imagem de diversos materiais para eventos sendo criados
Divulgação de eventos | 4 minutos de leitura

Material para eventos: do logotipo à fachada

Logotipo, fachada do local, folheto, folders, ingressos. Confira quais são os principais materiais para eventos e como providenciar


Organizar um evento não é fácil. Mas além de todas as providências que você tem de tomar, como contratar palestrantes ou artistas, providenciar a alimentação, infraestrutura, segurança, licenças e vistorias, entre tantas outras, cuidar da identidade visual do evento é fundamental. Estamos falando sobre material para eventos.

Nessa postagem, separamos uma série de dicas de como conseguir providenciar o material para evento de uma forma ágil e com custo acessível: a concorrência criativa.

Como usar a concorrência criativa para criar material para evento

Reuniões e mais reuniões, briefing criativo, aprovações, refações, ajustes…

O processo criativo de design de materiais promocionais é bastante complexo e pode se tornar um entrave em sua agenda na hora de fazer seu evento.

Mas e se houvesse uma maneira e fazer tudo isso e criar a identidade visual de seu evento sem sequer sair de sua empresa, tudo online e contando com a colaboração não de um ou dois designers, mas de dezenas deles?

Nos sites de concorrência criativa você define um briefing para cada peça que precisa, já define o preço que quer pagar (isto é, o orçamento para identidade visual do evento não vai se tornar uma surpresa) e o prazo de entrega.

Geralmente, em 24 horas você já estará recebendo as primeiras propostas de arte e, até o final do projeto, deve receber algumas dezenas delas, para escolher a melhor, a vencedora da concorrência, e usar em seu evento.

Mas para que a criação do material para seu evento ocorra de uma forma adequada, vamos passar algumas dicas:

1- Comece pelo logo

É claro, não tem como você pedir para criar as demais peças de divulgação, como folhetos e folders, nem pensar no layout da entrada do evento, sem ter um logotipo.

Mesmo que seja um evento anual, normalmente se faz uma adaptação ao criar o logotipo, algo como acrescentar a número da edição ou o ano.

Se for um evento totalmente novo, pode ser que o logo seja inspirado no de sua empresa, isto é: é legal criar um logo especialmente para o evento, mas é interessante que ele tenha alguma referência na identidade visual da empresa promotora.

Por exemplo: O logo do Skol Beats é diferente do logo da cerveja Skol, mas seguem a mesma identidade visual.

2- Criando flyers, folhetos e folders

Existe uma diferença entre estes tipos de materiais: folder, flyer e folheto.

O folder é o mais nobre deles, em papel de maior gramatura e qualidade.

Existem diferente tipos de folder de propaganda, ele pode ter uma única dobra central ou mais de uma (tipo sanfona), ou mesmo várias lâminas de papel, formando um pequeno livro tipo brochura.

Normalmente é o mais completo e se destina a uma apresentação comercial para clientes especiais, detalhando todo o evento, cotas de patrocínio, regras de montagem de estandes e outros detalhes.

Já a impressão de flyers é bem mais barata, em papéis bem leves, com o objetivo de criar uma grande quantidade de unidades, que pode ser usada para panfletagem, na porta do evento, em pontos de venda de ingressos ou de grande circulação de pessoas com o perfil do seu público alvo.

Os folhetos são materiais intermediários entre os dois, mais próximos do flyer, e se destinam a dar uma quantidade maior de informações que o flyer, mas com um custo bem menor que o folder.

3- Criação da fachada do evento

A entrada do evento é um local que deve chamar a atenção do público e mostrar que vale a pena participar.

Além de uma entra ampla e que permite a circulação do público com facilidade, ao criar o design da fachada do evento é precisa levar em conta o logotipo e o perfil do público.

Assim, um evento acadêmico, por exemplo, uma convenção científica ou literária, terá uma fachada menos glamourosa e mais séria, diferente de uma convenção de vendas ou de uma feira comercial.

Shows e festivais, por outro lado, podem abusar das cores e das luzes, deixando as pessoas que estão na fila, aguardando para entrar, já no clima de festa.

4- Ingressos

Possivelmente serão usados ingressos virtuais, enviados por e-mail e que devem ser impressos pelos participantes do evento.

Mas isso não significa que não se deva dar a devida atenção à criação de uma bela arte para esses comprovantes que dão direito a entrar e se cadastrar no vento, sempre seguindo a identidade visual definida ao se criar o logo.


*Este post foi criado pela equipe da We Do Logos, a maior plataforma criativa da América Latina e uma das pioneiras no Brasil.



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