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Divulgação de eventos, Patrocínio em eventos | 5 minutos de leitura

7 dicas para vender mais expondo em eventos

Quer saber como vender mais expondo em eventos? Então não corra mais o risco de errar! Basta conferir as 7 dicas que preparamos aqui.


Se você chegou até aqui, certamente está com uma grande dúvida: como ganhar mais dinheiro em expondo em eventos? Fácil: vendendo mais! Mas não importa o tamanho do seu orçamento de marketing, é preciso muito tempo, esforço e criatividade para conquistar novos clientes e vender mais expondo em eventos.

Felizmente, você pode melhorar seus resultados contando com sua própria equipe de vendas!

Isso mesmo! O time de vendedores da sua empresa é a melhor fonte de ideias de marketing na hora de expor em uma feira.

Dá só uma olhada agora na lista com dicas de vendedores para conseguir fechar ainda mais negócios em feiras e melhorar a divulgação da sua marca.

7 dicas para vender mais expondo em eventos

1. Conheça o seu público

Descubra quais eventos de fato atraem os seus clientes.

Para isso, você precisa entender tudo sobre o evento que está pensando em expor e buscar pela programação, locais e conteúdo que realmente vão se destacar para a sua persona.

Então, conheça os seus clientes e pense como eles gostariam de gastar o tempo deles:

  • O que os atrai?
  • Quais dúvidas eles precisam sanar antes, durante e depois de um evento?
  • Qual o tipo de programação que os anima?
  • Qual o principal objetivo deles participando de uma feira?
  • Etc.

Essas são algumas perguntas que você deve fazer para entender o tipo de evento que fará a diferença no bolso da sua empresa.

A partir disso e das próximas dicas, você conseguirá construir um funil de vendas saudável e vender mais expondo em eventos.

2. Pesquise eventos lucrativos

Não perca tempo e dinheiro em um evento que pode ser um fracasso.

Se os organizadores do evento esperam conseguir 300 inscritos, mas estão apenas com 50 ingressos vendidos, talvez você não encontre novos clientes suficientes para justificar o custo. Então, fique com eventos com um histórico forte ou ajude-o a vender esses ingressos.

Entre em contato com os organizadores para descobrir:

  • Com que frequência o evento ocorre;
  • A taxa média de comparecimento nos últimos anos;
  • O tipo ideal de participante.

Outra dica é perguntar sobre a proporção de participantes de fora da cidade. Você pode preferir um evento que apenas atenda clientes da região, dependendo do seu produto ou serviço.

3. Decida seu nível de envolvimento

Você está planejando comprar um estande ou apenas aproveitar o tráfego do evento?

Se for a primeira opção, fale com os expositores dos últimos eventos sobre como se destacar no local e, consequentemente, vender mais expondo em eventos. Eles geralmente têm ótimas dicas sobre a sinalização certa ou a melhor localização para o seu estande.

Além disso, faça uma lista de tudo o que você precisa no dia do evento e solicite com antecedência. Lembre-se, a maioria das empresas que estarão expondo no evento precisará de brindes ou tecnologia para se preparar para um grande evento. Então, você não quer ficar preso lutando por algo importante no último minuto.

Planeje maneiras criativas de direcionar o tráfego para onde a sua empresa está expondo. Por exemplo, ofereça um desconto ou um sorteio para qualquer pessoa que mostre o ingresso do evento ou poste uma foto com o seu estande.

4. Torne-se um patrocinador do evento

Patrocinar um evento é uma maneira de colocar o nome da sua empresa na frente de muitas outras empresas e, dependendo do evento, até mesmo concorrentes.

A melhor parte é que o patrocínio não precisa tirar uma parte do seu orçamento. Você geralmente tem duas opções:

  • Níveis de patrocínio fixo;
  • Doações.

Pese o custo de ser um patrocinador pago. Pergunte a um organizador os detalhes de cada pacote e como as informações da sua empresa aparecerão para os participantes.

Com uma cota de patrocínio master, por exemplo, você pode receber anúncios de página inteira nas revistas espalhadas no evento, placas no local, um estande de destaque e chamadas no microfone.

Seja qual for o caso, lembre-se do contrato por escrito para garantir que você adquira o nível de exposição desejado.

Outra opção é doar um espaço ou local para um evento. Os organizadores estão sempre procurando maneiras de cortar custos, especialmente para eventos espalhados por vários locais.

Se você é dono do espaço, tem ainda mais chances para colocar sua sinalização em locais visíveis.

Leia também: Como definir indicadores de desempenho de vendas.

5. Colete informações do cliente

Os clientes são bombardeados com marketing em grandes eventos, então esquecem facilmente os fornecedores e expositores que conheceram naqueles dias. Encontre uma maneira eficiente de reunir informações de contato para depois criar uma campanha de e-mail marketing e nutrir esse contato.

Com que objetivo? Vender, é claro.

Muitas pessoas não querem ouvir você falar sobre sua empresa por 20 minutos, mas ficam felizes em deixar um cartão de visitas. Pena que depois de uma semana de evento, você acaba esquecendo o que conversou com aquela pessoa que deixou o cartão com você e como deve abordá-lo.

Para solucionar isso, existem coletores de dados em eventos que leem o crachá, facilitando a gestão de vendas e otimizando o processo que antes, era extremamente demorado.

Collect: mais negócios para expositores e mais dinheiro para o evento

Dessa forma, você pode fazer menos trabalho e ainda alcançar clientes em potencial, vendendo ainda mais na hora de expor em um evento.

6. Promova o evento nas redes sociais

Leve o marketing local para o próximo nível com as mídias sociais. Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram são ótimos lugares para gerar interesse nos participantes.

Usando hashtags de evento, você pode chamar a atenção de qualquer pessoa antes, durante e após o evento. Imagine o impacto quando um evento tem milhares de seguidores.

Considere oferecer um desconto ou um pequeno brinde para compartilhar seus tweets, fotos, vídeos e outros conteúdos. Ao mesmo tempo, dê às pessoas um motivo para visitar seu estande durante o evento.

Afinal, o objetivo de aumentar a conscientização é vender mais expondo em eventos.

7. Experimente e aprenda

O marketing de exposições e feiras requer prática. Mas não se preocupe; fica mais fácil quanto mais você interage com os participantes.

Certifique-se de ter uma equipe divertida e amistosa trabalhando no evento, já que uma boa energia é um bom caminho.

Mais importante ainda, concentre-se no que torna seus produtos ou serviços especiais. Quando você tem algo único para oferecer, você não terá problemas em gerar grandes insights para fechar negócio.

Não desanime se for preciso um pouco mais de brainstorming para encontrar a abordagem correta para vender mais expondo em eventos. Coloque personalidade em seus negócios!

Espero que tenha gostado do artigo de hoje. Leia também as nossas 5 dicas para melhor gestão do tempo do vendedor.


*Este artigo foi escrito pela equipe da Clientar CRM, uma plataforma completa e intuitiva para fazer a gestão das vendas do seu time. Quer ler mais sobre vendas? Conheça o nosso blog!


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