Escolher nomes para eventos não é uma tarefa fácil. E você já deve saber disso, não é mesmo? Quando se trata de nomear algo que realmente nos interessa (pode ser o nome do cachorro ou até mesmo do seu filho) as coisas nos parecem impossíveis e a pressão é muito alta.
Mas se você está lendo este artigo, não preciso explicar os motivos de como escolher nomes para eventos que sejam épicos pode fazer com que os participantes falem sobre isso nos próximos anos e criem expectativas para as edições futuras.
E afinal, o que um grande nome precisa ter? Bem, branding é um passo importante durante as primeiras fases do seu evento, ou seja, no início do planejamento. Você precisa:
- Primeiro pensar o que o seu evento é na essência;
- O que ele terá e será e depois;
- Entender que nome se encaixa melhor na sua visão.
Confira abaixo 9 dicas e práticas para encontrar o naming ideal para o seu evento. Boa leitura!
O que é branding? E naming?
Em inglês, brand significa marca, e branding é referente à gestão da marca em si. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é diferente de ter apenas uma marca gráfica para o seu evento.
Sabe o que isso significa? O branding é um grande fator no sucesso do seu evento.
Trata-se de comportamento, experiência e é um passo fundamental para definir o que é, e não apenas o que faz. Fazer a gestão de uma marca é construir e fortalecer sua identidade, consolidando todos os seus pontos de contato e unindo o posicionamento ao modelo de negócio.
A percepção que os participantes têm de um evento pode ser controlada através do branding e de suas aplicações.
E onde entra o naming? Em inglês, a palavra significa nomear e se refere ao método de criar um nome para uma marca, produto ou até mesmo evento. E é exatamente sobre essa etapa que vamos dar dicas! Aproveite.
9 dicas para escolher os melhores nomes para eventos
1. Verifique as iniciais e as possíveis abreviações
Já vi muitos eventos, e o que é muito comum ser esquecido são as iniciais, abreviações e possíveis apelidos.
Faça uma rápida pesquisa no Google e certifique-se de que os nomes longos não tenham atalhos inadequados, porque eles podem gerar constrangimento e pode afetar a participação no evento.
Afinal, os convidados não querem ir a um evento com as mesmas iniciais de alguma doença ou mesmo algo com uma conotação sexual e grosseria (ao menos que seja isso que você queira).
Lembre-se de olhar para o nome do seu evento como um todo!
2. Nomes curtos têm sua vantagem
Nomes curtos são fáceis de lembrar, além de serem muito rápidos de pronunciar. Além disso também pode facilitar a divulgação e acomodar-se melhor nas peças de marketing.
Nomes mais curtos ficam na cabeça das pessoas e podem ser a melhor opção que você pode escolher. Quer alguns pequenos grandes exemplos? QCon SP, VP Eventos, Inception e até mesmo o TEDx!
3. Busque por oportunidades de mercado
Você já encontrou algumas lacunas a serem preenchidas no mercado em que atua e que ainda não estão sendo atendidas? A persona do seu evento pode sentir essa mesma falta. E deve! Tente passar isso no seu nome, slogan ou descrição do evento!
Pode parecer muito ultrapassado fazer uma pesquisa de mercado apenas para nomear o seu evento, mas isso é essencial e pode ajudá-lo com o marketing, além de facilitar a forma como você se comunica com os seus participantes, deixando a comunicação muito mais assertiva e direcionada.
Depois dessa pesquisa você pode acabar descobrindo que existem muitos eventos semelhantes. Então, a próxima dica pode ser crucial para encontrar a oportunidade ideal.
4. Pense diferente: destaque-se!
Não há problema em ser diferente. Observe o que seus concorrentes estão fazendo e certifique-se de não criar apenas “mais do mesmo”.
Seja memorável.
Os participantes vão começar a falar sobre o seu evento e eles vão querer para conhecer a história por trás disso! Mas claro, isso só acontece se você também estiver presente onde o seu público está: na internet.
Então, busque formas e estratégias de divulgação do seu evento nas redes sociais e também no site oficial do seu evento.
5. Seja claro sobre o que quer passar
Depois de você conhecer e entender o que deseja passar aos seus participantes, busque a forma ideal de fazer isso.
Você pode até mesmo pensar em nomes engraçados ou inteligentes para o evento, mas se isso não for relevante ou não fizer sentido, tudo o que vai gerar é confusão e decepção aos seus participantes.
Lembre-se também de que é o seu branding e a mensagem que ele quer passar que tornam o evento único e que vai resultar em um nome original. Portanto, mantenha-se fiel ao evento e mantenha-o relevante!
6. O dicionário é um grande aliado
Um brainstorm pode ser um bom começo para encontrar um nome eficaz para o seu evento. Mas é claro que você precisa de conhecimento e novas ideias para fazer isso… Por isso, um dicionário pode ajudar a encontrar sinônimos e expandir seu vocabulário!
Você pode usar o dicionário para encontrar sinônimos de outras palavras ou até mesmo expandir os horizontes.
Quer um exemplo? Ok, vamos lá. Você sabia que o Lollapalooza é uma palavra que existe de fato em um dicionário? Ela significa algo que é particularmente atraente ou impressionante, mas aposto que você pensou imediatamente no festival anual de música, não é?
Existem muitas palavras que podemos descobrir e aposto que você tem um dicionário em casa. Não? Mas você tem o celular e inúmeros aplicativos, então mãos na massa!
7. Não esqueça de verificar a disponibilidade
Essa dica vai influenciar diretamente na divulgação e no site do seu evento. Assim que encontrar alguns nomes para eventos que acha interessante para o seu evento, verifique se as URLs e os direitos legais estão disponíveis.
Nada pior do que encontrar o melhor nome do mundo e descobrir que já pensaram nisso antes.
Mas, se você deseja muito um nome e outra pessoa já possui o domínio, é possível entrar em contato e perguntar se podem vendê-lo para você. Afinal, podem existir sites mais antigos ou aposentados.
Ah! Lembre-se também de verificar as plataformas de mídia social porque você deve manter consistência em todas os pontos de contato com os seus participantes.
8. SEO também é importante. E muito!
Você sabe o que é SEO (Search Engine Optimization)? São as estratégias e técnicas para otimizar os mecanismos de busca, com o objetivo de ser encontrado na internet.
O Google pode ser uma ferramenta de marketing útil para divulgar o seu evento, mas é muito mais difícil de aparecer nas primeiras páginas de pesquisa se você tiver muita concorrência.
Se quiser saber mais sobre SEO, temos o texto ideal para você: Entenda a importância das estratégias de SEO para o mercado de eventos.
9. Vá com calma e relaxe!
Os nomes para eventos são importantes, mas se você colocar isso como prioridade e se desesperar, o bloqueio virá e não chegará a lugar nenhum.
Para a maioria das pessoas, não é fácil chegar a algo criativo e original em 5 minutos. Claro! Essas coisas levam tempo e, quando você menos esperar vai chegar o momento “ah há!”.
Se você está com dificuldades para obter alguma idéia, pegue um pedaço de papel e uma caneta e escreva faça o brainstorm por um tempo, escrevendo o que aparecer na sua cabeça. Literalmente TUDO! Isso pode ajudar a liberar sua criatividade para passar pelo bloqueio temporário.
Sabemos que o nome é um dos aspectos mais importantes do evento e pode influenciar a decisão de participar ou não, por isso coloque todo o seu planejamento e esforço no papel e dedique-se para encontrar o nome perfeito para o seu evento!
Leia também:
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• Experiência em eventos online: 4 formas de melhorá-la para o participante
Espero que você tenha gostado das dicas e conselhos para escolher nomes para eventos e garantir que a mensagem do seu evento seja bem-sucedida e memorável (pelas razões certas).
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