Sua empresa já recebeu uma proposta para patrocinar eventos? Na prática, os eventos são a chave do sucesso para muitas ações diferentes. Mas para quem atua como patrocinador, será que é um negócio investir nesse tipo de participação?
É comum existir nas empresas uma grande dúvida ao pensar se realmente vale a pena arcar com determinado valor para marcar presença como patrocinador de um evento.
Pensando nas ações de marketing que são realizadas hoje em dia, patrocinar eventos é na verdade uma das armas mais poderosas que você pode colocar em prática para ter um alto nível de retorno.
Leia também: Patrocínio em Eventos: aproveitando melhor as oportunidades
Neste conteúdo, você vai entender as vantagens por trás do patrocínio para eventos e como sua empresa vai fazer um bom negócio ao fechar uma parceria com eventos.
O que avaliar ao escolher patrocinar eventos?
Independente do perfil de empresa que você possui ou atua, saiba que sempre haverá eventos no mercado que serão ótimas oportunidades de fechar um patrocínio.
Mas assim como os organizadores de eventos, é fundamental que os patrocinadores façam um planejamento detalhados dos perfis de eventos que podem surgir como essa oportunidade.
É importante avaliar uma série de pontos como:
- Porte do evento;
- Número de participantes previstos;
- Nível de sucesso das edições anteriores;
- Perfil do público presente no evento.
São essas análises que podem indicar os melhores caminhos e padrões para sempre acertar nos eventos escolhidos e obter as vantagens que você vai conhecer agora.
3 vantagens de patrocinar eventos
1. Contato direto com seu público-alvo
Você já parou para pensar que em eventos existe um grande número de pessoas que podem estar no seu perfil de persona ou público-alvo? A verdade é que seus potenciais clientes e participam sim de eventos e são neles que você deve apresentar bem a sua marca.
Se a experiência dentro do evento for positiva, as pessoas vão lembrar das marcas que proporcionaram aquele momento.
Mas para ter garantias de que haverá um resultado positivo, marque presença também nos eventos com ações diferenciadas, que despertem emoções e se destaquem em meio a tudo que já existe no evento.
2. Relacionamento com clientes
Hoje é comum que o contato entre empresas e clientes seja cada vez mais distante. As práticas de Inside Sales otimizam o fechamento de novos contratos e novas vendas, mas mantém ao mesmo tempo um afastamento do contato pessoal entre empresas e clientes.
É por isso que os eventos são uma ótima oportunidade de ter esse relacionamento mais próximo com seus clientes. Então fique sempre de olho nos eventos que eles marcam presença até para buscar outras ações de melhoria de contrato.
Estar presente nesses momentos é uma das melhores formas de renovar contratos ou até mesmo fechar um upsell, mostrando uma nova possibilidade de compra.
3. Oportunidades de vendas
Umas da metas para empresas que investem em patrocínio é comprovar o aumento do número de vendas. Para mostrar valor ao patrocinar eventos, alguns negócios precisam ter um retorno financeiro através desse tipo de ação até mesmo dentro do evento.
E na prática, patrocinar eventos é a melhor forma de fazer um contato direto com o público e gerar novas oportunidades de negócio.
Mas tanto as vendas dentro do evento como no pós-evento, através da geração de leads qualificados que possuem o perfil ideal para ser trabalhado pelo seu time de vendas, podem representar um resultado concreto para sua escolha de patrocinar eventos.
Todas essas vantagens mostram que na prática a escolha de patrocinar eventos é um ótimo negócio para qualquer tipo de empresa.
Mas se você quer começar a produzir seus próprios eventos, nada melhor do que ter em mãos um passo a passo completo, não é mesmo? Então baixe agora o Manual do 1º Evento, material completo com toda a sequências de atividades que precisa colocar em prática para ter um evento de sucesso.
Um profissional das palavras amante de Tecnologia, Internet, Marketing de Conteúdo e tudo que envolve o mercado de eventos. Produzindo conteúdos para educar o mercado com base na experiência dos eventos que participo ao longo dos anos, como feiras, congressos e eventos corporativos.