imagem representando três telas do aplicativo da mega artesanal
Cases de Sucesso de eventos, Tecnologia em eventos | 4 minutos de leitura

Mega Artesanal: mais engajamento e geração de negócios no evento!

Quer saber tudo sobre a tecnologia utilizada no evento da Mega Artesanal para gerar ainda mais engajamento e negócios? Confira nesse post!


A Mega Artesanal é a maior e mais importante feira de artesanato da América Latina, reunindo os principais nomes da indústria e do varejo. Além disso, atrai um grande número de público, incluindo artesãos, empresários e comerciantes.

A feira utilizou a solução Engage da mobLee nas últimas três edições para facilitar a comunicação, aumentando ainda mais o engajamento entre participantes, expositores e organização. Além disso, o evento contou com a ajuda do aplicativo oficial para gerar ainda mais negócios e obteve resultados surpreendentes. Quer saber mais? Continue a leitura!

Objetivos do evento

O principal desafio da Mega Artesanal era encontrar um canal onde a equipe organizadora pudesse propiciar uma aproximação com os participantes, incentivando a interação e participação do público na agenda do evento.

A grade da nossa programação estava sempre em constante transformação, afinal, as atrações dependiam dos expositores e dos cursos que acontecem nos dias do evento. Como tudo era rápido demais, precisávamos de uma solução que nos proporcionasse agilidade e rapidez ao informar os participantes.

Ana Júlia Mazzotti

Gerente de Marketing da WR São Paulo

Motivações para implementar uma nova tecnologia

Na busca por ferramentas que pudessem auxiliar na contemplação do objetivo proposto, a organização do evento encontrou a solução desenvolvida pela mobLee e observou que essa poderia ser uma forma de alcançar os níveis de engajamento e interação desejados, servindo como guia para a programação do evento e notificações em tempo real. Desde então, há três anos a mobLee é a fornecedora oficial do aplicativo da Mega Artesanal.

imagem de três telas utilizadas do app no evento da mega artesanal

Imagem: autor.

Divulgação do aplicativo

Como um dos principais objetivos da Mega Artesanal era encontrar um meio onde pudesse colocar todas as informações em um único local e que todos os participantes ficassem por dentro das atividades que aconteciam no evento, a divulgação foi baseada em estratégias criadas pela organização.

O aplicativo de 2017 foi customizado com seis meses de antecedência, onde teve um acompanhamento do início ao fim. Logo após a sua publicação, a organização divulgou sobre o app em newsletter, emails, revistas, WhatsApp e redes sociais. Até mesmo em outros eventos da WR São Paulo o app foi divulgado!

Pelo público do evento ter o perfil de melhor idade, um dos medos da organização era que o aplicativo não tivesse uma boa taxa de downloads. Mas em pouco tempo, com a adoção de quase 10.000 pessoas, foi provado o contrário, superando as expectativas.

Ter o aplicativo foi o diferencial da Mega Artesanal. Nós da organização contamos com muito mais engajamento do público e expositores. Foi incrível!

Ana Júlia Mazzotti

Gerente de Marketing da WR São Paulo

Assim, antes mesmo do evento começar, muitos participantes já haviam sido informados sobre o aplicativo e seus benefícios.

Além da lista de participantes e da agenda do evento, outras soluções integram-se aos próprios recursos do aplicativo. É o caso das listas de expositores. Nela, cada expositor tinha sua própria página no aplicativo, podendo conter imagem, descrição e links externos.

Outro diferencial foi o mapa interativo da feira disponível no app. Ana Júlia commesmo traçar uma rota e facilitar a localização dentro do local do evento.

imagem do mapa utilizado no app

Imagem: o autor.

Redução de filas no credenciamento do evento

Logo no primeiro dia os corredores já estavam lotados. Afinal, todos queriam aproveitar tudo que a feira tinha para oferecer, como as oficinas gratuitas e a oportunidade de poder comprar matéria-prima direto dos principais fornecedores.

Mas grandes eventos trazem consigo uma das piores experiências: filas grandes. Ana Júlia, afirma que através do aplicativo foi possível fazer a divulgação das inscrição, agilizando a compra de ingresso online dentro do app e reduzindo as filas do evento.

Principais resultados

Aproximadamente 10.000 pessoas fizeram o download do aplicativo do evento, entre participantes, expositores e organizadores. A feira conseguiu alcançar seus objetivos e foi além da geração de novos negócios e oportunidades, proporcionando também, conhecimento aos participantes.

Imagem: retirada do relatório do aplicativo da mobLee.

Imagem: retirada do relatório do aplicativo da mobLee (Plataform).

Com o aplicativo como principal fonte de comunicação, uma das principais funcionalidades utilizadas pela organização foi timeline do evento que possibilitou o acompanhamento de notícias como um todo, desde a programação até possíveis ações de expositores. Por isso, a constante divulgação e a utilização do aplicativo, resultou em um evento com um nível de engajamento altíssimo e com ótimos resultados para os expositores e a organização da Mega Artesanal.

  • Total de postagens: 395;
  • Total de likes: 2.417;
  • Média de likes por post: 6,11;
  • Total de comentários: 308;
  • Média de comentários por post: 1,28.

Confira abaixo um resumo com os benefícios que o aplicativo oficial trouxe ao evento da Mega Artesanal:

  • Lista de palestrantes, expositores e palestrantes;
  • Timeline própria do evento;
  • Centralização de dados e informações;
  • Mais participação;
  • Gestão do app em tempo real;
  • Fortalecimento da cultura e valores da empresa;
  • Redução de filas;
  • Notificações in push;
  • Dados mais ágeis e eficazes.
Benefícios da utilização do app no evento

Imagem: autor.

Gostou do que leu? Quer mais inovação e tecnologia em seus eventos? Vem bater um papo com a gente! Só clicar:

Quero utilizar a tecnologia em meus eventos


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!