Profissionais recebendo seu certificado de conclusão da pós-graduação em eventos
Gestão de eventos | 5 minutos de leitura

Conheça os benefícios da pós-graduação em eventos para sua carreira!

Descubra como a pós-graduação em eventos contribui para o perfil de um profissional da área e os 5 principais benefícios para começar agora!


Falamos anteriormente no blog sobre a importância da formação dos profissionais de eventos, dando bastante enfoque às realizações profissionais que ela pode trazer. Mas pensando na preparação para o mercado de trabalho, precisamos falar mais da pós-graduação em eventos.

O aprendizado específico faz toda diferença no desenvolvimento de um profissional comprometido com a área, mas isso não significa que não haja outros benefícios além das realizações. Aprender algo novo não é vantajoso apenas diretamente. Existem benefícios indiretos dos esforços e estudos, quaisquer que sejam as áreas da sua atuação.

Neste post, vamos falar do crescimento profissional que uma pós proporciona, mas sempre relacionando-o com outros retornos no campo pessoal. Assim, você terá certeza de que um curso de especialização vai ajudá-lo em todas as áreas da vida. Confira!

Como a pós-graduação em eventos contribui para o perfil de um profissional?

Com as mudanças no mercado de trabalho, passou a existir uma certa relativização do que é considerado um bom profissional de sucesso. É como se uma visão mais completa da pessoa começasse a surgir.

Isso acontece porque, face às novas descobertas da Psicologia e o estudo do comportamento humano, alguns campos antes considerados excessivamente subjetivos passaram a participar do jogo.

Assim, ampliou-se o leque de habilidades que compõem o que se espera de um bom profissional, dando maior ou menor peso para cada uma delas de acordo com as necessidades. Esses são os fundamentos da análise das hard skills e soft skills, que vamos explicar em mais detalhes abaixo.

Desenvolve as soft skills

A palavra “skills” vem do inglês e quer dizer “competência”, “aptidão” ou “habilidade”. As soft skills são diferenciais de qualquer profissional e não necessariamente estão incluídas no conhecimento técnico ou específico da profissão.

Desse modo, por exemplo, um bom programador não é necessariamente aquele que entrega os códigos rapidamente e resolve questões lógicas com agilidade. Ele deve também:

  • Ser bom em comunicar sua metodologia ao time;
  • Transmitir opiniões de maneira segura e educada;
  • Ser comunicativo;
  • Trabalhar em equipe;
  • Gerir pessoas;
  • e assim por diante.

Não é à toa que os melhores cursos de especialização (inclusive os melhores modelos de pós-graduação EAD) incluem em seu currículo atividades em grupo, assim como disciplinas voltadas ao desenvolvimento dessas habilidades. Já passamos do tempo em que ser um especialista bastava.

Desenvolve as hard skills

As hard skills, por outro lado, são o conhecimento técnico necessário à profissão. Por mais que um estudante se garanta do ponto de vista da convivência e comunicabilidade, ele não vai saber fazer valer suas horas de trabalho na empresa ou por conta própria se não dominar o conteúdo do trabalho propriamente dito.

Essas necessidades reforçam a importância de uma pós, uma vez que o ensino de graduação, no geral, é pouco específico para a maior parte dos cursos. Dar sequência aos estudos depois de graduado garante a assimilação de técnicas e habilidades bem aplicadas.

Isso é feito expondo o estudante diariamente a situações reais ou muito próximas de desafios encontrados no mercado de trabalho. Se você tem dúvidas quanto a seguir os estudos depois da graduação, portanto, tenha em mente que a maior vantagem dela é ser prática.

Como uma pós-graduação pode impulsionar sua carreira?

Como você já deve ter notado, ser um bom profissional abrange também a sua visão de mundo, preferências pessoais e maneira de interagir em sociedade. Afinal de contas, as relações de trabalho são uma reprodução do que aprendemos em interações sociais mais amplas.

Abaixo, listamos 5 benefícios da pós-graduação em eventos para esses campos não diretamente relacionados à atividade que você pretende desempenhar profissionalmente.

1. Aumenta o conhecimento

Saber mais sobre a parte técnica, prática e interagir são habilidades desenvolvidas em um curso de pós-graduação. Mas a forma de comunicar esse trabalho também é um conteúdo desejável para qualquer pessoa.

Ou seja, você aprende não apenas a realizar o seu trabalho, mas a ensiná-lo e aprender com os colegas, evitando os desafios do ego e da vaidade.

2. Amplia horizontes e possibilidades

Um bom exemplo de soft skill que faz muita diferença desde o início é o networking. Estudando presencialmente ou à distância, você vai fazer parte de uma rede de profissionais que se apoiam mutuamente.

São grandes as chances de o seu próximo emprego ser um desdobramento natural de uma parceria de sucesso com os colegas de especialização.

3. Capacita para resolver problemas

Mão na massa e senso prático são componentes de bons profissionais e ótimas maneiras de conseguir impulsionar sua carreira. Você pode contar com uma especialização para ajudá-lo a reunir teoria e prática.

4. Fomenta o trabalho em equipe

Como dissemos, comunicar-se, relacionar-se, liderar, ensinar e aprender são requisitos fundamentais para quem quer ser bem-sucedido. E tudo isso pode ser aprendido nas atividades em equipe durante as aulas de pós-graduação em eventos.

5. Promove o crescimento pessoal

Como resumo de tudo que dissemos até aqui, é necessário que você entenda que o seu crescimento profissional só é possível se houver crescimento pessoal junto. Pessoas felizes, em harmonia com seus desejos, limitações e habilidades são melhores no trabalho.

Logo, dê espaço ao seu lado humano ao estudar e trabalhar. Estar no comando da sua felicidade e realização conta muito para o dia a dia no trabalho e com os colegas.

A pós-graduação em eventos no IBF

O ensino a distância cresceu, aprofundou-se e se tornou mais humano e direcionado, ao mesmo tempo em que vai dando resultados e os profissionais que estudaram por essa modalidade vão se inserindo no mercado.

O IBF é especialista em ensino a distância humanizado, com enfoque no desenvolvimento de hard e soft skills. O objetivo é acelerar a carreira de centenas de profissionais pelo Brasil, permitindo estudar de maneira mais cômoda e ágil sem perder a qualidade.

São oferecidos diversos cursos em áreas relevantes para o desenvolvimento de carreiras, sempre em contato constante com novas técnicas de ensino e seu impacto nos profissionais.

Conheça então os detalhes e a Matriz Curricular da pós-graduação em eventos oferecida pela IBF: o MBA em Gestão de Eventos!


Conteúdo produzido pela equipe UniBFPOS – Pós-graduação
banner convidando para baixar o manual do primeiro evento


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!