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Cases de Sucesso de eventos | 4 minutos de leitura

From zero to hero: Aprendendo uma nova stack para criar um produto

Como o time de produto da mobLee aprendeu uma nova stack para criar um novo produto: o Promote, uma solução para divulgar o seu evento na web estrategicamente


No primeiro blog post “Dividir para Conquistar” que fiz para o blog da mobLee, falei como foi dividir a área de produto da mobLee em times menores para transformarmos em realidade uma nova visão de empresa com novas ideias e produtos. Essa nova visão se concretizou no maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina – o RD Summit – com o lançamento do Promote, o produto que desenvolvemos ao longo do último trimestre.

Esse novo produto não é um aplicativo iOS / Android e sim um webapp, ou seja, um aplicativo que roda na web. E foi aí que nosso desafio começou. A equipe formada para criar o Promote tinha 4 integrantes e 3 deles tinham um background em aplicativos mobile (iOS / Android). O foco deste blog post é mostrar como foi o processo de aprendizado de toda uma nova stack de desenvolvimento. Confira!

Decidindo qual stack usar

Enquanto a recém formada equipe Revolution terminava suas últimas tarefas, o time Blueprint (leia mais sobre os times da mobLee nesse artigo) já começava uma pesquisa sobre tecnologias para decidir nossa nova stack. Queríamos usar tecnologias novas, cutting edge por assim dizer, e por isso, decidimos adotar Node, GraphQL e React.

Logo em seguida, o time Blueprint começou a criar as fundações do novo projeto, como scripts de setup e a estrutura da nova API. Tanto Node quanto React são ferramentas que usam JavaScript como linguagem de programação, então esse era nosso primeiro passo: aprender JavaScript.

Como a equipe Blueprint já tinha mais experiência com web, decidimos então fazer uma série de treinamentos em que os membros do time iriam disseminar esse conhecimento. Já tínhamos uma prática chamada Lunch Talk que serve justamente para aprender novas tecnologias, mas decidimos que fazer esses treinamentos apenas uma vez por semana não seria suficiente. Dessa forma, decidiu-se realizar essas sessões todos os dias começando 12h30 e terminando 13h30.

Aprendendo juntos

Começamos aprendendo JavaScript, já em suas iterações mais modernas (ES6 e ES7). Da sintaxe básica da linguagem, passando por padrões de código, até conceitos mais avançados como arrow functions e destructuring. As sessões foram bem intensas e por estarmos recebendo muita teoria nova, não queríamos ficar apenas discutindo a linguagem. Então o próximo passo foi realizar sessões interativas, com cada um dos membros da equipe se revezando para escrever código em JavaScript, num estilo coding dojo.

O mesmo foi feito com GraphQL, que é uma ferramenta criada pelo Facebook que tem a missão de simplificar a consolidada estrutura REST de APIs. Aprendemos GraphQL de uma forma bastante prática, já brincando com APIs de teste, buscando e inserindo dados em bancos de dados.

E por último, começamos a aprender React, outra ferramenta criada pelo Facebook. O objetivo do React é fazer o desenvolvimento front-end ser mais modular e simples, com uma arquitetura baseada em componentes e incorporando alguns aspectos de programação funcional, como a imutabilidade. Como no caso do GraphQL, para aprendermos React desenvolvemos vários pequenos componentes e projetos, onde muitos desses experimentos já eram ideias básicas do que o novo produto iria precisar, como componentes de edição de site ou um dashboard com gráficos e métricas.

O resultado

Basicamente, tivemos um mês de treinamento e dois meses de desenvolvimento desse novo produto, o Promote. O ritmo foi muito intenso, mas todos os integrantes da equipe estavam muito entusiasmados em estar interagindo com tecnologias novas e que estão na moda. O time Blueprint passou com muita sabedoria todo seu conhecimento sobre tecnologias web, e a equipe Revolution foi muito focada em aprender muitos conceitos de forma rápido sem ter medo de colocar a mão na massa.

Nem tudo foi perfeito e nas primeiras semanas ainda nos deparamos com problemas que talvez fossem simples para pessoas mais experientes com tecnologias web, mas isso não nos impediu de pedir ajuda, de correr atrás de soluções diferentes, de mesclar nossos conhecimentos de outras áreas para tentar resolver as situações da melhor forma possível. Uma prática que adotamos nesse período foi sempre ter membros da Blueprint revisando nossos Merge Requests.

Fazendo uma reflexão, o maior aprendizado não foi nem aprender JavaScript, React ou GraphQL e sim, aprender a aprender, seja em grupo ou individualmente. Os esforços conjuntos dos integrantes das equipes são o verdadeiro motivo pelo qual tudo foi possível.

Nossos heróis estão na mesa ao lado

Outro fator decisivo para podermos focar em criar esse novo produto foi o fato de que hoje existe uma equipe dedicada a polir, aperfeiçoar e dar suporte para nosso modelo atual: o time Diamond. Esse time foi o responsável por aguentar todas as demandas dos nossos aplicativos para eventos (Android / iOS), API e CMS, uma tarefa antes diluída entre todos os times. A pressão foi grande, mas a Diamond conseguiu dar conta de tudo com louvor, frequentemente sendo elogiada pelo nosso time de Customer Success. E esse é um dos pilares da cultura da mobLee, “nossos heróis estão na mesa ao lado”. Nossa admiração por nossos colegas de trabalho é enorme.

Depois do lançamento do produto e toda uma redefinição de visão de empresa, nossos esforços foram parabenizados pela empresa inteira na nossa reunião semanal de All-Hands, provando ainda mais que “nossos heróis estão na mesa ao lado”.

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