O que é CAC
Gestão de eventos | 5 minutos de leitura

O que é CAC em eventos e como reduzí-lo?

Confira aqui o que é CAC e como seus eventos podem usar essa métrica para medir o sucesso das ações durante e depois do grande dia.


Uma das dores dos organizadores de eventos está no custo de implementar todas as ações necessárias e os altos valores pagos em equipamentos e serviços essenciais para a realização de um evento de sucesso. É por isso que você deve entender o que é CAC em eventos.

Leia também: Aprenda a calcular o ROI de um evento!

A exemplo de outras métricas importantes para um evento, como o ROI, as taxas de conversão e o número de patrocinadores conquistados, o CAC em eventos deve estar na sua lista de prioridades ao fazer a análise e acompanhamento de resultados do evento.

Então vamos saber agora o que é CAC em eventos e entender porque você precisa reduzí-lo.

O que é CAC?

Para responder o que é CAC, é preciso entender que essa sigla significa. Sempre que você ouvir falar sobre CAC saiba que estamos tratando do Custo de Aquisição de Clientes, que é o número médio gasto para adquirir cada novo cliente.

Normalmente no mercado, o CAC pode ser calculado dividindo o total de investimento realizado, principalmente em ações de marketing e de vendas, pelo número de clientes que esses esforços conseguiram trazer.

Mas pensando em eventos, o CAC precisa ser calculado da seguinte forma:

CAC = Soma dos investimentos no evento / Número de clientes ganhos com o evento

Como funciona o CAC em eventos?

Depois de entender o que é o CAC, precisamos entender o que são os investimentos e o que representa os clientes dentro dos eventos.

Para eles, podemos tratar a aquisição de clientes de dois pontos de vista distintos:

  • Participantes do evento, que se tornam clientes por pagarem o valor da inscrição;
  • Vendas dos seus produtos ou serviços durante ou depois do evento.

Identificar qual será o cliente do seu evento passa muito pelos objetivos traçados no planejamento. No primeiro caso, estão os eventos que são criados para realmente gerar lucro com essa ação. O seu retorno será calculado baseado no CAC final do evento.

Veja o exemplo de números de um congresso que teve o ingresso médio no valor de R$ 350,00:

  • Investimento total no evento = R$ 100.000
  • Número de participantes pagantes no evento = 400
  • CAC = R$ 250

Apesar de ter um valor de CAC em R$ 250 neste evento, a organização conseguiu ter um retorno de R$ 100 por participante, ou seja, R$ 40.000 no total, atingindo o principal objetivo.

Já pensando no segundo caso, onde os clientes serão contabilizados de acordo com o número de vendas dos seus produtos ou serviços, podemos apresentar esse outro exemplo de um evento de tecnologia:

  • Investimento total no evento = R$ 75.000
  • Número de clientes conquistados no evento = 50
  • CAC = R$ 1.500

Nesse caso, o CAC ficou em R$ 1.500,00, o que parece ser um valor alto já que na prática a organização desprendeu esse valor para conquistar cada cliente. Mas para empresas de tecnologia que conseguem trabalhar com vendas na faixa de R$ 5.000 ou R$ 10.000 esse foi um CAC positivo.

Como reduzir o CAC nos eventos? Veja 4 ações para colocar em prática!

Então, depois de entender o que é CAC e como ele funciona para o mercado de eventos, que tal aprender os melhor as ações que você pode implementar para melhorar o seu resultado com essa métrica? Confira as 4 melhores agora:

1. Escolha bem os seus fornecedores

Quando se pensa na organização de eventos e em reduzir o CAC, o primeiro ponto a ser trabalhado são os seus fornecedores. Afinal de contas, os seus custos estão concentrados na contratação deles.

Os fornecedores para eventos devem passar por uma grande seleção para que consiga fechar os melhores contratos. Na prática, você precisa seguir uma série de ações para fazer valer o seu trabalho na busca dos fornecedores.

  • Levantar as necessidades do evento;
  • Fazer uma pesquisa;
  • Comparar os fornecedores;
  • Negociar as propostas.

Então faça bem as suas escolhas para ter a melhor relação entre o menor custo e os maiores benefícios para o seu evento.

2. Atraia o seu público-alvo para o evento

Pensando em fazer um trabalho de vendas na fase de pós-evento, é importante que a parte de divulgação consiga atrair de fato o público que pode fazer parte do seu grupo de possíveis clientes.

Para conseguir colocar isso em prática, deixe clara na mensagem de divulgação o que o seu evento vai trazer de benefício para o público e qual a temática central por trás dele.

Um exemplo muito claro de como fazer essa atração do público-alvo pode ser visto no Inception, evento da mobLee que foi direcionado para os organizadores de eventos.

Desde o nome “Inception: Eventos sobre Eventos” até o direcionamento das atividades do evento, tudo foi voltado para esse público específico, que marcou presença e percebeu que fez a escolha certa. por ter conteúdos relevantes para os profissionais da área.

3. Encante o público

Os participantes do evento certamente vão marcar presença no grande dia sem a menor intenção de fazer um investimento nos seus produtos ou serviços. Eles estão indo ao seu evento pelo conteúdo e pelas outras ações que foram propostas na sua divulgação.

Ser diferente e inovar será o primeiro passo para encantar o seu público no grande dia e gerar um alto nível de interesse nas suas soluções.

4. Invista em tecnologia

Um dos melhores investimento que qualquer evento precisa fazer hoje em dia para ter resultados satisfatórios está na tecnologia. Não dá mais para fazer um evento como acontecia à décadas atrás.

Uma das melhores saídas para os organizadores é utilizar o aplicativo de eventos, solução para intensificar o networking entre participantes e a promover a interação com o próprio evento em si.

Você pode saber tudo sobre essa tecnologia no nosso post completo sobre Aplicativo de Eventos.

Se já entendeu o que é CAC dentro do seu evento e quer melhorar muito esse resultado, entre em contato com nosso time de consultores que vão apresentar todas as soluções ideias para apoiar sua estratégia no evento.

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