Paceiros apertando as mãos e fechando um acordo que é fundamental para investir em eventos próprios
Colunistas mobLee, Organização de eventos | 3 minutos de leitura

Por que vale a pena para as empresas investir em eventos próprios e externos?

Veja os motivos que mostram porque investir em eventos próprios é fundamental para o sucesso da sua empresa, além de investir nos externos.


Que toda empresa precisa se manter informada e atualizada das inovações do mercado, isso ninguém tem dúvidas. E a forma mais interessante de ter contato com essas mudanças e novas tecnologias é passando a investir em eventos próprios ou participando de eventos, onde se consegue reunir vários profissionais com experiências diferentes.

Não disse nada de novo, correto?

No entanto, o que vemos é uma considerável movimentação de várias empresas de diversos setores que estão passando a investir em eventos próprios e mantendo o foco nessa frente, trazendo para dentro da empresa a cultura dos eventos cada vez mais sofisticados, tecnológicos e com o foco na experiência do cliente.

E uma prova disso é que no primeiro semestre deste ano, o turismo de negócios no Brasil cresceu 14,7% em comparação com o mesmo intervalo de 2018, segundo informou a Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) ao G1.

Existem exemplos de empresas que tiveram sucesso ao investir em eventos próprios?

Se antes os eventos ficavam restritos a grandes instituições, organizações e associações, hoje qualquer empresa pode se tornar uma autoridade no seu segmento dentro mercado de eventos, o que abre um leque de opções e de vantagens para essas empresas.

Um dos exemplos mais significativos é o RD Summit, que acontece anualmente em Florianópolis, da empresa de marketing digital Resultados Digitais. O evento, que começou em 2013, hoje se tornou uma referência dentro do mercado de eventos, se transformando no maior evento de marketing e vendas da América Latina.

Isso trouxe para a RD:

  • Visibilidade,
  • Conteúdo,
  • Novas parcerias,
  • Novos negócios;
  • A transformou em referência de produto, serviço, inovação e eventos.

E olha que interessante: se cada empresa dentro do seu segmento se transforma em uma potência de compartilhamento de ideias, todo mundo ganha, principalmente o cliente!

Se investir em eventos próprios lhe traz vários benefícios, um deles são as novas parcerias em eventos externos. Do mesmo jeito que você vai precisar de parceiros para realizar seus próprios eventos, outros eventos vão buscar sua parceria. Isso impulsiona mais ainda sua reputação e a referência no mercado de eventos.

Entende como uma coisa leva a outra e que os benefícios são infinitos?

Fazer um evento demanda trabalho!

Mas aí, você pode me dizer: Ana, mas dá trabalho investir em eventos?

  • Meu amigo, tudo dá trabalho! Acordar cedo no frio, dá trabalho! Sair na chuva, dá trabalho! Vender, dá trabalho!

Entretanto, não deixamos de levantar cedo no frio, sair na chuva e bater as metas de vendas. Do mesmo jeito, investir em seus próprios eventos de algum modo vai exigir da equipe um pouco mais, mas os resultados com certeza são infinitamente maiores que as dificuldades.

E outra coisa: você vai aprendendo como planejar os eventos, vai entendendo o que funciona para seu segmento e o que não funciona. As parcerias vão agregando valor ao seu trabalho e você logo vai organizar os eventos de forma mais prática e ágil.

Baixe agora: Template de timeline da organização de eventos

Então, vale a pena investir em eventos próprios e externos, Ana?

Vale muito a pena! Por que o futuro das vendas vai passar pela experiência que os clientes têm com a marca, com o que a empresa oferece além do seu produto/serviço. É a chance de fazer a construção de relacionamento de valor, além do compartilhamento de ideias. E os clientes são participantes assíduos desta construção.

A empresa que acreditar que é “bobeira” investir em eventos próprios, vai ser engolida por outras empresas que estão já investindo e se destacando.

Agora, se você quer investir em eventos próprios, mas não se sente seguro ainda, comece investindo em eventos externos. Seja parceiro em outros eventos, chame sua equipe para participar de forma significativa e veja como as coisas acontecem.

Tenho certeza que você vai descobrir que os ganhos são infinitos mesmo sendo um parceiro e que essas parcerias poderão ser de grande valor no futuro.

Então, quando você se sentir seguro o suficiente para realizar seus eventos próprios e sua equipe também, tenho certeza que o melhor evento do seu segmento, será o seu. Vamos juntos?

Um grande abraço!!

banner convidando para baixar o manual do primeiro evento

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!