Eventos de Resultados – Blog da mobLee

Como conseguir patrocínio para eventos? Mostre todo valor do seu público!

Se você quer saber como conseguir patrocínio para eventos, precisa entender que quem organiza este tipo de empreendimento está lidando com 3 públicos diferentes:

Sim, este último é um público-alvo de seu evento que muitos organizadores de eventos se esquecem de abordar e que, na maioria das vezes, são os que têm o maior poder de investir e adquirir cotas de patrocínio, pois são empresas maiores e mais bem estruturadas.

É claro que muitos dos expositores também podem querer se destacar e comprar cotas de patrocínio, o que só aumenta suas oportunidades de negócio.

Nesta postagem, vamos passar algumas dicas de como conseguir patrocínio para eventos de uma forma mais assertiva e levando em conta o grande valor que todo evento traz para um candidato a patrocinador: poder melhorar o relacionamento com seus clientes.

Como conseguir patrocínio para eventos: os 7 passos para o sucesso

Para ajudar seu evento a vender mais patrocínios, é fundamental que você tenha em mente o exato valor do que está vendendo para quem procura uma cota de patrocínio.

Você está vendendo a possibilidade dele se relacionar com um público selecionado, especial e qualificado, que vai ao encontro dos interesses dele. E este é o primeiro passo que você deve dar para saber como conseguir patrocínio para eventos: entender os principais públicos que atende.

Para isso, vamos usar como exemplo uma feira de negócios da área de equipamentos, insumos e soluções para restaurantes.

1- Quem vai visitar seu evento?

Nesse caso, donos de restaurantes, de lanchonetes, administradores de hotéis, empresas de alimentação corporativa ou para escolas e universidades, buffets, redes de franquias e similares vão comprar ingressos para conhecer as últimas novidades do setor e descobrir como tornarem seus restaurantes e outros comércios alimentícios mais lucrativos.

2- Quem vai expor em seu evento?

Agora a equação começa a ficar mais complexa. Porque da mesma forma que uma rede de franquias de alimentação pode visitar o evento para conhecer novidades, ela também pode ser expositora, para atrair pessoas que já são do ramo e querem ampliar seu negócio com franquias.

Aqui, é muito importante ter uma percepção ampla do público-alvo. Por exemplo: fornecedores de softwares podem se interessar em expor em um evento como esse? Sim, é claro!

Softwares de gerenciamento financeiro, de gestão de estoque, de frente de caixa, sistemas de pagamento online e até ferramentas de produtividade e automação de marketing podem estar na lista de expositores, assim como consultores de negócios e palestrantes motivacionais.

Portanto, não foque naquilo que parece óbvio, como fornecedores de panelas e utensílios de cozinha, fornos industriais, equipamentos de refrigeração e ingredientes para preparo de alimentos.

Empresas de treinamento, de arquitetura especializadas no ramo alimentício, de segurança, de limpeza, de lavagem de toalhas de mesa e muitas outras devem estar em seu radar.

Percebeu como o leque de possíveis interessados em patrocinar seu evento aumentou dramaticamente? Porque, no fundo, todo expositor pode ser um patrocinador do evento, se tiver como pagar por isso.

3- Quem fornece para seus expositores?

Agora estamos analisando um público que pode querer estreitar o relacionamento com este segmento tão qualificado de seu evento: os expositores.

Vamos imaginar que dentre os expositores desse evento estão algumas fábricas de pães e bolos especiais para lanchonetes, padarias, hamburguerias e outros estabelecimentos semelhantes.

De quem estas empresas compram a farinha? Não existem muitos players no segmento de moinhos, e este é um excelente alvo para ser um patrocinador desse evento.

Da mesma forma, uma usina de alumínio pode querer estreitar laços com as fabricantes de panelas e outros utensílios.

Mas, note que para o moinho de farinha, tanto alguns visitantes como expositores são um público-alvo interessante.

E, o mais importante, veja como o porte dessas empresas é bem maior que a maioria dos expositores, podendo arcar com verbas de marketing muito mais elevadas.

4- Divulgue seu evento para os visitantes

Não tem como conseguir patrocínio para eventos sem antes fazer sua divulgação para seus visitantes. Portanto, tome as providências necessárias para isso, com o uso de sites, mídias sociais, blogs, e-mail marketing e outras atividades relacionados a este público primário do evento.

5- Preparando o material para conseguir patrocínios

O próprio site de divulgação do evento já é de grande ajuda, mas é fundamental criar materiais para serem apresentados aos possíveis patrocinadores do evento.

Além de folders e apresentações digitais de alto impacto para visitas pessoais, deve ser criada uma parte no site descrevendo os dois primeiros públicos que citamos, quantos visitantes e expositores estão previstos, imagens de edições anteriores do evento ou, na falta delas, maquetes digitais em 3D.

Empregar as mídias sociais também é importante nesta fase, principalmente para quem sabe como usar o Linkedin para vender de forma estratégica.

6- Defina as cotas de patrocínio

Outro ponto fundamental é definir como os patrocinadores poderão divulgar suas marcas no evento, em função dos tipos de cotas que, normalmente, são divididas em 3 ou 4 categorias, como Platinum, Gold e Prata, por exemplo.

Você deve incluir em seus materiais de divulgação duas informações principais sobre as cotas de patrocínio, além do preço, é claro:

Mídias disponíveis para a divulgação da marca, que podem ser:

Totens, banners, painéis de informações, circuito interno de TV, os próprios ingressos e crachás, ter seu logo colocado sempre junto do logo do evento, distribuição de brindes, participação especial em atividades como palestras, entrega de prêmios e fóruns, entre outras.

Também especifique qual a quantidade de convites grátis para distribuir.

A quais informações sobre o público os patrocinadores terão acesso:

Este ponto é ainda mais valioso do que as mídias para expor a marca. Todos os visitantes do evento são cadastrados automaticamente, preenchendo dados, como e-mail, cargos e telefones.

Deixe claro quais patrocinadores terão acesso a esses dados e em qual profundidade.

7- Pratique vendas consultivas

Esta é uma típica venda consultiva, em que um vendedor de alto nível deve se dirigir a um executivo de uma grande empresa para fazer uma venda complexa.

Portanto, o foco aqui está em selecionar uma empresa que tenha real interesse e possa se beneficiar muito dos públicos que mencionamos.

É preciso ter vendedores muito bem treinados, materiais de alto nível e, principalmente: abordar os clientes certos.

Quer saber como conseguir patrocínio para eventos? Na fase de vendas de estandes para expositores já é possível detectar alguns deles que possam ter potencial para comprar uma cota de patrocínio.

Mas vá mais adiante: treine seus vendedores de estandes a detectarem junto a esses clientes quem seria um grande fornecedor deles que poderia querer sobressair nesse evento. Um material como este pode ajudar: O Guia da prospecção – Como gerar leads qualificados e prontos para comprar.

Foque as forças de uma parte de sua equipe de vendas sobre esse grupo seleto de empresas de grande porte e mostre todo valor do público selecionado com que elas poderão se relacionar se comprarem uma cota de patrocínio do seu evento.


Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CMO do Agendor, a plataforma de aprimoramento em vendas para equipes de vendedores profissionais.