desenho mostrando um exemplo de modelo de enquete
Gestão de eventos, Organização de eventos | 6 minutos de leitura

Modelo de enquete: que tipo de perguntas fazer no pós-evento?

Quer saber se o evento foi um sucesso? É essencial ter a avaliação dos participantes. Confira aqui tudo que deve ter no seu modelo de enquete.


Todo organizador de eventos precisa comprovar o sucesso do seu evento. E para isso, é essencial ter um bom volume de dados e informações a respeito da avaliação do público. Uma das saídas é utilizar o questionário ou enquete no pós-evento. Mas afinal, qual modelo de enquete escolher?

É comum ter um baixo índice de respostas quando não fazemos um bom trabalho, focado em deixar os participantes confortáveis para responder cada uma das perguntas. E para ter esse resultado, a escolha do modelo de enquete certo é fundamental.

Mas para ajudar você que precisa ter um acompanhamento sobre os pontos que ajudem a entender se realmente atingiu seus objetivos, vamos apresentar aqui neste conteúdo quais são as melhores perguntas para fazer no seu modelo de enquete e quais pontos não podem faltar.

Por que usar um modelo de enquete depois que o evento acaba?

O feedback do público, principalmente em grandes eventos, fica muito mais simples se você consegue utilizar um modelo de enquete para eventos. E temos que admitir, são as respostas e comentários do público que vão indicar se conseguiu realizar um evento de sucesso.

Já parou para imaginar o quão trabalhoso seria ter várias pessoas durante o evento para coletar essas informações? Nós sabemos que ainda hoje existem eventos que adotam essa alternativa, mas o trabalho manual feito em seguida leva muito tempo e esforço para ser concluído.

E olha que seguindo esse modelo, ainda há o inconveniente de tirar um tempo precioso de cada participante durante o evento para responder a pesquisa. Já nesse momento da abordagem, a percepção do evento como um todo passa a ser negativa.

É por tudo isso que o modelo de enquete, enviada logo depois do grande dia, ajudar o criador do evento a ter sucesso, identificando se conseguiu alcançar tudo que era esperado. Sem essas informações, não há clareza sobre os números e os resultados.

4 pontos que devem estar no seu modelo de enquete para eventos

Vamos conhecer agora quais são os pontos mais importantes e que são indispensáveis no seu modelo de enquete enviado no pós-evento.

1. Respostas com notas de 1 a 5

Vamos começar nossa lista de tópicos que devem estar presentes no modelo de enquete para eventos falando sobre as perguntas que demandam do participante uma nota.

Nós sempre fomos acostumados a responder perguntas que envolvem nota com algo entre 0 e 10. Mas para que consiga ter uma visão completa sobre a percepção do público em cada um dos itens do evento que quer avaliar, é importante reduzir esse volume de opções para notas entre 0 e 5.

Mas por que isso é importante? Justamente porque assim é muito mais simples identificar o que cada resposta representa para o evento. No caso, quem responde com uma nota 5, é um promotor do seu evento e adorou tudo que foi entregue durante o grande dia.

Já uma resposta 4 mostra que o evento foi bem avaliado, mas aconteceram alguns pontos que poderiam ser melhorados. A nota 3 ajuda a saber que a posição do participante é neutra, sem aprovar o evento mas também sem colocar que ele foi péssimo.

Da nota 2 para baixo, já é um indício de que a experiência não foi nada boa com o evento. Se o volume de opções fosse maior, fica muito mais complicado fazer essa divisão. Uma nota 6 ou 7 por exemplo, representa algo neutro, é uma nota boa ou já é algo ruim?

Com essa dúvida, fica claro que o modelo com nota até 5 funciona bem para as enquetes no pós-evento.

2. Peça avaliação dos itens mais importantes do seu evento

Entre os objetivos do evento, definidos ainda na fase de pré-evento, o que estava presente na sua lista de prioridades que pode ser avaliado através da enquete enviada para os participantes?

Se a ideia do evento era levar o máximo de conteúdo de qualidade para o público, peça para avaliarem a qualidade das palestras apresentadas. Já se o objetivo central era gerar networking entre todos os participantes, é importante ter um tópico sobre o assunto presente na sua enquete.

Mas lembre-se de ser sempre bem específico. Evite fazer muitas perguntas gerais, sem um foco específico.

3. Varie o estilo de respostas

Como vimos, as respostas com notas para determinadas perguntas da enquete é o melhor modelo de avaliação. Mas você não pode ter um único modelo de resposta para todas as perguntas.

Esse erro deixaria os participantes entrarem em um fluxo nada agradável nas respostas. Em determinado momento, os cliques nas notas seriam mais automáticos do que realmente pensados.

Por tudo isso, é fundamental que alterne também os estilos das respostas na enquete. Coloque opções diferentes como:

  • Respostas entre péssimo e ótimo;
  • Crie checklists para que o participante escolha qual dos itens foi o melhor para ele durante o evento;
  • Invista nas perguntas abertas.

Receber respostas abertas acaba quebrando a ideia de automatização desse processo na hora de analisar os resultados, mas é um item importante para entender, de forma clara, qual a visão de cada um sobre o evento.

4. Será que o participante indicará o evento para outras pessoas?

Para ter ainda mais certeza sobre o volume de contatos que estão com o perfil de divulgadores do evento, existe uma pergunta que precisa estar presente no seu modelo de enquete. É a pergunta de indicação.

Afinal, será que seu público que estava presente na última edição estaria disposto a divulgar seu evento para outras pessoas?

Quem está disposto a responder positivamente essa pergunta já mostra que pode ser de grande importância para atrair mais participantes na próxima edição.

Você pode utilizar inclusive essa resposta para gerar uma série de ações, com cupons de desconto exclusivos por exemplo, para mostrar o quanto a resposta fornecida teve impacto positivo para a organização do evento.

Modelo de enquete para eventos: 5 perguntas prontas que não podem faltar

Para deixar seu trabalho ainda mais fácil, preparamos também um modelo pré-definido de modelo de enquete para que possa se basear e já produzir o seu próprio modelo de enquete.

São 5 perguntas indispensáveis, que devem ser complementadas, mas já dão uma base e direcionamento do que pode seguir.

  1. Qual a nota geral que você dá para o evento como um todo? (nota de 1 a 5);
  2. O que mais chamou sua atenção no evento? (checklist de opções);
  3. Qual sua avaliação sobre o aplicativo do evento, principal canal de comunicação com o público? (nota de 0 a 5);
  4. Você indicaria o evento para outras pessoas? (Sim, Talvez ou Não);
  5. Qual ponto precisa melhorar para a próxima edição do evento? (resposta aberta).

Não exagere no volume de perguntas do modelo de enquete!

Para o seu modelo de enquete, as perguntas sempre devem ser relacionadas aos objetivos da organização do evento.

Se a ideia é captar informações, por exemplo, a respeito do conteúdo apresentado durante o evento, já que ele é considerado o carro chefe para atrair o maior volume de participantes, é importante fazer uma série de perguntas.

Mas lembre-se que quanto maior o número de perguntas, menor será as chances de todos responderem. Passar um tempo falando sobre o evento que já participou pode não ser tão atrativo para o público. Não esqueça dessa dica!

E então, gostou de saber qual o melhor caminho para fazer o seu modelo de enquete e adquirir o máximo de respostas possíveis no pós-evento? Então você precisa conhecer a melhor ferramenta para que a avaliação do seu evento seja a melhor possível: a plataforma mobLee!

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