Profissional de planner de eventos pensando no seu calendário
Colunistas mobLee, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Profissão: Planner de eventos

Confira o post completo da nossa colunista Adriana Giglio, que fala os detalhes do trabalho de um planner de eventos.


Olá, muito prazer! Este é o meu artigo de estreia aqui no Blog da Moblee e não poderia começar de forma diferente: meu nome é Adriana Giglio e sou uma planner de eventos.

Planner what?

É simples: enquanto um produtor produz, o promotor promove, o planner planeja. É uma tradução literal e que soa estranho em português, mas no fim é isso mesmo – sou Planejadora de Eventos! Minha entrega está além de organizar e gerenciar. Eu explico!

Imagine a entrega de um evento como a apresentação de uma orquestra. Se os músicos são os produtores e o maestro é o coordenador do evento, o planner é o compositor. É ele que:

  • Cria toda a experiência;
  • Planeja cada nota;
  • Pensa estrategicamente o que precisa estar na música.

E tudo isso é para atingir o objetivo final: transformar/provocar/emocionar as pessoas.

Afinal, o planner de eventos faz o quê?

Trazendo de volta ao nosso mercado: o planner de eventos se aprofunda nos propósitos da empresa para que evento e organização estejam alinhados em um objetivo comum.

Ele cria estratégias para atingir tais objetivos, além de orquestrar todos os envolvidos em prol da realização de uma ferramenta fortíssima para o branding da organização.

Mas o trabalho vai além disso:

  • Entendem quais tipos de parcerias são mais estratégicas e traçam um discurso que atrai este parceiro pela causa envolvida, parcerias muito mais profundas e duradouras;
  • Eles criam formas de chegar ao público final e elaboram planos para utilizar os diversos canais de comunicação existentes;
  • Conseguem definir qual forma de comunicação é mais eficiente para cada tipo de público envolvido.

E apesar de todos este planejamento, são capazes de mudar de rota assim que percebem que uma estratégia não está seguindo o caminho planejado.

Planners pelo mundo

Não é muito comum no Brasil, mas em países como Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos se têm profundo respeito pelo papel do planner de eventos. Acontecem cursos e encontros que se aprofundam no assunto para fazer com que este mercado tenha cada vez mais profissionais capacitados.

Um exemplo que vem da Europa: Irina Graf, criadora do The Mice Blog, é uma entusiasta do assunto. Ela criou em 2011 o #EventPlannersTalk, uma discussão que acontece toda segunda-feira via Twitter, sobre assuntos relacionados aos desafios de planners de eventos e que tomou proporções gigantescas por lá.

Para Graf, a profissão Event Planner é de extrema importância e a troca de experiências entre os profissionais do setor só traz conhecimentos enriquecedores para fazer o mercado de eventos crescer.

Em terras tupiniquins, o mercado de eventos movimenta mais de R$ 209 bilhões ao ano, são mais de R$ 49 bilhões levantados em impostos, em mais de 590 mil eventos realizados, isso segundo dados da ABEOC em pesquisa feita em 2014. É um mercado que cresce 14% ao ano. O volume de trabalho não é pouco.

Mas mesmo assim, os event planners ainda são pouco difundidos por aqui. Infelizmente, a cultura do brasileiro de não querer pagar pelo preço de um bom planejamento, de não dar valor a especialistas e principalmente, “de dar um jeitinho”, faz com que esta profissão não tenha tanto espaço.

Geralmente, quem “herda” este papel dentro das empresas muitas vezes é a pessoa responsável pelo marketing ou o próprio produtor interno.

Mas queremos mudar este cenário e principalmente o mindset de quem faz parte deste jogo e precisa entender a importância do planejamento realizado por um profissional especialista no assunto.

Mas porque é importante planejar?

Eventos são estratégicos pois são ferramentas de branding. São ótimas oportunidades de mostrar ao mercado as suas qualidades, seu posicionamento e seu diferencial. Muitas vezes, é o primeiro contato de seus clientes com o seu produto ou então de ver de perto quem é o rosto da instituição.

É aquele momento que seu time de vendas pode se aproximar e estreitar laços de relacionamento que em ambientes e condições normais não permitiriam.

Segundo a EMI, 70% do público presente se tornou cliente regular após experimentarem seus produtos em um evento que organizou, 84% passaram a ter uma visão positiva sobre a empresa.

Além disso, 95% dos profissionais de marketing concordam que eventos presenciais proporcionam aos participantes uma valiosa oportunidade de formar conexões em um mundo cada vez mais digital.

Então nada mais inteligente que confiar a um profissional qualificado, que vai saber conectar o porquê com o como.

O que sabe um planner de eventos

As características de um planner de eventos são bem parecidas com todos os profissionais da carreira mais estressante do mundo (já pedi a conta de quantas vezes fomos mencionados nesta lista).

Além de habilidades como organização, jogo de cintura e trabalhar racionalmente sob pressão, o planner deve ter visão holística de tudo que envolve a entrega do evento. Devem ser infiltrados na cultura organizacional e falam como se fossem parte integrante da empresa.

Não é a toa que transitar em diversos mercados e ter conhecimentos em variados temas é primordial para este profissional. Ou seja, flexibilidade e cabeça aberta para o diferente é requisito básico.

Outros pré-requisitos nada básicos mas muito importantes no sucesso como planner de eventos são:

  • Gestão financeira;
  • Gestão de pessoas;
  • Negociação;
  • Liderança;
  • Marketing;
  • Relações públicas.

Tudo isso deve estar alinhado com conhecimentos em ferramentas e tecnologias, além de criatividade para oferecer sempre algo novo.

Um planner de eventos nunca tem rotina, pode ter certeza disso. Para mim, é ser o compositor, sempre em busca daquela nota que impressiona, que emociona e que transforma alguém.

Mas é também um engenheiro, que vai fazer os cálculos mais racionais para colocar um edifício em pé. Ser planner de eventos é conectar o racional e o emocional. É ser o mago que faz a mágica e vende as poções. Que trabalha para que um evento seja aquele momento que vai transformar a vida das pessoas.
lm aplicativo


Compartilhe esse conteúdo!

Gostou do que leu?

Então aproveite e continue sua leitura com alguns dos nossos conteúdos recomendados

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!