imagem dos diversos personagens que um aplicativo pode ter em um evento
Tecnologia em eventos, Tendências em eventos | 4 minutos de leitura

Um evento, muitos personagens. Um aplicativo, inúmeras aplicações

Não importa se você é participante ou organizador, um aplicativo pode fazer a diferença em seu evento


Já parou para pensar que outras pessoas podem utilizar um mesmo produto ou serviço que você utiliza, todos os dias de maneiras completamente diferentes, para diversas outras finalidades? Uma mesma fruta pode ser manuseada como alimento, cosmético ou medicamento. Uma rede social pode ser utilizada para interagir socialmente, promover negócios ou acompanhar notícias do mundo. Isso acontece com o aplicativo para eventos.

A descoberta de cada produto ou serviço acontece por uma necessidade, seja ela pessoal ou profissional. No contexto de eventos, por exemplo, aplicativos de celular podem ser úteis para atender às necessidades de uma equipe de organização ou de seus participantes.

Como desenvolvedora aqui na mobLee, faço parte de uma equipe que está, através da tecnologia, na busca contínua de entender os desafios do organizador de eventos para melhorar tanto sua experiência como a de seus participantes. O organizador, por um lado, pode estar em busca do aplicativo como ferramenta de divulgação, promoção ou como forma de engajar seus convidados.

Os participantes, por sua vez, podem fazer uso de um aplicativo para interagir e visar informações atualizadas. Então ficou claro que um mesmo aplicativo pode ser visto, entendido e explorado de diferentes maneiras, né? Tudo depende do personagem envolvido.

O papel de desenvolvedor

Quando comecei a trabalhar na mobLee, como desenvolvedora web, meu principal contato com os aplicativos se baseava na participação das definições de cada funcionalidade. Participar dessa construção envolve entender as frustrações e demandas de diferentes tipos de clientes de forma a oferecer as soluções necessárias para objetivos distintos.

Uma vez que nossos aplicativos se aplicam a diferentes tipos de eventos, temos sempre a atenção em criar funcionalidades que possam ser configuráveis e personalizáveis. Assim, conseguimos dar liberdade para que nosso cliente construa o aplicativo da melhor maneira possível para seus eventos.

Além da preocupação em atender as expectativas e necessidades do organizador de um evento, como desenvolvedores estamos sempre atentos às novas tecnologias e às regras do mercado. Para disponibilizar os aplicativos nas lojas da Google e da Apple, por exemplo, existem normas a serem seguidas. E tanto a Google como a Apple podem decidir ajustar tais regras de forma a impactar nos processos do dia a dia de quem publica aplicativos.

Assim como regras podem ser alteradas, novas tecnologias são criadas o tempo todo, o que gera novas possibilidades a serem exploradas em busca de melhorias e novas experiências. Por isso e outras razões, é importante manter o conhecimento atualizado e um planejamento sob controle.

Imagem de LM - bate papo gratuito-100

O organizador de eventos com suas expectativas e necessidades

O time de sucesso do cliente na mobLee está sempre aproximando o organizador do time de produto. Isso torna possível planejar e priorizar novas demandas dando importância às necessidades do cliente. Assim, conseguimos entender que mais importante que a disponibilidade de configurações da plataforma é a organização e percepção de resultados do aplicativo, como adoção, engajamento e receita. Essas são algumas das facilidades que buscamos trazer para o organizador da melhor forma através do aplicativo, sendo exploráveis antes, durante e pós-evento.

Para que o aplicativo seja uma ferramenta eficiente durante o evento, o organizador precisa que seja possível construir sua estrutura e informações com antecedência. Dessa forma, a possibilidade de pré-agendar as ações previstas durante o evento é um grande facilitador. Ainda, ter uma única ferramenta que concentre informações e facilite a comunicação possibilita preparar a estrutura do evento para atender as expectativas de seus participantes, permitindo proporcionar um evento mais organizado e proveitoso.

Incentivar o uso do aplicativo permite explorar o comportamento do participante com relação aos objetivos do evento. Cada interação dos participantes com o aplicativo pode ser utilizada de forma a avaliar e analisar os possíveis frutos do evento. Antes, durante e ao final de um evento com adoção e engajamento elevados no aplicativo, os dados gerados podem proporcionar relatórios muito interessantes, de grande importância para o organizador. É possível medir, por exemplo, o desempenho das programações, dos patrocinadores e produtos divulgados.

Ao fim do evento, analisar os dados gerados através de interações no aplicativo possibilitam avaliar o valor de cada aspecto do evento. Ter relatórios que permitam avaliar os resultados do evento pode ser uma grande motivação para reiniciar o ciclo de planejamento, para uma edição de ainda mais sucesso, com insumos suficientes para novas tomadas de decisão.

As descobertas e necessidades do participante do evento

O engajamento é apenas uma das motivações para o participante utilizar o aplicativo do evento. A comunicação com outros participantes, palestrantes, organização e patrocinadores independe de hora e local físico quando o aplicativo pode permitir tais trocas. A participação em palestras, concursos, oficinas ou quaisquer outras atividades interativas pode ser motivada quando pode ser realizada pelo celular, além de se manter mesmo fora dos horários do evento e após seu fim.

Como participante de alguns eventos, outros motivos que me levam a procurar um aplicativo são: menos papel e dependência de internet, mais conteúdo e acesso rápido. Depender de internet não é fácil, principalmente em locais com uma grande concentração de pessoas. Procurar a programação do evento sem se lembrar do endereço do site (ou até evento no Facebook) nem sempre é tarefa fácil. E receber a agenda em panfleto no kit do evento não é sustentável nem à prova de eventuais alterações.

Em resumo, apesar de serem personagens diferentes, todos se conectam através de um mesmo meio e são fonte de construção, informação e resultados uns para os outros.

Quero saber mais sobre aplicativos de eventos


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!