Na era digital é fundamental que qualquer negócio possa contar com um site à disposição. Por isso, recursos como registro de domínio e hospedagem de sites devem fazer parte das estratégias de gestão. Uma boa hospedagem, aliada a um site bem construído, conta pontos para garantir algo que é fundamental na era da tecnologia: a presença digital.
No cenário em que o marketing das empresas é, cada vez mais, guiado por ferramentas online, a presença digital apresenta várias facetas, uma delas é a realização de eventos corporativos. Esses eventos se mostram uma forma diferenciada de interagir com o público-alvo, permitindo uma série de ações relevantes para o negócio, como divulgar um novo produto, fortalecer a imagem da marca e captar leads.
Falando em eventos corporativos, nesse texto você vai saber como preparar o seu site para apresentar um evento. Dê uma olhada nos tópicos:
- A importância da hospedagem de site
- Os benefícios dos eventos corporativos
- Eventos corporativos – Saiba como preparar o seu site para eles
- As características de um bom site para divulgar o seu evento
- Os eventos online e a transformação digital
A importância da hospedagem de site
Possuir uma hospedagem de site é fundamental para um suporte seguro para o evento. Um bom plano de hospedagem oferece vários recursos que garantem, não apenas essa segurança, mas também a eficiência do seu site.Lembrando que, com a hospedagem ideal você garante o tráfego adequado em seu site, bem como um rápido carregamento das páginas. Tudo isso é importante para que qualquer evento transcorra sem nenhuma falha.
Existem várias empresas que oferecem serviço de web hosting, por isso, ao contratar a sua, verifique detalhes importantes, como os preços dos planos, como é o suporte técnico oferecido e avaliações de outros clientes.Da mesma forma, é importante ainda que você tenha um registro de domínio para o seu site. Isso confere mais credibilidade para os seus eventos.
Confira também: Plano de ação: 8 dicas para fazer um site de eventos
Os benefícios dos eventos corporativos
Os eventos corporativos trazem inúmeras vantagens para o seu negócio e uma delas é a segmentação do público. Por essa razão, eles se tornam uma eficiente maneira de criar interação com os clientes certos e ainda captar leads.
O evento gera aquela ideia de compromisso, de encontro marcado, com data e horário previamente determinados. Isso auxilia no fortalecimento da imagem da sua marca, inclusive gerando expectativa para a realização do evento. Além do mais, durante o evento, você terá a possibilidade de interagir virtualmente com os seus clientes, melhorando ainda mais a sua presença online.
Ferramentas extras que ajudam o seu evento online
Para facilitar a criação e o gerenciamento do seu evento corporativo, você pode contar com alguns softwares acessíveis, como:
Sli.do
É uma ferramenta para reuniões presenciais e virtuais. Com ela é possível envolver o seu público com perguntas e questionários. Assim, a sua empresa disponibiliza maior interação entre todos os participantes, independente de onde eles estejam.
mobLee
É uma plataforma para eventos online e híbridos. Ela oferece desde o ambiente virtual do evento com capacidade para plenárias, salas de discussão, salas individuais para expositores, 1:1 entre participantes, site e inscrição, até aplicativo mobile como potencializador da interação entre a comunidade do evento.
Como preparar o seu site para eventos corporativos
Um passo importante que você deve dar na hora de preparar o seu site para um evento é definir qual será o tipo do seu evento. Existem algumas modalidades de eventos corporativos que podem ser realizados online. Ter uma noção prévia de como será o seu evento auxilia na sua organização e no preparo do seu site. Por isso, é importante saber o quanto antes qual é o modelo mais adequado para o seu negócio.
Abaixo vamos conferir algumas dessas modalidades de eventos que podem beneficiar os seus projetos.
Congressos Online
À medida que as ações de distanciamento se mantém, congressos online tem sido uma boa solução para promover conhecimento e conectar profissionais. A possibilidade de conectar pessoas em conferências online é mais importante do que nunca.
Os eventos acontecem através de transmissão online, palestras, minicursos e entrevistas. São encontros que quebram as barreiras do isolamento movimentando ideias, inspirando e orientando ações.
Os congressos online possibilitam troca de experiências como um ponto de encontro com diferentes profissionais. Diversos participantes se reúnem em salas de networking interativas e colaborativas. Fácil de participar, oferece a sensação de comunidade de um congresso presencial!
Palestras
As palestras transmitidas online também podem ser chamadas de webinars, termo que é a junção das palavras “web”, de World Wide Web e “seminar”, seminário em inglês. Essa modalidade de eventos é ótima para quem quer atrair e captar leads por meio de conteúdos específicos. Dependendo do seu negócio, o palestrante pode ser uma autoridade especializada no produto ou serviço oferecido.
Além disso, é fundamental ficar atento à velocidade da sua transmissão para garantir o sucesso da palestra e proporcionar uma boa experiência para o público. Desse modo, você garante áudio e imagem de qualidade.
Feiras
Está aí um tipo de evento apropriado para quem gerencia um marketplace. Nesse caso, há a possibilidade de reunir o público e divulgar ainda mais as lojas e os produtos oferecidos. As feiras também estimulam novas parcerias.
As características de um bom site para divulgar o seu evento
Pensar em como proporcionar uma boa experiência para o participante é a melhor maneira de prepará-lo para o seu evento corporativo online. E quando se fala em User Experience, é importante ter em mente alguns conceitos fundamentais. Veja mais sobre eles!
Responsividade
Hoje em dia não dá para desprezar o fato de que os aplicativos móveis fazem parte do nosso cotidiano. Seja qual for o seu público-alvo, tenha a absoluta certeza de que as pessoas que fazem parte dele recebem notícias, interagem com amigos e até efetuam compras por meio de smartphones. E é aí que a responsividade ganha protagonismo.
Responsividade diz respeito à qualidade de exibição do seu site em uma variedade de dispositivos e tamanhos de janelas ou telas. É importante que o seu site seja responsivo para funcionar como um bom suporte para o seu evento. Um site responsivo denota poder de visualização em qualquer tipo de tela, tanto em um desktop quanto em um dispositivo móvel.
Além disso, a responsividade faz parte das boas práticas de SEO, permitindo que o seu site seja bem avaliado pelos algoritmos do Google, ganhe relevância e seja bem posicionado nas páginas de resultado.
Investir em um design responsivo é o básico para quem quer ter um bom projeto online, inclusive divulgar e realizar eventos por meio do seu site.
Arquitetura da informação
Pensar na arquitetura de informação é pensar na estrutura do seu site como suporte para eventos. Nesse sentido, a arquitetura da informação envolve a elaboração da hierarquia das informações presentes em seu site, sempre com o intuito de facilitar a navegação dos usuários.
O fato é que pensando em uma boa arquitetura de informação para o seu site, você consegue proporcionar uma navegação intuitiva. Por essa razão, quanto mais organizada for a estrutura do seu site, melhor será a Experiência do Usuário e, com certeza, o seu evento terá mais chances de ser bem sucedido.
Visual atraente
Quando se fala em eventos online, também é importante pensar na questão estética do seu site. Por isso, avalie as fontes que você irá usar e a disponibilização das imagens.
Os eventos online e a transformação digital
Antes mesmo da pandemia causada pelo Coronavírus, a transformação digital já era uma ideia bastante difundida entre os gestores de empresas, independente do empreendimento ser um pequeno, médio ou grande negócio.
Questões importantes como o home office, além do uso de ferramentas online para a facilitar a gestão e atendimento de clientes fazem parte da transformação digital. É nesse contexto que eventos online, webinars, workshops, adaptações de grandes eventos físicos para o digital e outros tipos de evento online ganham relevância.
Por isso, transmitir eventos em seu site pode ser mais uma parte do processo de digitalização do seu negócio, sendo um artifício bastante útil especialmente em tempos de pandemia e crise econômica, pois esse tipo de iniciativa facilita a interação direta com o seu público.
São nítidos os benefícios que os eventos corporativos online trazem para o seu negócio. Cito alguns abaixo!
Ampliação do seu networking
Os eventos corporativos representam chances reais para criar conexões, tanto para os gestores quanto para os colaboradores. Por essa razão, em muitas organizações, a realização desse tipo de evento funciona como uma excelente ferramenta para atrair até mesmo possíveis investidores.
Em um evento corporativo com objetivo de estabelecer uma experiência agradável e aumentar o conhecimento da marca, se torna mais fácil estabelecer contatos com outros empreendedores que podem se interessar em investir na expansão da empresa, divulgando seus produtos e serviços.
Confira também: 10 estratégias para estimular o networking em eventos
Fortalecimento da sua marca
Os eventos realizados em seu site ajudam a consolidar a presença digital do seu negócio e também a fortalecer ainda mais a imagem da sua marca. Até mesmo o boca a boca gerado pelo evento contribui para isso.Todo o processo de divulgação e até a repercussão que o evento online gera, servem para tornar a sua marca mais forte e presente entre o seu público de consumidores.
Confira também: Como melhorar a divulgação em Eventos Online
Capacitação de profissionais
Dependendo do tipo de negócio, é possível promover um evento online destinado para os seus colaboradores. Você pode tornar o evento corporativo online em um importante canal para treinar e capacitar profissionais.
Está pronto para preparar o seu site?
Se ter um site é importante, saber como prepará-lo para um evento corporativo também é essencial, seja o evento online, físico ou híbrido. Hoje em dia as alternativas de canais online para se comunicar com os clientes são bastante variadas.
Assim como o registro de domínio e a hospedagem de site são fundamentais, a digitalização se tornou uma necessidade para as empresas. Com isso, a possibilidade de realizar eventos online surge como uma alternativa eficiente dentro das estratégias de marketing digital.
Formada em Jornalismo e especializada em Marketing Estratégico, é uma apaixonada por Tecnologia e Inbound Marketing.