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Cases de Sucesso de eventos | 12 minutos de leitura

O que aprendi estimulando o time da mobLee a escrever

Está com dificuldades de colocar todo o seu time para a escrever? Veja nesse post como nós da mobLee otimizamos esse processo!


Ouso iniciar meu post afirmando que o sucesso de uma empresa é conseguir crescer com ambição, mas sem perder seus verdadeiros valores. E isso é algo que nós da mobLee temos em nosso sangue, em tudo que fazemos.

Por isso, esse será um artigo diferente dos meus tantos outros aqui no blog da mobLee. Falarei um pouco sobre a minha experiência de coordenar os conteúdos que você acompanha por aqui e principalmente, meus maiores desafios em colocar não apenas o time inteiro de marketing, mas a empresa inteira para escrever.

Era uma vez…

No começo de cada trimestre, as equipes da mobLee definem seus OKRs – Objectives and Key Results – e elegem os principais objetivos que terão durante esses três meses. E claro, com a equipe de marketing não seria diferente.

Entre nossos objetivos, estava o de abrir o nosso blog para que todos da empresa pudessem ter a oportunidade de escrever sobre diferentes assuntos relacionados a eventos e nossas práticas aqui dentro.

Embora todos nós do marketing termos controle sobre o andamento dos objetivos da equipe, esse, em particular, foi destinado a mim por ser responsável pelos conteúdos que produzimos.

Quando definimos isso, confesso que fiquei um pouco insegura. Afinal, colocar todas as áreas da mobLee pra escrever? Como seria a aceitação? Como estimular alguém que não tem o costume da escrita para fazer um artigo de “x” palavras?

Pois é, mas um objetivo nunca fez tanto sentido para mim. Permitir que todos da mobLee pudessem ter o seu espaço aqui no blog, fez com que nós reforçássemos ainda mais um dos nossos principais valores: nossos heróis estão na mesa ao lado.

Como cita muito bem nosso CEO, André Rodrigues, em seu artigo:

“Somos famintos pela construção de conexões verdadeiras, marcadas pelo entrosamento e admiração que sentimos por quem convive lado a lado conosco. Queremos que a mobLee seja um terreno fértil para aqueles que buscam constantemente se tornarem versões melhores de si mesmos. Nesse ponto de cultura, reforçamos novamente a importância do entrosamento entre o time e a admiração pelas pessoas, presentes desde o início da mobLee.”

Por quê?

Você deve estar se perguntando: “Mas por quê colocar um objetivo tão específico? Quais os benefícios que isso traria para a minha empresa?” Bem, vou mostrar os principais motivos pelos quais escolhemos esse OKR:

Reforçar os valores da mobLee

A mobLee estava crescendo muito rápido e queríamos encontrar uma maneira de reforçar nossos valores tanto na equipe do marketing como na empresa inteira. Afinal, todos jogam o jogo, não é mesmo? :)

A regra aqui é clara: ninguém senta no banco! Se nosso maior objetivo era tornar a mobLee referência no mercado de eventos, queríamos tornar também, as pessoas daqui referência dentro e fora da mobLee. Todos teriam a oportunidade de dar a sua voz pela empresa, independente do seu cargo ou posição.

Melhorar a comunicação da empresa

Nossas estratégias de marketing digital são pautadas para a produção de conteúdo. Independente do canal em que utilizamos, buscamos sempre entregar conteúdos relevantes a quem nos lê.

Um dos nossos objetivos era continuar a busca por melhorias em nossos conteúdos e encontrar ainda mais formas de ajudar quem nos acompanha por aqui.

Criar relacionamentos

Sabemos que o marketing tradicional – TV, rádio, outdoors, etc – não permitem tanta interação quanto encontramos na internet. E por quê não aproveitar isso? Por que não compartilhar nossos erros e acertos com outras pessoas que estão passando pela mesma situação que nós?

Tanto quanto participar de um evento, todos criarem seus próprios conteúdos seria uma porta para estreitar novos relacionamentos e essa possibilidade de interação nos ajudaria a criar novos laços e habilidades.

Aumentar visibilidade

Nosso blog já tinha a rotina de publicar pelo menos dois artigos por semana e queríamos aumentar essa frequência. Como sou a única editora de conteúdos, não ficaria viável escrevê-los, pois além deles, tenho que criar, cuidar e verificar os materiais ricos (como infográficos, ebooks, fluxogramas e cases de sucesso que ficam disponíveis gratuitamente aqui), fluxos de nutrição, e-mails marketing, estratégias, etc.

Por isso, esse objetivo era fundamental para aumentar ainda mais a visibilidade da mobLee, tanto nas redes sociais quanto nas pesquisas no Google. Afinal, todos ajudando a criar conteúdos, estimularia ainda mais o compartilhamento e comentários sobre nossos materiais!

O começo

A parte mais difícil para mim, sem dúvidas, foi o começo e toda a logística que envolve um processo como esse. Desde montar um planejamento adequado, como definir datas, reuniões, mostrar a importância desse OKR, até como tudo seria tirado do papel e realmente colocado em prática.

Por isso, nada melhor do que um benchmarking para entender como outras empresas erraram e acertaram com essas práticas. Marquei reuniões com diversos líderes de conteúdo durante a primeira semana para entender como poderia iniciar esse desafio minimizando meus erros.

Mas entre tantas dicas e tentativas, vou compartilhar com vocês alguns dos meus erros, acertos e aprendizados desse trimestre.

Planejamento é tudo

“Definir um objetivo é o ponto de partida de toda a realização” – W. Clement Stone

Pode parecer clichê iniciar minhas dicas com um tópico assim, mas caso você esteja pensando em estimular toda a sua empresa a escrever, é por aqui que você deve começar.

Como você já deve saber, as estratégias de marketing digital refletem diversas ações e caminhos diferentes. Afinal, elas podem ter, ao mesmo tempo, posts em redes sociais e contar com a ajuda da mídia paga e SEO. Por isso, para que você consiga ter clareza dos seus objetivos, ter um plano de ação é fundamental para fazer acontecer e principalmente, otimizar o processo e medir seus resultados.

Orientação também

Parece fácil avisar a todos: “escreva um artigo para publicarmos em nosso blog” e simplesmente deixá-los por conta própria. Mas não é bem assim…

Por isso, para fazer com que esse projeto desse certo, era preciso mostrar a importância dele para a empresa. Provar que realmente valia a pena dedicar algumas horas do seu dia para escrever e publicar aqui em nosso blog.

O blog estaria aberto a todos e a empresa havia sido avisada em reuniões e canais de comunicação disso, mas era preciso coordenar e escolher algumas pessoas a dedo para iniciar esse projeto. Assim, na primeira semana do trimestre estipulamos as áreas que deveriam escrever e as datas para entrega dos blog posts. Além disso, foram pré-selecionados alguns temas possíveis para cada área, ajudando na clareza desse objetivo e seu foco.

Sendo assim, estipulamos 22 blog posts, dividido entre diversas pessoas da empresa e diferentes áreas.

Deixe livre, mas não tanto

Deixar livre é uma maravilha, mas nem sempre funciona. É fundamental que você tenha prazos claros e bem amarrados com os responsáveis. Estipular algumas regrinhas é normal, afinal, ambos já sabem a importância do projeto e devem comprometer-se com ele.

Após a definição do número de posts e dos escritores, montei uma apresentação explicando sobre a importância desse projeto, além de dicas de escrita e criatividade.

Com tudo em mãos, marquei a primeira reunião individual com cada pessoa selecionada e apresentei todos os pontos, decidindo as melhores datas para a entrega de cada artigo, as principais dificuldades que tinham ao escrever e quando poderíamos marcar um momento para definição de tema e escopo do roteiro.

Estimule

Muitas pessoas não estão acostumadas com a escrita e podem ter dificuldades. Isso é normal, mas pode gerar resistência e muitas vezes, até desistência por parte dos escritores.

Mas uma vez que você tem conteúdos relevantes, deve publicá-lo em canais relevantes. Além do blog da empresa, um dos conselhos era enviar o artigo para todos da empresa, para receber feedbacks, elogios ou até mesmo, curtidas, comentários e compartilhamentos.

Notei que essa era a melhor parte do projeto: o retorno. As pessoas sentiam orgulho do seu artigo no blog da mobLee e queriam estar nele. Assim, além de compartilhar com todos da empresa, era natural o compartilhamento em redes sociais como Facebook, Linkedin e Twitter.

Cobrança sim, pressão não

Eu consegui criar uma prática muito saudável com os mobLindos. Com os prazos e reuniões bem estipuladas, foi muito mais fácil ter previsão das entregas e muitas vezes, não era necessário pressionar para escreverem.

Claro que eles eram lembrados constantemente do artigo. Por diversos canais: pessoalmente, e-mail, Slack, etc. Afinal, é normal você esquecer de fazer algo que mesmo estando em sua agenda, não faz parte da sua rotina.

Esteja preparado para surpresas

Não vou mentir. Nem tudo é mil maravilhas. É preciso estar preparado para alguns imprevistos. Principalmente se você tem uma rotina no blog da sua empresa de postar “x” vezes por semana.

Se você tem uma rotina, siga-a. Algumas pessoas podem atrasar e isso é normal. Você deve ter sempre um conteúdo disponível nas mangas para não defasar seu blog.

Mas nem sempre as surpresas são ruins. Esperávamos 22 artigos e acabamos com 28 posts! Ou seja, 128% da nossa meta foi atingida! :)

Você deve estar se perguntando… Ok, mas como se haviam pessoas pré-estipuladas e prazos bem definidos? Bem, acontece que no meio do OKR, muitos mobLindos acabaram querendo fazer parte do projeto e contribuir com o seu jeitinho, seja contando um pouco sobre sua rotina aqui dentro ou colaborando sobre organização em eventos.

Por isso, o planejamento pode e deve ser flexível. Eu sabia que novos artigos significavam novas reuniões, roteiros, correções e feedbacks, mas a minha empolgação era maior que isso. O blog da mobLee deveria estar aberto para todos e principalmente, aberto para as pessoas que quisessem torná-lo ainda melhor.

Não esqueça do feedback!

Revisar todos os conteúdos é uma das etapas mais importantes e você deve fazê-lo com precisão. Se você é editor de um blog e está passando por isso, garanta que seus escritores irão se desenvolver a cada texto entregue e que possam melhorar pontos importantes.

Isso irá te poupar tempo e principalmente, desenvolver seu time para ser cada vez melhor!

Separei alguns comentários dos participantes do projeto, dá só uma olhada:

“Foi muito bacana fazer parte do projeto e colocar em palavras um pouco da experiência que adquiri nesses poucos meses trabalhando aqui. Ver pessoas de fora buscando entender nosso modelo, candidatos lendo os nossos artigos, nosso time compartilhando, foi muito recompensador. Parabéns a equipe de Marketing por mais um projeto de sucesso!” Aline Araujo, Gestora de Talentos.

“Um dos maiores valores desse projeto foi envolver diversas pessoas da equipe. Escrever sobre um tema permite que o entendimento sobre o assunto se amplie. Mas esse é apenas um dos benefícios: as pessoas que trabalham na mobLee são ou estão se tornando referência em suas áreas, usar as mídias e audiência da empresa para ajudar na consolidação da carreira e da autoridade dessas pessoas é fundamental dentro do que acreditamos.” André Rodrigues, CEO da mobLee.

“Escrever é sempre uma atividade estimulante e desafiadora, pois é necessário que haja não só um entendimento do assunto sobre o qual se escreve, mas também clareza para passar as ideias de uma forma concisa e entendível. Foi muito bom contribuir com o blog!” Frank Kair, Desenvolver da mobLee.

“Participar do desafio de tornar a mobLee referência foi uma oportunidade colocar no papel um pouco dos erros e aprendizados dessa jornada e de disseminar esse conhecimento com as novas pessoas da mobLee e com aqueles que acompanham nossa história.” Glauco Neves, CTO da mobLee.

“Foi muito bom! Quando você escreve sobre um assunto, mesmo você já conhecendo o tema, te obriga a ir atrás de ainda mais conhecimento e garantir que o que você está falando está 100% preciso. Você sai de um post sabendo ainda mais sobre o conteúdo dele, o que é fantástico!” Rodrigo Knolseisen, Analista de Estratégias Digitais.

Conclusão

Esse OKR foi fundamental para melhorarmos ainda mais a integração entre áreas e a frequência de posts com qualidade aqui no blog da mobLee. Posso dizer que todos os objetivos foram atingidos com esse projeto, mas que o trabalho não para por aqui.

Só acaba quando termina, não é mesmo? Ainda há muito o que fazer!

A escalada que conquistamos com esse desafio vai continuar e no próximo trimestre, esse projeto não será simplesmente um objetivo do nosso OKR, mas uma atividade-chave que levarei como orgulho e continuarei aperfeiçoando.

Se esse post te ajudou de alguma forma ou se tem perguntas e dicas, comente aqui! E se quiser acompanhar nossas novidades, assine a nossa newsletter e nos siga nas redes sociais! :)

Ah! Aqui vão os resultados desse lindo projeto, caso tenha interesse em lê-los:


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