Expositor usando o smartphone para ler código de barra no evento, representando o conceito de Phygital
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Phygital: aproximando o mundo real e o digital através dos eventos

Estamos na era Phygital, onde as ações são uma combinação entre os mundos físico e o digital. Veja como aplicar esse conceito nos eventos!


Phygital é um dos principais termos do momento. Mas você já sabe o que é? Bom, é fato que todos os novos recursos gerados a partir das soluções tecnológicas trazem revoluções na forma como trabalhamos e vivemos.

Mas também é fato que toda transformação digital de sucesso, em qualquer segmento econômico, é aquela que fez mais do que digitalizar procedimentos. A fórmula do sucesso destas empresas está em colocar o ser humano em 1º lugar, usando a tecnologia como meio e não como fim.

O Phygital segue estas referências e já faz parte da sua vida pessoal e profissional há algum tempo. Ou seja, você já o conhece, mas não sabia disso.

Mas afinal, o que é o phygital?

O Phygital define a época em que vivemos. É a contração de duas palavras em inglês, Physical e Digital, que abrange a combinação entre os mundos físico e real com o digital e virtual. Ele cria um novo ecossistema entre marcas e consumidores para estimular a experiência e o engajamento.

Pelo Phygital ser a interseção entre estes dois mundos, podem ser utilizados vários meios diferentes além do smartphone, como o IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas), os wearables e os iBeacons.

O crescimento do uso dos smartphones e tablets gera um enorme tesouro, que são os dados digitais sobre o histórico de compras e a preferências dos consumidores. Quando passam a aliar com os seus dados de geolocalização, as marcas puderam finalmente integrá-los à publicidade digital específica e personalizada para cada pessoa. O Phygital passou a ser possível e necessário!

Como o Phygital está influenciando o marketing?

A busca por engajamento da marca e crescimento corporativo impulsionou a combinação do marketing digital e offline, em ações realizadas simultaneamente, ou como passou a ser chamado, o Marketing Phygital.

Para as marcas, o Phygital vem para integrar os canais dos mundos físico e o virtual (conceito Omnichannel) com ações como:

  • Promovendo experiência qualitativa para aproximar a marca;
  • Estimular vendas;
  • Ampliar pontos de relacionamento.

Para os consumidores, a praticidade e a simplificação das atividades cotidianas estão entre as principais motivações para sua adesão à este movimento.

Há quem diga que o desenvolvimento do Phygital visa tornar a vida das pessoas melhor e mais divertida. Na verdade, este é um dos mais fortes pilares do engajamento e da experiência.

Dentro desta abordagem, o Uber, Airbnb, Waze, FourSquare e as empresas de aluguel de bicicletas e patinetes através de aplicativos, são considerados exemplos fortes desta integração online e offline.

O Phygital e os eventos

Ao interagir com as pessoas físicas no evento presencial, as empresas buscam maneiras de intensificar esta experiência física através do ambiente digital.

Para isso, usam tecnologias como a de reconhecimento de local (posicionamento geográfico da pessoa no espaço) para educar, envolver ou notificar o participante para estimular e facilitar a tomada de decisão que as favoreçam.

Por exemplo: ao passar perto de um ponto estratégico, como um estande em uma feira, a empresa pode reconhecer a presença, analisar o perfil e enviar mensagens personalizadas. Com isso, as organizações passam a chamar a atenção para produtos, realizar uma ação promocional ou informações de campanhas integradas de marketing.

Através do aplicativo “Ocean Medallion”, ao mesmo tempo que a Carnival Cruise acompanha a circulação e deslocamento dos passageiros a bordo, pode divulgar, facilitar e estimular o consumo e fornecimento de serviços e alimentos e bebidas.

O cruzamento da sua localização no navio naquele momento, com as suas preferências e histórico de compras, permite o oferecimento personalizado, on time e atualizado para cada pessoa.

4 motivos para usar o Phygital

  • Criar uma experiência presencial diferenciada, integrada com a experiência digital;
  • Engajar os participantes antes, durante e depois do evento, através de recursos digitais diferentes de inúmeros formatos;
  • Melhorar a compreensão do comportamento, dos hábitos e das necessidades dos participantes;
  • Estimular os hábitos de compra.

Como o marketing Phygital pode ajudar o seu evento?

Todo organizador e participante sabem que o sucesso do evento está em oferecer experiência, engajamento e promover o networking entre marcas e consumidores. Para oferecer isso, é imprescindível conhecer em profundidade o comportamento e suas necessidades. Este também é um dos principais motivos na adoção do Phygital pelas empresas.

Antes do evento, campanhas digitais através de mídias sociais podem engajar os participantes estimulando-os à agir e mergulhar antecipadamente no mundo do evento. Por exemplo, ao se aproximar da data do evento, os aplicativos de eventos são importantes parceiros para oferecer experiência e networking através de várias funcionalidades.

Ao escanear crachás, ou pulseiras (em especial as que incorporam Bluetooth, Wi-Fi e até radiofrequência) obtêm-se riqueza de dados sobre o seu comportamento no evento, como temas de interesse, locais mais visitados e tempo de permanência em certas áreas.

Estes são apenas alguns exemplos simples de coleta de dados, que se sofisticam e são ampliados a cada dia.

A chave para promover a melhor movimentação do digital e o físico está em compreender os motivos e o valor que está sendo criado. A partir daí, foque todo o esforço em criar a mais poderosa experiência possível.

Lembre-se que a premissa do participante é a de facilitar a sua vida no mundo físico através do digital.

Por incrível que pareça, é mais fácil capturar dados que possam mapear o comportamento do participante do que gerar análise relevante das informações online e on time que ajudem as empresas em suas decisões estratégicas.

O mercado de eventos ainda está engatinhando neste aprendizado da obtenção do conhecimento que norteia as melhores ações de relacionamento e experiência. Mas este amadurecimento está veloz e o Phygital veio para ficar. Você está se preparando bem para estas mudanças?

Imagem de LM - orçamento-100

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