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Divulgação de eventos | 5 minutos de leitura

SEO para eventos: como pesquisar e acertar na palavra-chave?

Veja aqui como fazer para ter sucesso nas estratégias de marketing digital e acertar no trabalho de SEO para eventos.


A internet é um meio fundamental para a divulgação de eventos. Mas, em meio a tantas opções, como gerar destaque para a sua ação? Para encontrar essa resposta, você chegou ao lugar certo, porque vamos apresentar aqui várias dicas de SEO para eventos.

Se você acompanha a comunicação em canais digitais, mesmo sem o conhecimento específico, sabe qual é o impacto de uma posição de destaque na web. A boa notícia é que existem estratégias para alcançar um bom posicionamento na internet – e todas passam pelas ferramentas de busca, como o Google.

Direcionar essas práticas de SEO para eventos pode fazer com que seu trabalho e seus clientes tenham destaque e atinjam mais resultados!

E uma estratégia de SEO pode ter inúmeras aplicações quando se trata de planejar uma campanha de marketing digital. No entanto, todas elas partem de uma etapa crucial: a palavra-chave. Seu evento precisa receber a atenção do máximo de olhares possível. Nesse processo, saber utilizar as palavras certas é a garantia de que sua divulgação terá maiores chances de sucesso.

Neste post, nós mostraremos formas de como fazer um SEO para eventos que tenha o melhor direcionamento possível. Confira, a seguir, como pesquisar (e acertar) na palavra-chave de sua estratégia.

A importância do SEO para eventos: a palavra-chave

Sempre que uma pesquisa é feita pelo Google, Bing ou qualquer outro buscador, existem parâmetros para garantir relevância máxima. O que um bom SEO para eventos pode fazer, nesse caso, é ser interpretado pelos motores de busca. Assim, as chances de sua página de eventos surgir no topo das pesquisas aumenta.

Por isso, a palavra-chave tem uma grande importância na forma de se trabalhar o SEO. Afinal, ela está alinhada com o que o público de seu evento procura. É a partir dela que são definidos detalhes que vão desde o valor de investimento até o público a ser atingido. Além disso, ela tem o poder de:

  • Priorizar conteúdo: mais de 60% dos cliques feitos em buscas do Google pertencem aos três primeiros resultados.
  • Direcionar sua comunicação: palavras comuns e vagas podem ter um baixo retorno em sua estratégia. Já termos mais específicos podem segmentar e qualificar sua estratégia.
  • Oferecer insights: palavras-chave geram dados que permitem descobrir novas formas de otimizar o seu SEO para eventos.

Outra grande importância da palavra-chave no SEO para eventos é sua relevância estratégica. Com um conjunto de conteúdo e palavras-chave bem alinhados, é possível ter um posicionamento melhor no Google e outros sites de busca. E isso faz toda a diferença na divulgação de seu evento.

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Como pesquisar as palavras-chave certas?

Saber planejar e utilizar as palavras-chave é um processo orgânico e contínuo. Por isso, é preciso contar com ferramentas e formas de manter suas táticas de SEO para eventos alinhadas com sua estratégia. Confira algumas delas a seguir!

1. Personas

Uma das ferramentas mais comuns nesse momento inicial é a criação de personas. Colocar-se no lugar do seu público exige um aprofundamento maior. Não basta apenas coletar dados de pessoas com base em eventos semelhantes já passados. É preciso criar um perfil sólido.

Na estratégia de personas, cria-se um perfil semificcional que representa o cliente ideal de seu negócio. Dados demográficos como adultos de 20 a 25 anos do sexo masculino não são o suficiente para embasar estratégias de SEO para eventos. Para que se chegue às palavras-chave certas, é preciso entender como esse segmento se comporta. Quais são seus hábitos? O que é interessante para esse público? E, claro, como isso se transforma naquilo que esse público digita quando busca algo de que necessita na internet?

Melhorar o posicionamento de sua marca ou seu site no Google exige um conhecimento de suas personas. Mesmo se sua empresa lidar especificamente com um tipo de segmento apenas (eventos empresariais, entretenimento jovem, etc.), ainda existem perfis distintos. Portanto, saber identificar a diversidade de seu público é o caminho para acertar nas palavras-chave de um SEO para eventos.

2. Google Trends

Como empresa, é de interesse da Google que sua ferramenta de busca seja aproveitada da melhor forma possível. Por isso, seu SEO para eventos não está sozinho quando se precisa pesquisar uma palavra-chave! Ferramentas gratuitas como o Google Trends podem direcionar sua estratégia no caminho correto.

O Google Trends, como o nome indica, mostra a popularidade e tendência de determinados termos com o passar do tempo. É possível medir a relevância de um termo isoladamente ou, ainda, comparar duas palavras-chave. Isso é especialmente útil quando se tem dúvida de qual palavra tem maiores chances de potencializar seus resultados.

3. Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta que faz parte do serviço do Google AdWords, focado em anúncios de mídia paga da empresa. Seu uso é gratuito e exige somente uma conta no Google. Essa ferramenta permite prever o valor de cada palavra-chave, o custo de seu clique e suas impressões – isso é, quantas vezes essa palavra-chave trará visualizações para seu conteúdo.

As ferramentas do Google, junto com a própria experiência de fazer uma busca no site, podem fazer com que você acerte na escolha de suas palavras-chave ideais. Por isso, experimente diferentes combinações de termos que possam gerar maior resultado em sua estratégia de SEO para eventos.

4. Ubersuggest

Como vimos, palavras-chave amplas podem não trazer um grande retorno em relação a seu custo. O que a ferramenta gratuita Ubersuggest faz é oferecer uma visão geral da palavra-chave e sugestões de palavras e frases que podem ser utilizadas.

Além disso, ele também oferece um filtro de palavras-chave negativas, isso é, termos ambíguos que podem afastar seu público de sua empresa.

5. SEMrush

Conhecida por ser uma plataforma completa de marketing digital, a SEMrush permite o controle total do fluxo de trabalho de SEO. Com ferramentas de análise de anúncios pagos, redes sociais e demais ferramentas integradas de marketing, ela oferece uma amostra de como selecionar a melhor palavra-chave para anúncios, sites, domínios e mais.

O uso de seu software gratuitamente é limitado a 10 solicitações de palavra-chave apenas. Para uso constante, a ferramenta oferece planos empresariais de diferentes formatos.

Como seu SEO para eventos é gerenciado? Você sabe quais são as palavras-chave que seu público busca quando está procurando sua empresa ou um evento divulgado por sua marca? Compartilhe sua experiência conosco, deixe seu comentário no post. Até a próxima!


Artigo produzido pela equipe da PostSpot.


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