Perguntas e respostas em eventos
Engajamento em eventos, Organização de eventos, Tecnologia em eventos | 3 minutos de leitura

Como o app do evento facilita as perguntas e respostas durante as palestras?

A sessão de perguntas e respostas durante as palestras é um fator decisivo na experiência do participante e a tecnologia pode ser um diferencial!


É comum que eventos contem com uma sessão de perguntas e respostas quando a programação envolve palestras. Afinal, os participantes estão em busca de conhecimento e anseiam por explicações para suas dúvidas nos temas de principal interesse.

Todos os organizadores sabem da importância de disponibilizar algum tempo, durante ou depois da palestra, para que os participantes interajam com o palestrante e tenham suas perguntas respondidas. Existem métodos tradicionais para isso, como receber as perguntas de cada participante no papel (a organização do evento fica encarregada de ler todas e escolher quais serão respondidas) ou disponibilizar o microfone para quem levantar a mão.

No entanto, as dinâmicas utilizadas normalmente geram alguns problemas:

  1. Nem todos os participantes são respondidos;
  2. Nem todos os participantes perguntam;
  3. Ocorrem atrasos na programação;
  4. A interação entre participantes e palestrantes é baixa.

Veja mais detalhes sobre cada um deles abaixo!

1. Nem todos os participantes são respondidos

Normalmente são disponibilizados entre 10 e 15 minutos após as palestras para que sejam tiradas as dúvidas, porém, em eventos com um número maior de participantes é inviável que todas as pessoas consigam perguntar. O que acontece com quem gostaria de interagir e não consegue? Isso gera frustração no participante que está com expectativa de entender melhor sobre seu assunto de interesse. Afinal, ele investiu para participar do evento e irá sair de lá sem suas respostas.

2. Nem todos os participantes perguntam

Perguntas abertas numa sala com vários participantes funcionam para os desinibidos. Porém, existem muitos participantes que não se sentem confortáveis em perguntar em voz alta e por isso saem das palestras com suas dúvidas na cabeça.

3. Ocorrem atrasos na programação

É muito difícil controlar o tempo de perguntas quando os participantes estão interagindo e tirando dúvidas. É comum que o tempo para essa interação seja curto, já que em sequência terá outra palestra. O que acontece com frequência é que o tempo planejado é excedido, atrasando a próxima atividade e consequentemente toda a programação do evento. Mais uma vez, a experiência do participante é prejudicada. Afinal, atrasos  transmitem desorganização.

4. A interação entre participantes e palestrantes é baixa

Limitar a interação dos participantes com os palestrantes apenas para esses minutos finais da palestra também impacta na experiência do participante. Muitas vezes o participante está indo no evento justamente para assistir aquele conteúdo. É importante que ocorra troca entre os participantes e os palestrantes e, dessas formas mais comuns, apenas alguns conseguem esse contato e interação.

Esses e outros problemas são comuns em eventos quando falamos sobre perguntas e respostas nas palestras. As formas “tradicionais” acabam dando margem para prejudicar a experiência do participante e o evento como um todo. Existem outras formas de acabar ou prevenir essas falhas e uma delas é com o aplicativo do evento.

A parte de perguntas e respostas pelo aplicativo permite que todos os participantes interajam no pré, durante e pós evento com os palestrantes. Existem várias estratégias que podem ser utilizadas para melhorar essa interação, como projetar as perguntas no telão, por exemplo.

Saiba mais sobre como proporcionar uma experiência e tornar os participantes protagonistas do evento neste post.

Fazendo as perguntas pelo aplicativo, todos os participantes conseguem tirar suas dúvidas durante e depois da palestra. Caso alguma pergunta não seja respondida na hora da palestra, o palestrante consegue dar o retorno e tirar as dúvidas pelo próprio app. Assim, todos os participantes são contemplados.

Os participantes tímidos se sentem mais confortáveis para enviar as dúvidas de maneira digital e não ocorrem atrasos na programação, já que existe o retorno das dúvidas, feitas e não respondidas, em outro momento pelo aplicativo.

Todas essas mudanças impactam diretamente na experiência dos participantes e conseguem garantir uma interação muito maior deles com os palestrantes. lm aplicativo


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!