Viagens de incentivo para empresas
Engajamento em eventos, Tendências em eventos | 5 minutos de leitura

Viagens de incentivo para empresas: porque e como investir neste modelo


Todo profissional quer ter seu trabalho reconhecido. Melhor ainda é se esse reconhecimento vem em forma de premiação. É dentro dessa lógica que as viagens de incentivo para empresas vêm ganhando força como uma eficiente ferramenta de endomarketing.

Esse tipo de ação se mostra bastante efetivo, não só como forma de valorização dos melhores membros da equipe, como também de motivação para que todos deem aquele gás a mais para atingir as metas estabelecidas para o período.

Uma pesquisa realizada pela Incentive Research Foundation indica que companhias que oferecem experiências como prêmio — em vez de bonificações em dinheiro — veem suas receitas triplicarem em relação àquelas que não seguem a mesma ideia. Parece bastante interessante, não é mesmo?

No entanto, é preciso fazer com que essas viagens de incentivo para empresas se transformem em experiências incríveis. Assim, além serem recompensas realmente valiosas pelos esforços empenhados, os relatos dos premiados podem envolver seus colegas, motivando-os a se superarem nos próximos períodos de avaliação.

Se você está pensando em oferecer viagens de incentivo a seus colaboradores, como forma de valorização e motivação, mas não sabe como fazer delas experiências únicas, esse post foi feito especialmente para você. Confira nossas dicas para conquistar de vez sua equipe, com essa premiação!

6 dicas para organizar viagens para empresas: o reconhecimento que sua equipe sempre sonhou

#1 Escolha os destinos certos

Nem todo destino é capaz de encantar aos mais diferentes perfis de pessoas, mas há diversas maneiras de fazer escolhas certeiras e democráticas. Afinal, de nada adianta premiar seus colaboradores com uma viagem de incentivo se o local escolhido não agradar.

Nesse sentido, resorts, em especial aqueles com sistema all inclusive, costumam ser uma escolha certeira. Eles oferecem atividades e serviços dos mais diversos tipos, capazes de atender a diferentes perfis de viajantes.

Outra possibilidade é fazer uma escolha que se relacione ao ramo de atuação da empresa. Se ela atua na área de tecnologia, por exemplo, pode ser interessante levar os participantes ao Vale do Silício. Mas lembre-se, ainda que seja um local que possua afinidades com a empresa, as viagens de incentivo para empresas devem ser um momento de lazer e não de trabalho!

#2 Invista em momentos e atividades marcantes

Essas viagens de incentivo para empresas precisam ficar marcadas na memória dos premiados. Para isso, você deve oferecer a eles ótimos momentos, que podem ser desde pequenos mimos até atividades grandiosas.

Você pode providenciar que, ao chegarem ao hotel, seus colaboradores recebam um kit de boas-vindas e um cartão da empresa agradecendo pelo seu empenho e reconhecendo seu papel essencial para o crescimento da organização como um todo.

Veja alguns itens que você pode colocar nesse kit de boas-vindas. Eles podem variar de acordo com o destino, o perfil das pessoas ou a época do ano:

  • frutas da estação;
  • guloseimas;
  • protetor solar;
  • repelente;
  • escova de dentes;
  • boné ou viseira, entre outros.

Para continuar encantando os viajantes, promova atividades realmente memoráveis, como:

  • massagens e terapias relaxantes;
  • passeios de barco;
  • shows;
  • esportes radicais, como saltos de paraquedas e mergulhos.

Para fazer uma escolha acertada, no entanto, é preciso estar atento ao perfil dos ganhadores. Somente assim você conseguirá oferecer algo que realmente os encante.

#3 Utilize um aplicativo para melhorar a experiência dos participantes

Disponibilizar um aplicativo para os participantes da sua viagem de incentivo pode ser uma ótima forma de melhorar a experiência deles, não só durante a viagem, mas também na preparação para ela e após o retorno.

Nele, deverão constar informações como:

  • clima e previsão do tempo para os dias da viagem;
  • dicas sobre arrumação da mala e tipos de roupa a se levar;
  • cronograma de atividades (sem revelar aquelas que são surpresa);
  • informações sobre o deslocamento, tais como horário do voo, ônibus ou outro tipo;
  • informações sobre necessidade de visto e outros documentos;
  • dados sobre seguro-viagem;
  • contatos de emergência;
  • ideias de passeios que podem ser realizados no destino;
  • fotos tiradas pela equipe de apoio durante a viagem.

#4 Planeje-se com antecedência

Não basta oferecer uma gama de atividades incríveis em um destino maravilhoso se a execução de tudo isso não for feita de maneira primorosa.

As viagens de incentivo para empresas funcionam como qualquer outro evento e, em ambos os casos, o planejamento é fundamental. Dessa forma, você evita imprevistos e indisponibilidades de vagas ou infraestruturas para o que você deseja oferecer à sua equipe.

Leia também: Como planejar um grande evento com sucesso?

Além disso, quanto antes você se organizar, melhores poderão ser os valores investidos em tudo isso. Contratações de última hora podem implicar em preços muito mais elevados, o que pode prejudicar seu orçamento ou mesmo a viagem como um todo.

#5 Invista os recursos com sabedoria

Fazer as escolhas certas na hora de investir o orçamento pode fazer toda a diferença para uma percepção positiva do prêmio pelos ganhadores. Mas o que é adequado ou não vai variar de acordo com o perfil das pessoas que viajarão.

Assim, antes de fazer qualquer tipo de contratação, é válido realizar uma pesquisa com seu público-alvo. Com os resultados em mãos, você poderá embasar suas escolhas e montar uma viagem de incentivo que atenda às expectativas dos ganhadores.

#6 Ofereça suporte 24 horas

Imprevistos acontecem e todos sabem disso. Então, não será isso, necessariamente, que atrapalhará a experiência dos seus colaboradores.

Por outro lado, a disponibilidade de suporte para auxiliá-los, ou a falta dele, poderá ser decisiva na avaliação positiva.

Oferecer um seguro-viagem de qualidade pode ser uma ótima solução para que seus funcionários tenham apoio 24 horas durante a viagem. No entanto, nem sempre é possível garantir que os incidentes que venham a acontecer estejam cobertos na apólice contratada.

Assim, o ideal é ter um trabalho de gestão de equipe voltada ao suporte dos viajantes dia e noite. Dessa maneira, qualquer questão que porventura surja poderá ser resolvida sem atrapalhar a experiência dos viajantes.

Como você pode notar, transformar viagens de incentivo para empresas em experiências únicas, não tem mistério! Basta se atentar ao perfil do público que você quer atingir de forma a oferecer a eles a motivação certa.

Assim, aqueles que chegarem lá, com certeza terão momentos inesquecíveis, tornando-se, assim, verdadeiros promotores da empresa para seus colegas.

Além das viagens de incentivo para empresas, outra forma de encantar funcionários e clientes é criar experiências incríveis em eventos corporativos.

Se você precisa de apoio e soluções modernas para suas ações, você pode contar com plataforma digital da mobLee. Trouxemos resultados para mais de 1.000 eventos e +1.000.000 usuários utilizaram e aprovaram nossa plataforma.

banner convidando para bate papo

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!