Participante usando tecnologia representando a nova geração de eventos
Gestão de eventos, Tendências em eventos | 5 minutos de leitura

Nova geração de eventos: o que diferencia o novo do velho mercado?

Existem diferenças entre o modelo antigo de eventos e os mais atuais. Você já está inovando nos seus? Conheça aqui quais são essas mudanças.


Se podemos afirmar algo com total convicção, é preciso dizer que os eventos estão mudando. É clara a diferença entre os eventos da nova geração e os anteriores, que eram frequentados principalmente nos anos 90 e na primeira década dos anos 2000.

A facilidade para se conectar com pessoas atualmente, através do ambiente virtual e de suas plataformas, passa cada vez mais para os eventos. Isso acontece através de soluções que entregam o que todos os participantes buscam: conexões e crescimento profissional!

Para entender melhor esse cenário, vamos apresentar agora quais são as principais diferenças entre o novo e o velho mercado de eventos. Afinal, o que os eventos da nova geração conseguem trazer de inovação?

4 características que os eventos da nova geração precisam entregar

1. Eventos com um propósito definido

Os eventos deixaram de ser apenas uma plataforma de venda para as empresas, como eram vistos anos atrás, e passaram a se tornar espaços educativos. Esse é um propósito importante, e assim como ele podem existir outros pontos que representam algo a mais que se busca atingir.

Empresas que realizavam eventos única e exclusivamente para divulgar seus produtos, soluções ou serviços, agora já focam na educação de mercado como a chave para fazer um evento de sucesso.

Dessa forma, as empresas conseguem atrair muito mais pessoas e se tornar relevante para o público por proporcionar novos conhecimentos e experiências únicas. Mas essa parte das experiências vamos detalhar daqui a pouco ;)

2. Comunicação direta com todos os participantes e entre os participantes

Se hoje já não dá para passar alguns minutos sem ter acesso a alguma informação nova, com os eventos, que precisam se destacar em meio a isso, a comunicação com os participantes é fundamental para mostrar suas vantagens.

Mas não só isso. Como o objetivo do público com a participação em eventos é justamente criar novos relacionamentos e firmar novos contatos com outros participantes, é fundamental que a equipe de organização crie canais onde todos possam trocar ideias e marcar conversas ao longo do evento.

Esse é um grande diferencial dos eventos da nova geração. Eles se tornam importantes pontos de encontro entre profissionais de uma mesma área, ou até de áreas diferentes, para criar essa valiosa troca de informações e ideias.

3. Tecnologias inovadoras

O uso de tecnologias em eventos é um claro exemplo do que diferencia os eventos da nova geração para os anteriores. Hoje existem várias possibilidades e frentes diferentes para investir, e assim alcançar o propósito de levar uma diferença diferenciada para o público.

Desde o momento da compra dos ingressos até a interação no pós-evento, existem várias possibilidades que você pode colocar em prática para encantar o público e inovar com o evento.

4. Experiências únicas durante o evento

Todo esse conjunto de mudanças talvez não se compare com a mais significativa, que é o surgimento de experiências únicas durante os eventos.

Enquanto o velho mercado de eventos trazia ações comuns e tradicionais, agora vivemos o momento onde as surpresas e novidades criam experiências inesquecíveis, que marcam a vida de vários participantes. O foco no propósito ajuda a identificar que tipo de ação criar para gerar uma experiência cada vez mais rica.

O que as pessoas buscam de fato são as conexões, o contato direto com outros profissionais, seja da sua área ou de outras completamente distintas. Sem conseguir desfrutar de uma nova vivência, que seja marcante, certamente o seu público não vai fazer questão de participar da edição seguinte.

Como a mobLee está atuando nesse mercado?

Com todas essas mudanças que proporcionam a chegada dos eventos da nova geração, a mobLee, que desde 2011 atua com o desenvolvimento de tecnologias para esse mercado, se posiciona como um dos principais canais de divulgação dessa mudança .

Por isso já atuamos em diversas frentes importantes:

Apoiando os eventos através de tecnologia

Um dos nossos propósitos é facilitar ao máximo o trabalho de levar tecnologia de qualidade para os eventos, criando uma experiência única para o participante, seja antes, durante ou até mesmo depois do evento acabar.

Acreditamos que uma experiência positiva do momento da compra dos ingressos até o momento de entregar suas informações em um estande dentro de uma feira de negócios é o que faz a diferença na nova geração de eventos.

Construindo esse conhecimento para o mercado

Outra preocupação nossa é fazer com que todo o mercado tenha esse conhecimento, entendendo as diferenças que fazem um evento crescer ano após ano, enquanto outros praticamente não conseguem mais se sustentar.

Nossa ideia é contar essa história através do nosso novo canal de conteúdo, o Inception Podcast! Através dele, já contamos para vocês diversas histórias e temas como:

Evento sobre eventos

Nada melhor do que usar a própria plataforma, que é a criação de um evento, para mostrar ao público esse novo cenário e as mudanças que estão acontecendo. É por isso que em 2018 nasceu o Inception: evento sobre eventos!

A primeira edição foi um sucesso, contando inclusive com uma palestra completa do Juan Pablo de Vera, CEO do Grupo R1 e ex-presidente nacional da Reed Exhibitions, com uma palestra sobre essa mudança do velho para o novo mercado.

Confira um vídeo feito durante o evento, onde ele falou sobre algumas dicas para organizar os seus eventos:

Ações que devemos fazer nos eventos da nova geração

Depois de entender todo esse panorama, você ainda pode se perguntar: tá, entendi as diferenças, mas como colocar isso em prática?

É por isso que segue aqui um checklist de ações que os eventos da nova geração precisam realizar:

  • Provoque o contato entre os participantes;
  • Dê voz e poder de escolha para o público;
  • Integre tecnologia ao evento;
  • Estude os comportamentos para criar experiências para qualquer um;
  • Surpreenda!

Agora que você já conhece o que os eventos da nova geração podem proporcionar para os participantes, certamente você não vai querer continuar com o modelo do velho mercado de eventos. E o melhor caminho para inovar e investir no seu evento é utilizando o Engage, solução da mobLee para ter o aplicativo próprio do evento!

lm aplicativo

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