produtor do evento fazendo high-five com um fornecedor parceiro
Colunistas mobLee, Gestão de eventos | 3 minutos de leitura

Por que fazer parcerias com fornecedores ajuda no sucesso do evento?

Você considera seus fornecedores como seus parceiros? Entenda a importância da parceria com fornecedores e como isso pode te salvar de apuros.


Seus Fornecedores são os seus principais parceiros!

Essa é a mais pura verdade.

Em todos esses anos de eventos, sempre procurei conhecer e desenvolver novos fornecedores para serviços, materiais e/ou produtos.

Pesquisando e procurando novidades para agregar aos meus clientes, meus eventos.

Por outro lado, desenvolvi uma parceria de confiança e cumplicidade com alguns fornecedores. Tenho parceiros de 20 anos.

Mas não foi da noite para o dia. Foi uma jornada de muitos eventos e muito trabalho que garantiram a criação de um laço entre nós.

Para essa relação ser sadia, precisamos obedecer a algumas regras:

  • Respeitar a metodologia de trabalho de cada um
  • Não precificar o serviço de ninguém
  • Criar uma sinergia entre você e seu fornecedor, garantindo que a parceria seja válida dos dois lados.
  • O jogo sempre tem que ser do ganha-ganha
  • Validar a experiência, eficiência, comprometimento e parceria com seu cliente

Preparo Briefing detalhado para que meus parceiros entendam a proposta do evento e consiga adequar a verba do cliente.

Consegui com eles a composição de orçamento conforme a realidade do evento, budget e cliente.

Por exemplo, Buffets que atendem exposição, a maioria apresenta cardápios formatados com tabelas de custos, que atendem todos os níveis de necessidades.

Com este relacionamento, consigo inserir diferenciais e novidades que encantam o cliente e que os valores ficam dentro do esperado.

Quando você cria um laço com o seu fornecedor, você consegue que a cumplicidade no projeto seja compartilhada entre as partes.

Esse laço formado é tão verdadeiro com eles que algumas vezes acabo indicando-os para o projeto, sem mesmo prestar serviços ao cliente.

Essa parceria muitas vezes te salva de apuros. Tenho tantos cases para contar…

CASE 1:

Certa vez, durante a montagem de um stand, resolvi fotografar e enviar para o cliente para que ele visse a evolução da montagem.

Quando ele percebe que uma das imagens estava errada. Uma parede do stand com impressão – frente e verso, tinha que ser reimpressa e instalada em menos de 24 horas. Mais uma vez devido a parceria criada com o fornecedor, conseguimos resolver e atender o cliente. E inauguramos a exposição com a imagem de comunicação correta.

CASE 2:

Num jantar para diretores e convidados, nacionais e internacionais, tudo estava acertado para atendimento de 180 convidados. Seis horas antes do Jantar, um grupo importante de mais 60 convidados, foi chamado para o Jantar.

Entrei em contato com o Buffet, Decoradora, Empresa de translado e conseguimos atender a todos os convidados com excelência.

Nesses dois casos, consegui contornar a situação e evitar maiores problemas, devido as parcerias com meus fornecedores.

Cada um entendeu a “dor do cliente” e junto comigo resolvemos as situações.

Claro que há um “corre corre” pra lá e pra cá, mas quando tudo dá certo e você respira aliviado… Nossa! É uma sensação de dever cumprido e de satisfação por ter escolhido os fornecedores a dedo, certo para qualquer desafio.

É uma benção!

Para finalizar eu não poderia deixar de mencionar o pessoal de apoio, de hotel, espaço de eventos, de montagem de stand, enfim o pessoal da produção.

Quando fechamos evento nesses locais, a pessoa de atendimento e/ou comercial delega o evento para a pessoa responsável pelo operacional.

Mas na montagem, quem está presente, in loco, o tempo todo, é a equipe da produção, da mão na massa.

Esses são os anjos que nos atendem, nos ajudam e nos apoiam em qualquer montagem.

Por isso, enfatizo para os meus alunos e para o meu staff, faça parceria com os fornecedores, crie laços, sejam cúmplices nos eventos.

É garantia de sucesso!

Imagem de LM - post parceria em eventos-100

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!