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Divulgação de eventos, Tendências em eventos | 7 minutos de leitura

Instagram para eventos: como usar a rede social na sua estratégia de divulgação

Descubra como engajar seus participantes e utilizar da melhor forma o Instagram para eventos


O brasileiro tem passado cada vez mais tempo conectado à internet. Segundo o IBGE, 63,6% dos lares possuem internet e em 94,8% dessas casas, há celulares sendo utilizados para conectar-se à rede. Diante de tanto público em potencial, usar o Instagram para eventos é uma estratégia promissora.

Desses acessos, grande parte tem relação direta com a navegação em redes sociais. Por isso, as empresas têm buscado usar esse ambiente com o objetivo de se conectar melhor aos clientes — seja gerando mais diálogo e interação com a marca, seja atendendo a pedidos e reclamações.

Imagem de LM - divulgar evento-100

O Instagram é a quinta maior rede social no Brasil, ficando atrás apenas de Facebook, WhatsApp, Messenger e YouTube, nessa ordem.

Com tamanha importância, ele tem sido explorado a fundo por diversas empresas — especialmente com as mudanças que têm possibilitado cada vez mais o seu uso mercadológico, como o Stories.

Utilizá-lo para divulgação pode ajudar na promoção e no engajamento do público. Por isso, separamos algumas dicas e informações para que você saiba como utilizar o Instagram para eventos e tirar o melhor proveito disso. Confira!

A rede social das mais utilizadas no país

O Instagram conta com 50 milhões de usuários somente no Brasil. O seu modelo simples e intuitivo contribuiu muito para que ganhasse tanta popularidade, já que é fácil de utilizar e agrada tanto a usuários experientes quanto a novatos.

Sendo a comunicação online, hoje, tão importante, o Instagram também figura entre as redes sociais mais utilizadas nos planejamentos de marketing digital — e o mercado de eventos não ficou de fora dessa tendência.

Por isso, não é à toa que ele acabou se tornando também a rede social queridinha do mercado publicitário. Hoje, o marketing digital é fundamental para quase toda campanha ter sucesso e — salvo raríssimos casos em que ele não seja muito adequado — o Instagram nunca fica de fora das estratégias.

Lá você encontra o ambiente perfeito para a prática de uma boa gestão de comunidade e engajamento dos seguidores e participantes do evento. Segundo o Content Trends 2016, o número de empresas que aderiram ao Instagram saltou de 42% para 47,9%, indicando que as empresas estão cada vez mais atentas ao ambiente virtual.

Você não vai fazer diferente, certo?

O Instagram para eventos

O Instagram é o lugar perfeito para você demonstrar com imagens e vídeos tudo o que está acontecendo no seu evento ou que aconteceu em eventos passados. Por ser uma rede social voltada para postagens de fotos e vídeos, as taxas de engajamento nas publicações são sempre bem interessantes.

Essa característica é fundamental para promover o seu evento, captando mais participantes e contribuindo para que eles se engajem mais com o acontecimento.

Mas, para que você consiga obter bons resultados usando o Instagram para eventos, é preciso estar atento a algumas dicas que vamos passar:

1. Publique fotos e vídeos com boa qualidade

Essencialmente, o Instagram é uma rede social em que a imagem é o principal — foto ou vídeo. Portanto, você precisa fazer as suas postagens com uma qualidade bem elevada para atrair o público dessa plataforma — seja em uma publicação no feed de notícias, seja em um vídeo no Stories.

Saber mais sobre publicidade em aplicativos para eventos

Procure contratar profissionais para realizarem as fotografias e filmagens dos eventos. O profissionalismo faz toda a diferença no impacto que as imagens vão causar no público, comprovando que o investimento vale a pena.

É possível, ainda, investir em transmissões ao vivo, que podem ser facilmente feitas pelo app. Para esse tipo de conteúdo, deve-se tomar alguns cuidados:

  • utilize um celular com câmera de boa qualidade;
  • posicione-se de forma que o som possa ser captado com qualidade e que as luzes não atrapalhem a filmagem;
  • use um tripé (ou qualquer outro tipo de apoio) para evitar imagens tremidas;
  • utilize uma rede de internet exclusiva, com quantidade de banda adequada, para fazer a transmissão;
  • não se esqueça de ter um carregador com extensão ou baterias sobressalentes para não interromper o seu streaming no meio.

2. Use hashtags

Outro dica importante ao usar o Instagram para eventos é o uso das hashtags. Elas são fundamentais nessa rede social, já que ajudam a classificar o conteúdo e aparecem nas pesquisas de quem as procura.

Mas tome cuidado para não abusar da quantidade — além de ser esteticamente ruim, essa atitude pode fazer com que você fuja do conceito original da sua postagem.

O ideal é criar ao menos uma hashtag oficial — que pode ser o nome, o slogan ou qualquer outra coisa relacionada ao evento —, divulgá-la e incentivar o seu uso.

Para isso, você pode transmitir, ao longo do evento, algumas postagens dos participantes que a utilizaram. Não tenha dúvidas de que você verá o engajamento crescer com essa simples ação.

3. Prepare postagens interessantes

Postar qualquer coisa não é suficiente. E, apesar de ser uma rede social voltada para o visual, o público não espera apenas imagens de alta qualidade — o conteúdo delas também é importante.

Para não errar, faça um bom planejamento de mídias sociais, definindo quais serão os temas das postagens na estratégia do Instagram para eventos ao longo do(s) dia(s).

Assim, você saberá exatamente quais fotos e vídeos capturar e com que texto publicar — garantindo, dessa maneira, a coesão entre as suas postagens.

4. Construa um relacionamento com os seus seguidores e gere expectativa

O objetivo de usar uma rede tão popular como o Instagram para eventos é criar um relacionamento com a audiência.

Faça perguntas, peça a opinião, incentive uma ação a ser tomada por eles. Com isso, eles se sentirão mobilizados e parte do evento. Aproveite os recursos Enquete e Perguntas do Stories para fazer pequenas pesquisas ou para ter um termômetro do andamento do evento até aquele momento.

Sempre responda aos comentários, tire dúvidas e interaja com eles. Essa atitude será bem-vista pelo público e o boca a boca positivo sobre a sua empresa se espalhará gradativamente.

Além disso, tente gerar expectativas, faça com que eles esperem ansiosamente por suas novas postagens. Isso pode ser feito com pequenos teasers — como fotos da montagem, pré-produção e organização do evento — e tentando sempre criar interações com o público.

5. Publique com frequência

Em toda rede social, você precisa postar com certa frequência. Além de ajudar a não ser esquecido pelos seus seguidores, isso ainda contribui para manter o seu alcance orgânico — podendo reduzir os custos com anúncios pagos.

Ao escolher o Instagram para eventos, lembre-se que no dia do evento a demanda de postagens de conteúdo será alta. Para evitar um overposting desnecessário, vale reforçar aqui ao item 3: planeje os conteúdos. Assim, você vai frear a empolgação e fazer uma divulgação objetiva e completa.

6. Seja criativo

O Instagram atualiza constantemente o seu aplicativo e, nas últimas versões, foram trazidos novos recursos para rivalizar com outros apps de imagens: os filtros interativos e o Instagram Stories.

Portanto, agora há mais espaços para que você possa investir na criatividade e chamar a atenção. O Stories, em particular, é uma ótima ferramenta para captar a opinião do público durante o evento, o que pode ser útil para fazer ajustes na produção, quando necessário.

7. Utilize os anúncios

Outro recurso que pode ser usado no Instagram para eventos são os anúncios. Os anúncios pagos serão de grande importância para o seu evento, já que eles vão impulsionar as suas postagens, aumentando o alcance. Com isso, mais pessoas serão impactadas.

Consequentemente, você terá um público maior e mais engajado. Portanto, invista em publicidade tanto no pré-evento quanto durante o acontecimento.

Deu para perceber que essa é uma daquelas redes sociais que veio para ficar, não é mesmo? Então, não deixe de utilizar o Instagram para eventos e veja o engajamento com o seu público crescer!

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