o preenchimento de formulários não é algo tão legal de fazer. Muitas vezes nos deparamos com uma certa impaciência no momento de preencher as respostas para baixar algum material ou fazer registrar a participação em algum evento.

Isso pode impactar em alguns pontos como:

Mas para evitar que isso aconteça com seu evento, pode seguir alguns caminhos diferentes:

Faça testes nos formulários

Nesse ponto, é importante trabalhar com testes. Apenas na prática vamos saber como seu público vai lidar com os formulários que forem criados. Então você pode adotar uma sequência de ações como:

Mas de imediato, não exagere na quantidade de perguntas que são solicitadas de uma única vez. Você pode solicitar as indispensáveis mas também usar uma ou duas a mais para obter as informações que precisa.

Crie outros formulários para o público inscrito

Outra alternativa para captar o máximo de informações dos seus participantes é criar outros formulários e usar canais diferentes para captar os dados.

Você pode criar uma campanha de email marketing, direcionado para seus inscritos, tentando captar novas informações depois de já ter a confirmação de compra. O importante é focar na mensagem certa para conseguir o máximo de adeptos com essa estratégia diferenciada.

Para melhorar ainda mais esse trabalho com o seu evento, é importante que conheça o Register, ferramenta ideal para você otimizar o seu processo de venda de ingressos e conhecer o público do evento.

Ele possibilita a criação de formulários customizados para colocar em prática todas as ações relacionadas às perguntas que precisa fazer para os seus participantes.

Quero saber mais sobre o Register!