eventos no currículo
Colunistas mobLee | 4 minutos de leitura

Como incluir a participação em eventos no seu currículo?

Veja como incluir eventos no currículo, como participante ou palestrante, e entenda como essa prática pode agregar na valorização profissional!


Todos os profissionais que desejam evoluir na carreira encontram nos eventos uma grande e importante fonte de aprendizado. Atualmente, diversas profissões e áreas de atuação dedicam um bom tempo na organização de palestras, workshops, meetups e outros modelos eventos. Todos eles com, basicamente, duas finalidades: transmissão de conhecimento e networking.

Além desses dois pontos, ser um palestrante também contribui para a visibilidade profissional e, quem sabe, ofertas melhores de emprego. Porém, mesmo que atuar como palestrante não seja o seu caso, saiba que os eventos têm grande importância no seu currículo e formação.

No entanto, você sabe como incluí-los ao documento sem parecer artificial ou passar a impressão de que está enrolando? É justamente sobre isso que falaremos nesse conteúdo, logo abaixo.

Tipos de eventos importantes para a carreira

Os eventos agregam valor para um profissional de diversas formas. Por isso, resolvemos separá-los por subcategorias, listados logo abaixo.

Congressos

Esse tipo de evento, normalmente de grande porte, é bem versátil em seu modelo pelo seguinte motivo: eles mesclam conteúdos teóricos e práticos em um só local. Muito mais do que sentar e ficar ouvindo uma palestra por horas, é importante ter a possibilidade de “botar a mão na massa” e colocar em prática o que aprendeu ao longo do dia.

Seminários

Os seminários têm uma proposta bem peculiar: são focados em menos conteúdos teóricos e mais abertos ao debate. Desse modo, a relação entre os profissionais se torna bem intimista, já que a troca de ideias – além do networking – ajudam amplamente no crescimento profissional.

Simpósios

Os simpósios são claros e objetivos: eles são realizados para discutir um único tema de forma bem específica. Normalmente, esses eventos acontecem para resolver uma questão em grupo ou levar para novos eventos, onde a discussão pode ser ampliada e, desse modo, contar com a ajuda de mais profissionais qualificados.

Conferências

Um dos tipos mais tradicionais que existem, as conferências têm um formato bem definido, que consiste em palestras apresentadas por profissionais referências de uma área, falando sobre algum conhecimento relacionado ao tema do evento. Por ser, basicamente, um conjunto de apresentações, as conferências são comuns em vários ramos profissionais.

Meetups

Encontros mais informais e comuns para pessoas de tecnologia, os meetups – normalmente – são realizados para uma formação orgânica de uma comunidade, sendo que toda a sua preparação não envolve, na maioria dos casos, uma empresa por trás da sua organização. É um bom espaço para iniciantes começarem a palestrar e também aprenderem com as apresentações – o que explica a popularidade desse modelo.

Por que e como você pode destacar os eventos em seu currículo

Existem vários pontos para incluir um evento em seu currículo. Seja para demonstrar que você é um profissional em constante aperfeiçoamento, que está em busca da troca de informações, networking ou para divulgar que sua capacidade de transmissão de suas habilidades (caso você tenha o hábito de palestrar), é fundamental dar destaque para esse ponto em seu currículo. 

No entanto, na hora de destacar uma participação em um evento, procure ser objetivo: liste o nome do evento com um resumo das atividades, a duração total em horas e, se possível, o número do seu certificado de participação.

Ah, outra dica importante: procure listar apenas os eventos que têm relação com sua área de atuação, pois, como já falamos em diversas oportunidades, o tempo e atenção dos recrutadores são preciosos e poucos segundos precisam fazer a diferença durante a seleção.

Também fique atento com o limite de itens listados. Procure deixar, no máximo, os 3 eventos mais recentes para que o recrutador não interprete a sua ação como algum tipo de preenchimento de espaços no documento.

A inclusão de eventos pode variar

É claro que a inclusão de eventos no currículo é muito importante para qualquer tipo de profissional, sejam aqueles que estão iniciando na carreira ou já apresentam um longo tempo de estrada. Porém, ao decidir listar os eventos para recrutadores, é preciso fazê-lo com eficiência, assim a informação extra não se tornará um problema.

Portanto, é importante consultar alguns exemplos de currículo, já que existem modelos especialmente adequados para algumas vagas e áreas de atuação. 

  • Médicos, por exemplo, podem utilizar modelos onde os congressos e simpósios são mais importantes; 
  • Desenvolvedores de software podem usar modelos mais genéricos, onde meetups e congressos têm mais relevância para sua função profissional.

O importante, no fim das contas, é sempre participar de eventos para se manter atualizado, realizar networking com outros profissionais e, de quebra, ganhar pontos com recrutadores na hora de buscar o emprego dos sonhos.

Por Luana Biral

lm aplicativo

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!