imagem de um organizador de eventos aplicando Growth Hacking em seu planejamento e organização
Gestão de eventos, Organização de eventos | 6 minutos de leitura

Como aplicar o Growth Hacking em meus eventos?

Pronto para pensar fora da caixa e aplicar o Growth Hacking em seus eventos?


Em algum momento da carreira, possivelmente ouvimos a máxima “se você só fizer o que sempre fez, nunca terá nada além do que já recebeu“. Infelizmente, essa é uma verdade cruel do mundo dos eventos. Por isso, quando o objetivo é alcançar um resultado extraordinário ou promover um crescimento significativo, é necessário pensar fora da caixa e aplicar o Growth Hacking em seus eventos

Mas você sabe o significado desse termo e como aplicá-lo aos seus eventos para atrair participantes, promover engajamento e alcançar seus objetivos? Pois é sobre esse tema que vamos falar neste post. Acompanhe!

O que é Growth Hacking?

Growth Hacking ou simplesmente GH foi um termo que surgiu para definir uma abordagem de marketing orientada a experimentos. Ela busca encontrar brechas ou oportunidades para o sucesso (hacks) e criar estratégias inovadoras para alcançar o rápido crescimento (growth) da empresa.

Na prática, é como se o GH buscasse atalhos inovadores, que combinam marketing e engenharia. Um growth hacker (profissional que trabalha com esse conceito) analisa as soluções tradicionais e pensa: “e se nós pegarmos essa estratégia que usávamos e fizermos deste outro jeito?” ou cria algo totalmente novo.

O conceito surgiu no Vale do Silício e dá nome ao modelo de estratégia usado por muitas startups dessa região. Elas replicaram o método criado por Sean Ellis para promover um crescimento explosivo na virada dos anos 00 até os 10.

Como usar o GH em eventos?

Depois de conhecer a origem do GH, é possível que você esteja se perguntando como é possível utilizá-lo para melhorar a divulgação dos seus eventos, atraindo e engajando mais participantes. Então, vamos lá!

Crie um conteúdo irresistível e aderente

A ideia aqui é criar um conteúdo tão relevante, surpreendente e irresistível que chame a atenção do seu público-alvo e definitivamente arraste-o até o website do seu evento, onde a “mágica” deve acontecer.

Como é nesse espaço virtual que o participante será fisgado, o website precisa ser atrativo, informativo e muito bem projetado. Vídeos, imagens, infográficos e storytelling devem ser combinados de forma cativante, gerando um verdadeiro buzz sobre seu evento e potencializando sua viralidade.

Todo o processo de inscrição deve ser simples e promover uma experiência tão incrível que o inscrito se sinta compelido a compartilhar e recomendar o evento, ampliando seu alcance.

Aposte nas estratégias de SEO

Porém, para que esse website incrível consiga impressionar os participantes, angariar adesão e gerar compartilhamentos, ele precisa primeiro ser encontrado por pessoas interessadas no tema.

Para isso é fundamental que ele ocupe as primeiras posições na busca do Google, e alcançar esse objetivo exige o uso de táticas específicas — as já conhecidas estratégias de SEO.

Aprenda a melhorar seu rankeamento no Google

O start para um bom SEO é realmente criar um conteúdo extraordinário e relevante — o que você já fez no primeiro passo. Porém, é preciso adicionar alguns cuidados: escolher a palavra-chave mais promissora, usá-la de forma adequada no conteúdo e meta tags, criar oportunidades de compartilhamento e caprichar nos backlinks.

O ideal é recorrer a profissionais especializados para maximizar o SEO da sua página. Você vai descobrir como o domínio dessas técnicas pode gerar resultados surpreendentes e otimizar o seu investimento.

Recorra ao e-mail marketing

As redes sociais são essenciais para criar um buzz em torno do seu evento. Apesar disso, quando se fala em potencial de captação e conversão, os resultados do e-mail marketing continuam imbatíveis.

Em primeiro lugar, é muito mais difícil um usuário ignorar um e-mail do que uma publicação impessoal postada nas redes sociais. Mais da metade dos usuários leem a maioria das mensagens recebidas por correio eletrônico.

Outras estatísticas mostram que é 5 vezes mais provável que o seu público preste atenção à sua mensagem enviada por e-mail do que se ela for simplesmente publicada nas redes sociais.

Para se ter uma ideia, o e-mail é 40 vezes mais efetivo na aquisição de novos participantes que as redes sociais. Quando se fala em compras como resultado direto de uma mensagem de marketing, ele apresenta a maior taxa de conversão, chegando a 69%.

Além disso, as estatísticas mostram que um visitante que chegou ao seu site devido a uma mensagem recebida por e-mail tem uma probabilidade 3 vezes maior de compartilhar o conteúdo da sua empresa nas redes sociais.

Portanto, o e-mail marketing cria um ciclo de captação – conversão – divulgação que pode ser extremamente significativo para o sucesso do seu evento.

Engaje com as redes sociais

No entanto, todas essas estatísticas não significam que você deva apostar todas as suas fichas no e-mail marketing. É importantíssimo combiná-lo com o uso das redes sociais, por uma série de motivos.

Em primeiro lugar, as redes sociais vão criar um buzz em torno do seu evento. Isso significa que as pessoas vão falar sobre ele, tecer comentários, marcar seus amigos e outras ações típicas desses canais.

Mas o mais importante sobre as redes sociais é que elas criam um relacionamento e, consequentemente, o engajamento. Você pode elaborar um planejamento de conteúdo e uma programação de divulgação que faça os seus inscritos aguardarem ansiosamente o seu evento — e compartilharem essa expectativa com seus contatos.

Torne a inscrição memorável

Não vamos nos estender nesse ponto por considerarmos um aspecto básico, mas definitivamente o seu público precisa conseguir fazer todo o processo de inscrições pela internet.

A compra do ingresso deve ser extremamente fácil para evitar qualquer tipo de desistência por falta de tempo ou impossibilidade de deslocamento.

Porém, não é porque a inscrição foi feita por um site que ela precisa ser sem graça. Sua empresa pode preparar um kit incrível, com itens pertinentes ao seu público-alvo e enviá-lo em domicílio.

Saber mais sobre inscrições em eventos

Isso pode fazer da abertura da caixa uma experiência memorável, praticamente como um unboxing de um produto extremamente aguardado. A sensação vai criar expectativa e engajamento, além de incentivar novos compartilhamentos.

Concentre os holofotes no grande dia

Durante o próprio evento é preciso concentrar esforços para fazer com que ele se torne “o acontecimento”. Determine alguém para lidar com a mídia social ao longo de toda a programação e incentive a interatividade por meio de hashtags.

Você pode usar um mural interativo que destaque os posts publicados no Twitter ou Instagram usando a hashtag durante o evento. Essa é uma maneira de valorizar esse tipo de participação.

Durante a abertura e entre as diferentes partes, incentive-os a usarem a hashtag para publicar conteúdo no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram. Isso também faz com que as pessoas que ficaram de fora acompanhem todo esse alvoroço e lamentem não terem participado — o que é uma motivação para inscrição no próximo evento.

Além disso, contrate um fotógrafo e um cinegrafista para registrar e divulgue a participação das pessoas. Apele para a necessidade de reconhecimento social publicando as fotos no Facebook e marcando os participantes conhecidos.

Isso vai fazer com que as imagens apareçam nos perfis pessoais deles e na timeline dos seus contatos, gerando muitos cliques, curtidas e, principalmente, atraindo novos prospects.

Entendeu como é possível aplicar o Growth Hacking para despertar interesse no seu evento e conseguir engajamento do seu público? Gostou das sugestões? Então compartilhe o post em suas redes sociais, marque seus contatos e desafie-os a contribuir com novas ideias!


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!