Uma parte fundamental de qualquer evento é a venda de ingressos. Afinal, é com essa frente de ação que os organizadores conseguem garantir a participação do público no grande dia. Mas quando pensamos de forma prática, qual será o tipo de ingresso ideal que o participante precisa para facilitar sua entrada no evento?
Pensar no tipo de ingresso ideal é fundamental para facilitar a parte de credenciamento ou check-in no evento. O credenciamento do evento determina privilégios de acesso ao local, identificação e verificação precisas, além de limitar a entrada no local apenas para quem garantiu seu acesso ou até por razões de capacidade.
Planejar o processamento dessa etapa no dia do evento é uma parte importante da recepção dos participantes. Por isso, existe uma série de fatores que desempenham um papel fundamental para determinar qual a melhor solução para o processamento rápido dos credenciados, mantendo o máximo de eficiência. Veja alguns deles:
- planejamento de espaço;
- sistemas de filas;
- estações de trabalho do computador para emissão dos crachás para o evento;
- áreas de espera e sinalização.
Então confira o conteúdo completo que produzimos sobre a escolha do ingresso ideal para os participantes do seu evento, passando desde o momento de entender melhor a importância dessa escolha para o credenciamento até os tipos que pode utilizar na prática.
Como acontece o processo de credenciamento?
O processo de credenciamento fornece a todos os participantes do evento, seja o público que adquiriu seu ingresso, a mídia que fará a cobertura ou os convidados, as credenciais oficiais do evento.
Desde o momento em que solicitam o seu ingresso para o credenciamento, até o momento em que o apresentam no evento, o processo escolhido pela equipe de organização tem uma influência significativa em como os participantes julgarão o profissionalismo e a conduta do evento como um todo.
Os processos de credenciamento também pode ser usado para ajudar na triagem de segurança de funcionários, voluntários, contratados e outras partes que exigem acesso ao local.
Os principais fatores que determinam a qualidade dos sistemas de credenciamento para grandes eventos são:
- Capacidade de identificação e triagem;
- Segurança das informações;
- Velocidade de leitura e impressão das credenciais;
- Controle preciso de acesso;
- Ambientes de trabalho eficaz.
3 tipos de ingresso ideal que pode entregar ao seu público
Dependendo do tipo e característica do evento, você pode ter uma série de opções para entregar os ingressos para os seus participantes.
Mas pensando no tipo de ingresso ideal, veja agora os principais modelos que pode escolher para o seu público.
1. Ingresso impresso
Para eventos que contam com pontos de venda físico, ainda são utilizados os ingressos impressos. É através da apresentação deles que os participantes podem comprovar sua participação no dia do evento, durante o credenciamento.
Mas pensando nessa etapa de credenciamento, é fundamental que utilize modelos impressos que contem com algum tipo de identificação por leitura.
Um exemplo é o uso do código de barra. Assim, após o evento, é possível analisar a sequência de códigos e identificar qual o ponto de venda que trouxe mais resultado em número de inscritos.
2. Ingresso via código de barra no email
Para facilitar a vida dos participantes, a grande maioria das plataformas de venda de ingresso online oferece o ingresso via código de barra no email.
Mas por que esse pode ser considerado um tipo de ingresso ideal para eventos? Na prática, a organização oferece muito mais facilidade e benefícios para os participantes:
- Basta apresentar o ingresso recebido com o próprio smartphone para confirmar a presença no evento;
- Não há risco de esquecer o ingresso, já que fica salvo no endereço de email;
- Há economia de papel, já que não é necessário fazer algum tipo de impressão do ingresso.
3. Ingresso via QR Code
Para agilizar o check-in, você pode acelerar o processo no evento usando QR Code nos bilhetes impressos em papel ou nos eletrônicos. Assim, cada participante possui um código exclusivo, para que você possa rastrear facilmente quem chegou.
Além disso, esse é o principal modelo quando falamos em impedir a fraude de ingressos. Afinal, cada leitura de código confirma a entrada no evento e evita a duplicação de registro.
Para criar um QR Code para fazer check-in de participantes, use um software de emissão de ingressos que já oferece essa funcionalidade. Assim, quando as pessoas se registram no seu evento, um código no modelo QR já será gerado instantaneamente junto do ingresso.
Em seguida, no dia do evento, você pode usar um leitor para fazer o credenciamento usando o QR Code.
O que a operação de credenciamento precisa ter para ser um sucesso?
Com o modelo de ingresso ideal já definido, é preciso contar com um processo rápido de liberação de acesso no dia do evento. Dessa forma, você já vai facilitar e muito a vida de todos que ficarem responsáveis pela parte de credenciamento no evento.
Mas além disso, o que mais é preciso ter para comprovadamente criar uma operação de credenciamento de sucesso?
Um sistema bem-sucedido funcionará bem se cumprir com 5 frentes principais:
- Coleta e armazenamento de informações pessoais sobre cada credenciado;
- Liberação do acesso e de privilégios adequados a todos os participantes;
- Gerar relatórios de controle, gerenciamento e autorização para facilitar os critérios de pesquisa;
- Gerar correspondência personalizada para grupos ou indivíduos;
- Produzir credenciais que exibam as informações personalizadas certas.
Você também deve usar bancos de dados para fornecer, no pós-evento, uma análise detalhada das informações dos participantes para uma variedade de usos, incluindo controle e marketing.
Mas lembre-se que o credenciamento também deve ser claro e conciso. Todos os profissionais que ficarem a cargo dessa etapa precisam conhecer todas as informações necessárias para que a segurança possa identificar facilmente os direitos de acesso de cada inscrito.
Agora que você já sabe como escolher o ingresso ideal e qual a sua importância para o evento, veja os detalhes de como funciona o Register, a sua plataforma de venda de ingresso online que vai facilitar a vida dos seus participantes!
Um profissional das palavras amante de Tecnologia, Internet, Marketing de Conteúdo e tudo que envolve o mercado de eventos. Produzindo conteúdos para educar o mercado com base na experiência dos eventos que participo ao longo dos anos, como feiras, congressos e eventos corporativos.