Organizador de evento buscando patrocínio fácil
Patrocínio em eventos | 5 minutos de leitura

5 passos para conquistar patrocínio fácil para seu evento!

Conseguir patrocinadores para uma feira de negócios de sucesso no seu evento é essencial! Então veja o caminho para obter patrocínio fácil!


Um dos principais diferenciais de qualquer evento hoje em dia é contar com uma feira de negócios. Com ela, os participantes podem conhecer soluções inovadoras e fechar novos negócios durante o evento. Mas uma grande dificuldade para os organizadores é obter patrocínio fácil. Afinal, é preciso desenvolver um forte trabalho para captar expositores.

Mas não deixe que um caminho difícil acabe com essa opção dentro do seu evento. Lembre-se que com um espaço de patrocinadores você conquista benefícios como:

  • Atração de novos públicos;
  • Geração de negócios graças ao evento;
  • Aumento da receita;
  • Diversidade para o evento.

Em alguns casos, as cotas vendidas para cada estande ou espaço na feira é a principal fonte de receita do evento. Então não há outra opção: é preciso conhecer os passos necessários para captar patrocínio fácil!

Pensando no desafio de captar todos os espaços de exposição, preparamos esse conteúdo para ajudar você a entender os passos mais importantes para aumentar as chances de conseguir patrocínio para eventos.

5 passos essenciais para conseguir patrocínio fácil para o seu evento

Seguindo essas dicas, você conseguirá ter o resultado que tanto espera, conquistando os patrocinadores e parceiros certos para o seu evento.

1. Escolha os parceiros certos

A primeira dúvida quando você começa a fazer uma busca por patrocínio para o evento é quais empresas realizar o contato.

É importante responder essa pergunta porque, na prática, a perspectiva dessas empresas sobre os eventos determinarão que tipo de parceria você terá com eles. Afinal, ter uma relação bem-sucedida será fundamental para o seu evento.

Então busque parceiros a partir dos critérios a seguir:

  • Patrocinadores que entendem o valor desse tipo de investimento. Se eles patrocinaram um evento antes ou não, ainda cabe a você convencê-los de que o investimento para o seu evento será recompensado. Mas já contar com a confiança deles é um passo importante;
  • Patrocinadores cujo público-alvo corresponde ao seu em termos demográficos e de interesses. É impossível conquistar patrocinadores sem estar alinhado completamente com o que a marca precisa em termos de público presente no evento;
  • Patrocinadores focados no ROI do evento. Os patrocinadores já não trabalham mais com o velho modelo de vaidade, que apenas gostavam de colocar seus nomes em um evento e ficar por isso. Para tirar o máximo proveito da parceria, entre em contato com empresas que entendem a importância do ROI.

2. Limite suas opções a marcas que se alinham fortemente aos valores do seu evento

Uma grande falha dos organizadores de eventos é a tentativa de falar com muitas empresas ao mesmo tempo para tentar captar patrocínio. Mas na verdade, para conquistar o patrocínio fácil, você deve limitar suas opções para focar nas empresas certas.

As reuniões com possíveis patrocinadores do evento são demorados, e é por isso que limitar o número de marcas que você alcança é essencial. Mas o ponto mais importante para fazer essa seleção é escolher quais empresas estão alinhadas com os valores que o seu evento transmite.

Por exemplo: se seu evento é ecológico, procure as empresas que também usam práticas sustentáveis ​​para seus produtos ou serviços.

3. Passe uma previsão de retorno do investimento

Não tem como conseguir patrocínio fácil sem antes passar para a marca que está em contato uma previsão do retorno que ela pode alcançar marcando presença no evento. Hoje as decisões são sempre tomadas em cima de números, e entregar essa visão de resultado faz toda a diferença durante a negociação.

No final do dia, seus patrocinadores terão suas próprias metas financeiras para o seu evento. E quanto mais confiantes eles se sentirem em alcançá-los, melhor será a sua negociação para conseguir patrocínio fácil.

Nesse caso, você deve levantar um histórico de geração de resultado das últimas edições. Os resultados dos outros patrocinadores deve ser salvo como histórico para passar essas previsões.

4. Ofereça uma solução para metrificar os resultados

Já passou o tempo em que os expositores em eventos tinham que ficar guardando todos os cartões de visita ou anotando em algum papel os contatos que fazem durante o evento. Atualmente, é preciso oferecer soluções digitais que facilitem esse trabalho e comprovem os resultados das abordagens realizadas durante o evento.

O melhor caminho é investir na solução do aplicativo do evento. Com ele, você já consegue oferecer uma plataforma e captação de contatos por meio da leitura da credencial de cada participante, seja com um código de barras ou QR-Code.

No mercado, o Collect é o sistema mais utilizado. Com ele, seus expositores dão adeus à troca de cartões e ao papel, capturando e gerenciando contatos do evento através do próprio smartphone.

Use essa opção também para facilitar a análise de resultado das equipes que trabalham no evento com o intuito de gerar novos negócios. Esse é um diferencial e tanto que ajuda também a fidelizar seus patrocinadores.

5. Deixe claro que pode entregar algo a mais do que o espaço no evento

O patrocínio deve ser um relacionamento de sucesso desde a oferta até o pós-evento. Os patrocinadores querem muitos leads e resultados, é claro. Então, o que você pode entregar a mais do que o previsto para gerar esse impacto positivo nos resultados dos seus parceiros?

Aqui estão algumas ideias para ajudar a facilitar o acordo e conquistar o patrocínio fácil:

  • Coloque o nome ou o logotipo do patrocinador em banners e chamadas no aplicativo do evento;
  • Mencione a empresa do patrocinador em suas postagens no blog, comunicação por email e publicações nas mídias sociais;
  • Ofereça brindes ou descontos relacionados ao evento aos clientes que adquirirem o produto do patrocinador ou se inscreverem para receber algum tipo de serviço;
  • Incentive seus seguidores nas mídias sociais, externas ou interna com o uso do app do evento, a curtir ou compartilhar o conteúdo do patrocinador.

Agora que você já conhece esses 5 passos, ficou claro como pode conseguir patrocínio fácil para o seu evento? E que tal conhecer mais detalhes sobre a solução ideal para comprovar valor para os seus expositores? Então acesse a página e confira todos os detalhes de como funciona o Collect!
Acesse aqui a página completa do Collect


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!