O foguete levantando voo para representar as tendências para empresas do futuro
Tendências em eventos | 7 minutos de leitura

Como acompanhar as tendências para empresas do futuro?

Inovação e busca por melhorias devem ser os grandes objetivos da sua organização. Por isso, confira as tendências para empresas do futuro!


Você saberia dizer o que sua empresa precisa fazer ou no que focar para não ficar obsoleta dentro do seu mercado? Toda nova geração vem acompanhada de modificações e inovações. Estar atento às tendências para empresas do futuro é fundamental para se destacar em meio a uma grande concorrência.

Automação, robôs, inteligência artificial… A era tecnológica certamente mudou muito os processos de trabalho e formas de gestão. Entretanto, se engana quem pensa que as tendências para o futuro se limitam apenas às questões tecnológicas.

Mais do que ferramentas e habilidades técnicas, o futuro das relações de trabalho está nas pessoas. Mais especificamente na importância, preocupação e zelo com os colaboradores e relações interpessoais.

Para falar sobre este assunto, a Xerpa preparou este artigo com as principais tendências para empresas do futuro. Confira quais são as 9 principais e aplique já na sua companhia!

Confira também este conteúdo falando sobre as tendências para o 2º semestre de 2021 em eventos.

As empresas do futuro

As empresas consideradas do futuro são aquelas que pensam à frente do seu tempo, se antecipando às mudanças e inovando seus processos, oferecendo respostas aos desafios impostos pelas transformações.

Elas têm como base:

  • Propósitos bem sólidos;
  • Cultura forte e definida,
  • Valorização e cumprimento de sua missão;
  • Visão e valores bem definidos.

Como resultado, essas empresas possuem uma equipe que realmente “veste a camisa” e acredita estar contribuindo para um mundo melhor, cumprindo para a transformação da sociedade.

Vantagens de acompanhar as empresas do futuro

O mercado de trabalho está, constantemente, exposto às novas condições e experiências. Isso exige que as empresas adequem seu fluxo de trabalho às estas mudanças para sobreviver.

Quem consegue se antecipar às demandas e experiência positiva aos consumidores e colaboradores, equilibrando-se nestes pilares, tem grandes chances de assumir o seu lugar entre as principais empresas do futuro. E ditar novos rumos diferenciando-se no mercado de atuação.

9 Principais tendências para empresas do futuro que você precisa conhecer

Como já adiantamos, se antecipar às demandas e, principalmente, se adequar às tendências para empresas do futuro são exigências fundamentais para organizações que desejam prosperar e se destacar no mercado.

A seguir, separamos 9 tendências para o futuro que sua empresa deve ficar atenta.

1. Liberdade e qualidade de vida

Já percebeu que quase metade das horas que passamos acordados são dedicadas ao trabalho? Entre as tendências para empresas do futuro, podemos destacar a preocupação e um olhar mais aprofundado para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

E isso inclui apostar em melhores programas de benefícios, incentivo ao esporte, zelo pela cultura organizacional, entre outras atividades que aumentem o bem-estar dos funcionários.

2. Autonomia sobre a jornada de trabalho

A flexibilização na jornada de trabalho, antes um raro privilégio, é cada vez mais comum e esperada.

A tendência para o futuro é que grande parte das empresas adotem este modelo, permitindo que os colaboradores estabeleçam seus horários de trabalho, desde que cumpram o mínimo exigido pela empresa. Ou mesmo possam cumprir seus deveres em home office.

E, dependendo do seu segmento, uma instituição pode acabar se destacando negativamente por não oferecer este benefício.

Com este hábito, as empresas podem se beneficiar tanto quanto os colaboradores. Maior autonomia na jornada de trabalho significa aumentar a produção, atrair e reter mais clientes e economizar com gastos – quando se opta pelo home office.

3. Remuneração variável

Como consequência da tendência anterior, é possível que a remuneração passe a ocorrer de acordo com a produção e os resultados de cada colaborador.

Para ter esse controle, essa liberdade deverá ser acompanhada de mais monitoramento e vigilância em tempo real.

4. Trabalho de qualquer lugar do mundo

Com maior flexibilização do horário e ambiente de trabalho, a tendência é que muitas empresas ofereçam a opção de trabalho em home office. Isso significa que é muito possível que, no futuro, seja possível trabalhar de qualquer lugar, com profissionais alocados em diferentes países.

Entretanto, vale ressaltar que, apesar desta tendência, a tradicional estrutura hierárquica não deve acabar para alguns segmentos e empresas.

Leia também: O que é freelancer de eventos: benefícios de uma boa relação

5. Investimento em tecnologia e armazenamento em nuvem

De acordo com a pesquisa “O Futuro do Relatório de Empregos 2018”, 72% das empresas entrevistadas tem a intenção de expandir a adoção da computação em nuvem nos próximos 3 anos.

O investimento em tecnologia ajuda a tornar os processos mais ágeis, escaláveis e eficientes, além de mais colaborativos, ajudando na redução de custos.

6. Maior importância aos eventos internos

Um dos grandes fatores que desencadeiam a baixa produtividade, a falta de engajamento e motivação, é uma cultura organizacional defasada ou inexistente.

Internamente, toda empresa também deve zelar pela sua imagem e reputação, conquistando e engajando seus funcionários.

Em um cenário no qual 75% dos trabalhadores perdem produtividade por falta de motivação e engajamento, colocar em prática ações que possam estimular o reconhecimento e envolvimento é essencial.

Por isso, cada vez mais empresas recorrem à produção de eventos internos como estratégia para aproximar e estimular seus funcionários, além de impulsionar a comunicação e a transparência.

Como exemplo de eventos internos, temos:

  • palestras;
  • cursos, workshops e treinamentos;
  • reuniões para demonstração de resultados;
  • convenções (para realizadas nomeações, lançamentos de produtos ou serviços, etc);
  • confraternizações (para comemorar metas atingidas ou festejar datas especiais, como fim do ano);
  • festa de aniversário;
  • happy hour.

Com essas atividades, é possível reunir somente setores e departamentos ou mesmo a empresa toda. E os benefícios são diversos, como: união de equipes, mais proximidade entre gestores e colaboradores, valorização pessoal e profissional, melhor comunicação e redução na rotatividade de funcionários, entre outros.

7. Benefícios focados no bem estar financeiro

Assumir as rédeas de condições alheias ao ambiente de trabalho pode causar grande impacto positivo na rotina e produtividade profissional. Já parou para pensar nisso?

O investimento no bem-estar financeiro dos colaboradores é um importante exemplo tendências para empresas do futuro. E a Memed é uma das empresas que saiu na frente e adotou o sistema de pagamento sob demanda.

Os gastos e a forma de lidar com o dinheiro mudaram consideravelmente no decorrer do tempo. Mas o ciclo de pagamento do salário não muda nunca, seguindo o modelo mensal, aqui no Brasil.

Para alguns colaboradores, a conseqüência é bem negativa, exigindo a contratação de serviços bancários caros, como o cheque especial ou o rotativo do cartão de crédito, para assim conseguir pagar os boletos até a data de vencimento ou arcar com imprevistos.

Oferecer flexibilidade no crescimento do salário, com o pagamento sob demanda, por exemplo, ajuda a dar mais estabilidade e segurança financeira aos colaboradores, evitando bola de neve das dívidas

E para a empresa, criar um bem-estar financeiro aos funcionários também oferece benefícios. Entre eles: aumento da produtividade, por diminuir o estresse, a preocupação e o turnover.

8. Acompanhamento das principais discussões ambientais

Com o aumento da discussão sobre as atividades econômicas das empresas e os impactos ambientais e sociais por elas causadas, as organizações estão buscando encontrar um equilíbrio entre economia e meio ambiente.

Para isso, uma das estratégias para o futuro é inserir políticas ambientais nos processos de gestão, a fim de alcançar os requisitos exigidos para obter a certificação de qualidade ambiental. Desta forma, a empresa se diferenciar no mercado, por meio de práticas sustentáveis e responsabilidade social.

9. Expansão e adoção de big data

Hoje, com o advento da internet, a sociedade é capaz de produzir um volume maior de dados por dia do que em séculos. E, de publicações nas redes sociais a movimentações financeiras, essas informações geradas são de grande importância para as empresas, pois auxiliam:

  • a conhecer as reais demandas dos consumidores;
  • compreender seus hábitos de compra e consumo;
  • a prever eventuais crises no mercado;
  • na análise dos concorrentes.

Nos próximos anos, o Big Data segue como uma das principais tendências para empresas do futuro. Consolidando-se como uma estratégia de Business Intelligence, com alto valor competitivo.


Estamos vivendo o período da experiência. E, neste contexto, o setor de RH deve assumir, definitivamente, sua faceta multifuncional e estratégica.

Com foco nesta necessidade, a Xerpa, produtora desse artigo, usa a tecnologia para eliminar toda a carga burocrática, posibilitando que empresas e colaboradores estejam livres para brilhar e crescer o quanto quiserem.

Aqui eles listaram as principais tendências para empresas do futuro. Mas se quiser saber mais sobre como se destacar no mercado, assine a newsletter do blog e não perca nenhum conteúdo!

lm aplicativo

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!