organizadores avaliando o ranking icca
Organização de eventos, Tendências em eventos | 4 minutos de leitura

Reflexão sobre o mercado de eventos brasileiro baseado no ranking ICCA

O novo ranking ICCA mostrou que o Brasil caiu mais uma posição. Qual a influência disso no mercado de eventos?


No mês de maio de 2019, foi divulgado o ranking anual da ICCA (International Congress and Convention Association) sobre congressos e eventos internacionais ao redor do mundo, realizados em 2018. E o resultado para o Brasil não foi muito animador.

Em relação ao ano anterior, o país caiu uma posição no ranking. Foram 233 eventos somados ao longo de 2018, ficando em 17º lugar, enquanto que em 2017 foram realizados 237 eventos, no 16º lugar. Já em 2016, o País foi o 15º colocado, com 244 eventos, comprovando que há uma queda nos últimos anos nesse volume de eventos.

Veja um resumo do ranking com os principais países:

PosiçãoPaísNº de Eventos

1

Estados Unidos947

2

Alemanha

642

3

Espanha595

4

França

579

16

Áustria

240

17

Brasil

233

18

Argentina232

Voltando um pouco mais no tempo, vemos que o Brasil conseguiu ultrapassar a barreira dos 200 eventos internacionais no ano de 2006. Esses foram os números alcançados na época pelo ranking ICCA:

  • 2006: 207 eventos – 7º lugar no ranking
  • 2007: 209 eventos – 8º lugar no ranking
  • 2008: 254 eventos – 7º lugar no ranking

Os números mostram que, do início dessa última década até agora, o volume de eventos realizados no país se mantém regular. Mas a queda de posições se deve a grande evolução que vários outros países estão conquistando no mercado, algo que não estamos conseguindo.

Em termos de número de participantes, o relatório da indústria de eventos sobre os 55 anos de história da ICCA mostra que essa regularidade realmente aconteceu:

  • De 2008 a 2012, o Brasil recebeu ao todo 629.036 participantes
  • De 2013 a 2017, o Brasil recebeu 639.569 participantes

Esse resultado nos coloca em um momento de reflexão sobre os desafios que o mercado enfrenta e como superá-los para de fato criar um ecossistema nacional preparado para receber e organizar grandes eventos a nível internacional. Continue aqui para acompanhar essa reflexão.

O que marca o mercado de eventos atualmente?

É fácil perceber que existe uma série de empresas buscando o melhor caminho para organizar os seus próprios eventos. Falando só do mercado nacional, é visível que estamos passando por um momento de evolução.

Grandes eventos, liderados por empresas que vislumbram nessa iniciativa uma forma de se tornarem referências nas suas áreas de atuação, são destaque ano após ano, atraindo mais pessoas em várias partes do país. Bons exemplos são:

  • Trakto Marketing Show, em Maceió/AL
  • RD Summit, em Florianópolis/SC
  • ID 360, em Belo Horizonte/MG
  • VTEX Day, em São Paulo/SP

Mas não basta só levar pessoas e entregar conteúdo de qualquer forma. Os participantes buscam a todo momento eventos que proporcionam experiências inovadoras e marcantes. Entregar isso é considerado o básico hoje em dia para alcançar um alto nível de sucesso.

Já que esse é o foco, vemos cada vez mais eventos proporcionando o efeito disneylândia para os participantes, entregando excelência e surpreendendo o público a todo momento durante o evento.

Mesmo com esse cenário, parece não ser suficiente para atrair os eventos de nível internacional.

Quais são os próximos passos depois do resultado do ranking ICCA?

Em relação ao ranking ICCA das cidades, existe um trabalho contínuo para que São Paulo seja a líder do ranking nos próximos anos. Hoje a cidade não aparece nem na lista das 20 principais.

Uma das ações que temos em vista é a criação de um plano de marketing robusto para promover São Paulo no Brasil e no Exterior, para que players de todo o mundo enxerguem o Estado (e também a cidade) com outros olhos e tirem do caminho preocupações com a violência e o trânsito.

Toni Sando

Presidente do SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau)

O melhor caminho por parte das equipes de organização é fazer eventos cada vez melhores, criando experiências inovadoras, com uma equipe dedicada a esse momento. Mas cabe ao mercado como um todo mostrar que o país possui forças suficiente para suportar grandes eventos de nível internacional.

E você acha que para isso é preciso investir além dos limites de orçamento estipulados para os eventos? Na verdade, isso não é necessário.

Já existem diversos recursos que surgem para otimizar os investimentos, suprindo demandas básicas e oferecendo funcionalidades que vão muito além do que é entregue normalmente.

Um ótimo exemplo é o aplicativo de eventos. Essa solução é uma ótima forma de reduzir ou até eliminar qualquer tipo de investimento com material impresso do evento e focar na troca de informações com o uso do próprio smartphone dos participantes.

Só que é preciso olhar além e entender o que a solução pode de fato entregar para o sucesso do evento. É por isso que preparamos um conteúdo completo para falar só sobre esse tema:

Esperamos que o levantamento desses números do ranking ICCA e o debate sobre o mercado seja cada vez mais constante para que juntos possamos continuar crescendo no cenário nacional e também internacional, atraindo a atenção de fora para os eventos incríveis que proporcionamos.

Que tal aproveitar essa oportunidade e eleve o patamar dos seus eventos? Conheça agora todas as soluções da mobLee e entre em contato para fazer como o RD Summit, SingularityU e QCon SP!

Não fique para trás entre os eventos mais modernos do mercado. Marque uma conversa com um de nossos consultores para saber tudo sobre a mobLee!

lm aplicativo

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!